lea
Photos

News

Biografia

Lea Michele nasceu na cidade americana de Nova Iorque e foi criada em Tenafly, uma cidade do estado de Nova Jersey. Filha única de Edith Sarfati, uma enfermeira, e Jonas Marc Sarfati, dono de uma mercearia. Sua mãe é descendente de católicos italianos e o pai é descendente de judeus espanhóis. Estudou até completar o ensino médio e depois abriu mão da vaga na Tisch School of the Arts, da Universidade de Nova York, para apostar na carreira. Passou também uma parte de seu período escolar estudando em Toronto, no Canadá, durante o período em que esteve no musical “Ragtime”, e recebia aulas em casa.

• VIDA PROFISSIONAL:
Lea passou sua infância e adolescência participando de musicais da Broadway, começando nos anos noventa, quando tinha 8 anos, como parte do elenco original do musical Les Misérables, no qual interpretou a personagem Cosette, quando ainda na infância. Lea ainda apareceu em inúmeros outros musicais como “Ragtime” e “Fiddler on the Roof” e conquistou o papel principal de Wendla Bergman, personagem que interpretou durante dois anos, no musical vencedor do Tony Awards de 2007, Spring Awakening, pelo qual ela foi nomeada ao prêmio Drama Desk Award de Melhor Atriz em um Musical. Ela também interpretou o papel da judia Anne Frank, numa produção teatral regional sobre “O Diário de Anne Frank”.

Lea também teve o papel de “Eponine” no star-studded produção de “Les Miserables” no Hollywood Bowl. Além disso, realizou concertos a solo para plateias lotadas no Feinstein no Loews Regency, em Nova Iorque, e no Cabaret Upright, em Los Angeles.

• TELEVISÃO:
Após sair de Spring Awakening, Lea Michele deixou Nova York e foi tentar a sorte em Los Angeles. Mas não foi fácil para ela entrar no seleto grupo de Hollywood. Ela fez alguns testes para programas de TV, inclusive os musicais da Disney, mas foi rejeitada em todos, porque, segundo Lea, diziam que a aparência dela “era muito étnica” e ela “não era bonita o suficiente” para a TV.

Em 2008, porém, Sarfati recebeu a chance de tentar entrar em uma nova série musical, chamada Glee, que seria produzida pela emissora Fox, como a personagem principal Rachel Berry, por que Ryan Murphy (o diretor da serie) havia visto ela em Spreaking Awakening e a convidado para fazer o teste. Lea, então, conseguiu o papel de Rachel, uma jovem muito talentosa, porém com problemas de popularidade, devido a sua personalidade forte e determinada a ser, custe o que custar, uma grande estrela da Broadway, que se candidata a participar do clube do coral de sua escola, interpretando versões de músicas de artistas famosos, como Queen, Madonna, Britney Spears, Beyoncé, Barbra Streisand, Celine Dion e Liza Minelli, dentre tantos outros. Glee teve sua estreia em 2009 e ganhou fãs do mundo inteiro, sendo hoje a série de maior sucesso nos EUA. Seus seguidores são tão fiéis que receberam até um nome como identificação, são os “Gleeks”.

Foi interpretando a candidata Rachel Berry, que Lea conheceu a fama mundial, além de receber diversas indicações para alguns dos principais eventos que premiam atores, atrizes e séries, como o Globo de Ouro, o Emmy Awards e o SAG Awards, e também de músicas como o Grammy Awards. Esses eventos fizeram Lea Michele se destacar não apenas por sua atuação, e por sua voz, mas também no mundo da moda. Os vestidos usados no tapete vermelho renderam a Lea a entrada na lista das famosas mais bem vestidas de 2010.
Ainda na televisão, antes de entrar em Glee, Lea fez participação em Third Watch e Guiding Light.

• CINEMA:
Atualmente, ela continua a interpretar a personagem Hester em Scream Queens, e fez sua estreia no cinema na continuação do filme Idas e Vindas do Amor, chamado New Year’s Eve (no Brasil, Noite de Ano Novo), que estreou nos cinemas no final de 2011. Lea também irá emprestar sua voz para a animação Legends of Oz: Dorothy’s Return, na qual terá o papel da protagonista Dorothy Gale.

• MÚSICA E VIDA PESSOAL:
Lea lançou o seu primeiro CD solo, “Louder”, tendo como faixas “Cannonball”, “Louder”, “Battlefield”, “What is Love?”, “On My Way”, “Empty Handed”, “Burn With You”, “Thousand Needles”, “Cue the Rain”, “Don’t Let Go” “If You Say So” e “You’re Mine”. “If You Say So” e “You’re Mine” são as músicas que foram dedicadas ao Cory, seu namorado falecido em 13 de julho de 2013, vítima de uma combinação letal de álcool e heroína. A versão Deluxe do álbum ainda conta com duas faixas extras intituladas “The Bells” e “Gone Tonight”. O álbum também teve uma versão lançada somente no Japão, onde foi acrescentada a música “To Find You. Atualmente, encontra-se em gravação do seu segundo CD, não intitulado ainda.

Lea Michele se apresentou duas vezes durante o Tony Awards, uma vez com o elenco de “Spring Awakening”, em 2007, e outra vez em 2010, quando cantou sozinha a música “Don’t Rain On My Parade”, de Barbra Streisand, após o sucesso que a mesma teve dentro da série Glee, cantada pela própria personagem de Lea, Rachel Berry. Na final do Superbowl de 2011, Lea foi uma das atrações do pré show, e cantou a música “America the Beautiful”, no qual também participaram Christina Aguilera e, posteriormente, durante o intervalo, o grupo Black Eyed Peas.

O sucesso de Lea Michele não parou por aí, ela também foi escolhida pela revista americana Times Magazine como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo no ano de 2010. Pelo famoso site E! Online, ela ficou em 7º lugar dentre as celebridades do ano. Além disso, a Billboard, que é uma revista conhecida como a “bíblia da música”, criou um prêmio especialmente para Lea, o Triple Threat Award, o qual reconhece as múltiplas habilidades de um artista (ou seja a atuação, o canto e a dança), sendo ela, portanto, a primeira pessoa a receber esse prêmio, durante o evento Womem In Music.

Sarfati também é conhecida por suas campanhas em favor dos animais. Ela é convictamente adepta ao veganismo e, ao lado do PETA, um orgão de defesa dos animais, lançou, em 2011, uma campanha pelo fim do uso das carruagens puxadas por cavalos em Nova York, sua cidade natal. Segundo a campanha, o trânsito é um lugar perigoso para os cavalos, os quais ficam expostos à poluição, frio, calor, etc., sem obter muito tempo para descanso.

Por esse e outros trabalhos com o PETA, recebeu diversas homenagens, como no Variety’s Power of Women Luncheon. Foi escolhida, pela revista Glamour, uma das mulheres do ano de 2011. Foi uma das pessoas a prestar homenagens a Barbra Streisand, como parte das festividades do Grammy de 2011. Para completar, mais da metade das músicas do Top 100 de músicas mais vendidas do Glee, pelo iTunes, tem Lea Michele como solista ou voz principal.

Também em 2012, Lea conseguiu alguns contratos publicitários de destaque. Tornou-se a nova garota propaganda da famosa marca de comésticos L’Oréal Paris, assim como também é a imagem da marca de roupas e acessórios Candie’s.

Em 13 de julho de 2013, Vancouver, Canadá, Cory Monteith colega de elenco e namorado de Lea foi encontrado morto no quarto de hotel em que estava hospedado. A atriz ficou devastada e permaneceu isolada por semanas. Porém, no dia 11 de agosto Lea Michele fez sua primeira aparição pública no palco do Teen Choice Awards 2013, no qual recebeu o prêmio de Melhor atriz de série de comédia. Lea fez um discurso emocionado e dedicou seu prêmio para Cory: “Eu prometo que, com o amor de vocês, nós vamos passar por isso juntos”, disse ela à plateia. “Ele era muito especial para mim e também para o mundo, e nós tivemos muita sorte de testemunhar o seu talento incrível, seu sorriso bonito e seu lindo, lindo coração. Então, se você o conhecia pessoalmente, ou apenas como o Finn Hudson, Cory se tornou uma parte de todos os nossos corações, e é aí que ele vai ficar para sempre”.

Atualmente Lea está namorando o modelo Matthew Paetz.

Fonte: leamichele.com.br