keshas
keshas

News

Biografia

Kesha Rose Sebert (1 de março de 1987) nasceu no sul dos Estados Unidos. Desde muito jovem, Kesha já possuía vínculo com a música e potencial para a arte, e com o passar do tempo e dificuldades, mas muita determinação, ela foi conquistando mais espaço, criando, fazendo composições, vocais de apoio para outros artistas, participação em videoclipes, até começar a escrever sucessos para outras estrelas da música.
Hoje, a loira que conhecemos como Ke$ha, além de ser cantora, compositora, instrumentista, empresária e designer, também possui a responsabilidade social de ser a primeira Embaixadora Mundial da Sociedade Humanitária Internacional pela HSI (Humane Society International).

Ke$ha é uma personalidade com muitos talentos e com brilho próprio, além de mostrar que sabe explorar sua liberdade artística, ao mesmo tempo em que está comprometida em unir energia positiva, com autenticidade e atitude em seus trabalhos. Prova disso são seus êxitos como: “TiK ToK”, “Your Love Is My Drug”, “We R Who We R” e o mais recente “Die Young”.

Ke$ha é filha do meio da cantora e compositora Pebe Sebert. Em uma entrevista para o site Wirtualna Polska, Kesha revelou que têm ascendência polonesa por parte de mãe. Quando Kesha ainda era um bebê, Pebe, muitas vezes teve que cuidar dela no palco, durante seus shows. Em 1991, com pouco mais de quatro anos, Kesha e sua família mudaram-se para Nashville, Tennessee, onde ela viveu até atingir a maioridade.

Pebe levava frequentemente Kesha e seus irmãos, Lagan (mais velho) e Louie (mais novo), as suas gravações em estúdio, e sempre incentivava Kesha a cantar, assim que percebeu que a filha tinha talento vocal. Na infância e adolescência ela ouvia Kansas, Dolly Parton, Johnny Cash, Beastie Boys, Iggy Pop, Bod Dylan, Queen, Led Zeppellin e Madonna, o que de fato influenciou, mais tarde, no gênero musical de sua carreira.

Kesha disse que nunca se encaixou na escola em que estudava, Brentwood High School, que ela chamou de “Biblie Belt”, explicando que seu senso de se vestir pouco convencional, incluindo calças aveludadas feitas em casa e cabelo roxo, não a valorizaram perante aos outros alunos. Ela tocava trompete na banda da escola, e mais tarde saxofone, e se descreveu em uma entrevista à NPR como uma aluna aplicada. Além de aprender a compor, sua mãe a ensinou a escrever músicas, e muitas vezes compunham juntas, quando Kesha voltava da escola

Kesha e Pebe escreveram “Stephen”, quando ela tinha 16 anos. Logo após, ela conseguiu contato com David Gamson, produtor que admirava muito, que aceitou produzir a canção. Uma das várias demos que Kesha gravou chegou nas mãos de Samantha Cox, diretora sênior de relações da BMI. Depois de conhecer Kesha, Samantha enviou algumas das faixas demos para Dr. Luke e Max Martin, que ficaram impressionados. Ela abandonou a escola aos 17 anos, após ser convencida por eles que deveria voltar a sua cidade natal, Los Angeles, e prosseguir com a carreira musical. Mesmo assim ela conseguiu se formar, por intermédio do GED.

Em 2005, aos 18 anos, Kesha assinou com a gravadora de Dr. Luke, a Kemosabe Entertainment, e sua editora musical, a Prescription Songs. Em seguida, assinou com a empresa de gestão do empresário David Sonenberg, a DAS Communications Inc., em 2006. Nesse período ela e Luke dificilmente interagiam. A DAS foi incumbida de obter um contrato com uma grande gravadora para Kesha no período de um ano em troca de 20% da renda que fosse gerada, e ela ganhou a opção de terminar o acordo se a empresa falhasse.
Durante dois anos Kesha se preparou para entrar no cenário musical, e enquanto o sucesso não chegava ela fazia músicas para trilha de programas como My Super Sweet 16 e The Hills. Também co-escreveu a canção “This Love” para as The Veronicas, fez backing vocal para Britney Spears e Paris Hilton e escreveu a canção “The Time of Our Lives” para Miley Cyrus e “Disgusting” para Miranda Cosgrove. Sem deixar de promover sua carreira em estúdio, Kesha ganhava a vida como garçonete. Ela adotou o símbolo do dólar em seu nome enquanto lutava para sobreviver. Foi um gesto irônico.

No ano de 2008, Kesha fez uma ponta no vídeo de “I Kissed A Girl”, single de sua amiga Katy Perry. A DAS logo atraiu a atenção de Kara DioGuardi, que queria contratar Kesha para a Warner Bros Records, mas não deu certo. Em Setembro, ela terminou seu contrato com a DAS, voltando com Dr. Luke. Kesha ganhou exposição na mídia no início de 2009, depois de aparecer na canção do rapper Florida, “Right Round”, que foi sucesso mundial.

A colaboração aconteceu por acaso. Ela estava na sessão de gravação da música com Flo Rida e Dr. Luke. Flo Rida queria uma voz feminina para a canção e Luke, então, sugeriu Kesha. Flo Rida gostou tanto do resultado final que eles fizeram mais duas faixas. No entanto, Kesha não foi creditada no lançamento americano da canção e por isso não ganhou dinheiro pelo trabalho. Ela também se recusou a aparecer no vídeo, explicando a revista Esquire que queria usar seu próprio nome, e nos seus próprios termos.

Logo depois, Kesha assinou contrato para gravar vários álbuns com a RCA Records através do selo de Dr. Luke. Isso aconteceu após negociações com a Lava Records, do Flo Rida, e a Atlantic Records. Tendo passado os últimos seis anos trabalhando no material para seu álbum de estréia, ela começou a dar os toques finais com Luke e Max Martin. Ela tinha acumulado mais de 200 canções, o que a obrigou a aumentar a tracklist das pretendidas 12 canções para 14. O álbum foi produzido por Dr. Luke, que criou a maioria das músicas junto com Martin, Benny Blanco e Ammo.

O álbum é principalmente do gênero electropop com batidas e sintetizadores, porque Kesha estava convencida de que não queria guitarras sendo utilizadas na gravação. Ela descreveu o álbum como honesto e divertido, chamando-lhe de “uma celebração da juventude e da vida, passeios e loucuras”. Animal estreou em 1º lugar na Billboard 200 em Janeiro de 2010. Ganhou disco de platina nos Estados Unidos e contabilizou dois milhões de cópias vendidas no mundo todo em Setembro. Animal recebeu críticas mistas, a revista Rolling Stone resumiu o álbum como “repulsivo, nojento e ridiculamente cativante”.

O primeiro single, “Tik Tok”, liderou as paradas em onze países e definiu o maior recorde semanal para downloads digitais de uma artista feminina e se tornou o segundo single mais vendido em uma semana nos EUA, depois de”Right Round”, com 610.000 cópias.”Tik Tok” ficou nove semanas no topo da Billboard Hot 100, tornando-se a canção mais executada de uma artista feminina com um single de estréia.

Kesha também lançou singles com Taio Cruz e 3OH!3, através de recomendações de Dr. Luke, em Maio. Os ex-administradores de Kesha na DAS Communications Inc. entraram com uma ação no mesmo mês, exigindo 14 milhões de dólares dela e 12 milhões de Luke proveniente das comissões sobre seu negócio com a RCA Records, alegando que ela havia pedido para estenderem o contrato firmado com a empresa, mas no final descumpriu sob pressão de Dr. Luke.

Kesha lançou sua própria ação judicial em Outubro, citando a Talent Agencies Act, pedindo que o Comissário do Trabalho da Califórnia declarasse o seu contrato com a DAS inválido, pois eles agiram como caça-talentos sem licença quando conseguiram trabalho para ela na Califórnia, onde só agentes licenciados podem trabalhar. Ela ganhou a causa.

Kesha realizou um concerto beneficente em 16 de Junho de 2010, onde toda renda foi revertida para ajudar as vítimas das enchentes de Maio em sua cidade natal, Nashville. Ela arrecadou quase 70.000 dólares com o show. Para dar suporte ao seu álbum de estréia, Animal, Ke$ha abriu os shows da Last Girl on Earth Tour da cantora Rihanna, nos meses de Julho e Agosto. Ela foi premiada como Best New Act no Europe Music Awards em Novembro. Animal foi relançado com um EP, Cannibal, em Novembro.

Originalmente, seria apenas um relançamento do álbum Animal, mas foi lançado tanto como EP quanto como uma edição de luxo do álbum anterior. Kesha trabalhou com vários produtores e compositores, com Dr. Luke como produtor executivo, Benny Blanco, Ammo, Max Martin, Bangladesh e outros. A nova coleção de músicas foi lançada porque Kesha desejava ter músicas suficientes para estender seus shows de uma hora para duas horas. Sete meses depois, ele foi certificado como disco de ouro pela RIAA.

O primeiro single, “We R Who We R”, tornou-se a 17º música a estrear no topo da Billboard Hot 100, três semanas antes do lançamento do álbum. Com dois singles em primeiro lugar e quatro singles no top 10, Kesha foi nomeada a Artista do Ano pela Billboard, com “Tik Tok” no topo da year-end chart. “Blow” foi lançado com segundo e último single, chegando ao 7º lugar do Hot 100 no início de 2011. Kesha embarcou em sua primeira turnê mundial em Fevereiro, Get Sleazy Tour, dizendo para revista Billboard que estaria demonstrando um lado diferente de sua musicalidade, tocando vários instrumentos.

A turnê foi ampliada por causa da grande venda de ingressos. Assim, ela passou por três continentes, encerrando com chave de ouro aqui no Brasil. Em Junho do mesmo ano, ela acumulou quase 21 milhões de downloads digitais com seus singles nos EUA. Kesha co-escreveu a canção “Till the World Ends” para ó sétimo álbum de estúdio da cantora Britney Spears que mais tarde foi lançado como single. Também foi lançada uma versão remixada, que conta com a participação da própria Kesha e da rapper Nicki Minaj.

Kesha foi nomeada embaixadora mundial da Humane Society para os direitos dos animais, no qual ela espera chamar a atenção a práticas como teste de cosméticos em animais e da remoção das barbatanas de tubarões. Ela também apareceu ao lado de Iggy Pop em uma campanha da PETA, protestando contra os maus tratos das focas bebés no Canadá e mais tarde escreveu em nome da organização para a rede de fast-food McDonald’s sobre as condições de seus matadouros. Depois de se encontrar com Alice Cooper no Grammy 2010 e em alguns shows, o cantor chamou Kesha pra interpretar e co-escrever a canção “What Baby Wants”, lançada em seu álbum mais recente.

Kesha começou a escrever para seu segundo álbum enquanto estava em turnê. Ela pretende fazer um álbum agressivo inspirado no rock dos anos 70 e descrever as experiências que viveu pelo mundo, em contrapartida dos seus dois primeiros álbuns, de genêro electropop, onde havia poucas guitarras.

Durante uma entrevista a Beatweek Magazine, Kesha disse que já havia escolhido o título para seu próximo disco, “Spandex on the Distant Horizon”. Logo depois, na edição de Maio de 2012, Kesha afirmou a revista Billboard que o projeto não tinha título. “Eu vi quantas pessoas a minha música pode alcançar, e eu percebi que eu tenho um pouco de uma responsabilidade social para garantir que tudo que eu digo é positivo. O tema subjacente do próximo álbum é guerreiro, com a mensagem positiva de que todo mundo tem um guerreiro interior.” Em Novembro de 2012, Kesha lançou seu segundo álbum de estúdio pela gravadora Kemosabe Records, intitulado Warrior. No mesmo mês, também lançou a sua primeira autobiografia ilustrada fotografada pelo seu irmão mais velho Lagan Sebert e Jason Sheldon.

Com produção de Dr. Luke, Benny Blanco e Cirkut, o primeiro single do álbum, “Die Young”, foi lançado em 25 de Setembro de 2012, chegando a ficar na posição de número #1 nos Estados Unidos (Pop Songs). Do mesmo álbum, outros 2 singles foram retirados, “C’Mon” e “Crazy Kids”. No dia 23 de Abril de 2013, o livro ilustrado de Kesha virou um documentário exibido pela MTV americana com o título de “Kesha: My Crazy Beautiful Life”, com um total de 6 episódios em sua primeira temporada. No mesmo dia do último episódio, foi revelado que a série teria sua 2° temporada em breve.

No dia 23 de Maio, Kesha entrou em turnê ao lado de Pitbull. A turnê conjunta terá shows por toda a América do Norte em menos de 3 meses.