katyxperry
katyxperry

badge

News

❏ Biografia.

Katheryn Elizabeth Hudson Embaixador(a) da boa vontade da UNICEF (Santa Bárbara, 25 de outubro de 1984), conhecida pelo nome artístico Katy Perry, é uma cantora e compositora norte-americana.[7][8] Filha de um casal de pastores evangélicos, começou sua carreira cantando em igrejas e chegou a lançar um álbum de estúdio de música gospel em 2001, intitulado Katy Hudson (mesmo nome artístico usado por ela na época), mas que teve suas vendas canceladas devido ao fechamento da Red Hill Records, gravadora responsável pela produção do álbum.[9]

Após mudar seu nome artístico para Katy Perry e seu estilo musical para o pop-rock, ela conheceu o produtor Glen Ballard e assinou com a Island Def Jam Records em 2004, gravando um álbum chamado (A) Katy Perry (também conhecido como Diamonds), mas que foi cancelado antes de seu lançamento.[10] Em 2005, ela assinou contrato com a Columbia Records e gravou com o grupo The Matrix um álbum com o mesmo nome; alguns dias antes de seu lançamento, o álbum também foi cancelado.[11]

A cantora assinou com a Capitol Records em 2007 e, no ano seguinte, finalmente lançou seu primeiro álbum de estúdio de música pop e pop rock, One of the Boys. O primeiro single do álbum, "I Kissed a Girl", ficou na primeira posição das paradas musicais da Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido, tornando-o o primeiro hit de sua carreira, apesar de tornar-se mundialmente polêmica.[12] O segundo single do disco, "Hot n Cold", também obteve um bom desempenho nas paradas musicais de diversos países, ficando no pódio das paradas americana e irlandesa.[13] Com mais de 10 milhões de cópias vendidas mundialmente até 2022, One of the Boys foi classificado como Disco de Platina nos Estados Unidos pela Associação da Indústria de Gravação da América.[14] Ainda desse mesmo álbum, Perry lançou sua terceira canção de trabalho, intitulada "Thinking of You", e também o quarto e último single, chamado "Waking Up in Vegas".

Em 2010, seu segundo disco, intitulado Teenage Dream, foi lançado. O CD gerou seis singles — "California Gurls", "Teenage Dream", "Firework", "E.T.", "Last Friday Night (T.G.I.F.)" e "The One That Got Away". As cinco primeiras alcançaram o topo da parada Hot 100 da Billboard, tornando Teenage Dream o segundo álbum da história a conseguir tal feito e convertendo Perry na única mulher em 53 anos da parada musical a alcançar tal marca - e a segunda artista após Michael Jackson, o primeiro e até então único cantor a emplacar cinco canções de seu álbum Bad no primeiro lugar, em 1987.[15] Além disso, quando "E.T." permaneceu no primeiro lugar do gráfico em 12 de abril de 2011, Perry se tornou a primeira artista da História a passar um ano inteiro - 52 semanas consecutivas - no top 10 da principal parada da Billboard.[16] "The One That Got Away", o sexto single do álbum, ficou na terceira colocação da parada americana.

Em 2012, Perry relançou o disco com o nome de "Teenage Dream: The Complete Confection", incluindo 3 faixas inéditas e alguns remixes. Das inéditas, duas foram lançadas como sétimo e oitavo singles da era Teenage Dream, são "Part of Me", canção que também chegou ao topo da parada americana e deu nome ao documentário que a cantora lançou nos cinemas naquele ano, que foi um grande sucesso de bilheteria, estando entre os 10 maiores documentários femininos do cinema, e a outra canção é "Wide Awake", que chegou ao segundo lugar da Billboard Hot 100. A era Teenage Dream vendeu mais de 87 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos, batendo o recorde de Michael Jackson com "Thriller" de era mais vendida da história do país. O álbum, ultrapassa 22 milhões de cópias mundialmente, 10 milhões apenas nos Estados Unidos, onde, atualmente, está certificado com 8x platina.

Em 2013, ela lança seu terceiro disco, "PRISM", que foi seu segundo álbum consecutivo a estrear no topo da Billboard 200, principal parada de álbuns dos Estados Unidos, e vendeu mais de 12 milhões de cópias mundialmente. Do disco foram extraídos os grandes sucessos "Roar" e "Dark Horse", que chegaram ao topo dos charts, além de "Unconditionally", "Birthday" e "This Is How We Do".

Em 2014, Perry entrou em turnê para divulgar o álbum com a "The Prismatic World Tour", que se encerrou no ano seguinte com arrecadação de mais de 200 milhões de dólares, sendo uma das mais lucrativas turnês femininas de todos os tempos, o que fez com que a cantora fosse a mais bem paga do ano segundo a Forbes.

Em 2015, entra para o Guiness Book com sua apresentação no Super Bowl, como halftime show mais assistido da história, com mais de 120 milhões de audiência. Na ocasião, seus convidados especiais foram Lenny Kravitz e Missy Elliot.

Em 2017, lançou seu quarto disco "Witness" que também estreou na primeira colocação da principal parada de álbuns americana. O single "Chained to the rhythm", carro-chefe do álbum, atingiu o quarto lugar na Billboard Hot 100. O segundo single, "Bon Appétit", possui mais de 1 bilhão de visualizações no YouTube. O álbum ainda teve uma terceira música de trabalho, "Swish Swish", em parceria com a rapper Nicki Minaj. A música obteve mais de 1 bilhão de streams globais. Até 2019, o disco havia vendido mais de 3 milhões de cópias em todo o globo, segundo a gravadora Capitol Records.

Em 2018, graças a principalmente sua turnê "Witness: The Tour" e por ter se tornado uma das juradas do American Idol, com o maior salário de uma apresentadora da TV americana, Perry garantiu novamente o topo da Forbes como mulher mais bem paga do ano.

Em 2020, após anunciar sua gravidez, a cantora lançou seu quinto álbum Smile, que estreou entre os cinco mais vendidos dos Estados Unidos e vendeu mais de 1,2 milhão de cópias adjuntas. Canções como "Never Really Over", que possui mais de 1 bilhão de reproduções globais, "Harleys in Hawaii", que foi popular no TikTok e "Daisies", serviram como singles do álbum.

Todos os seus cinco álbuns ultrapassaram 1 bilhão de reproduções na plataforma de streaming Spotify.

Em dezembro de 2021, iniciou sua primeira residência em Las Vegas intitulada "Play", que foi altamente aclamada pela crítica especializada.

Perry já vendeu aproximadamente 140 milhões de singles e 48 milhões de álbuns mundialmente e atualmente é a terceira artista que mais vendeu canções digitais nos Estados Unidos com mais 100 milhões de canções vendidas.[17][18][19] Ela já foi diversas vezes indicada em prêmios da indústria da música, como o Grammy Award, MTV Video Music Awards, MTV Europe Music Awards, People's Choice Awards, Teen Choice Awards e Kids Choice Awards.[20][21][22][23][24] Considerada uma sex symbol, a cantora foi eleita a "Mulher Mais Sexy do Mundo de 2010" pelos leitores da revista Maxim.[2
Special