katy
Photos

News

2001–2006: 𝙺𝚊𝚝𝚢 𝙷𝚞𝚍𝚜𝚘𝚗 𝚎 𝚊𝚕𝚋𝚞𝚗𝚜 𝚌𝚊𝚗𝚌𝚎𝚕𝚊𝚍𝚘𝚜

Aos quinze anos de idade, ela mudou-se para Nashville, Teeneessee e trabalhou com algumas pessoas ligadas à música country, para quem gravou alguns demos tapes com a proposta de ser ensinada a tocar guitarra e a compor, como troca de favores. Em 2001, a cantora lançou o que até então seria o seu primeiro álbum de estúdio, e de música gospel, com seu antigo nome artístico, o autointitulado Katy Hudson, produzido pela Red Hill Records. Apesar de ter sido um sucesso com a crítica profissional, o álbum vendeu apenas 252 exemplares e sua produção de cópias e vendas foi cancelada devido ao fechamento da gravadora, e até hoje nunca voltou a ser comercializado. Portanto, não deve ser considerado o seu primeiro disco

Após mudar seu nome artístico de "Katy Hudson" para "Katy Perry", a cantora mudou-se para Los Angeles, Califórnia e conheceu um produtor musical chamado Glen Ballard, que cuidou da carreira de Perry por três anos. Em 2004, a cantora assinou contrato com a Island Def Jam Records e, junto com Ballard, trabalhou na produção de um álbum chamado (A) Katy Perry (também conhecido como Diamonds), teve faixas antecipadamente escolhidas para tornarem-se single, como "Simple", mas seu lançamento foi cancelado durante os estágios finais de produção. "Quando o pai de Katy a trouxe ao meu estúdio, pensei que ela só me daria umas músicas para ouvir. Ela entrou com o violão e se sentou para tocar uma música. Ela era destemida" revelou Ballard.

"Estava em Beverly Hills, tão empolgada com uma super festa que eu nem percebi que minha calça tava rasgada e minha bota furada (mas, eu tava na moda) Háháhá!. Mas nada aconteceu. Pensei: 'Uau, não tenho dinheiro e estou morando em Cahuenga, sob o letreiro de Hollywood'. Ter um álbum inteiro gravado e ele nunca ser lançado. Mas realmente acredito que faz parte do meu destino. Ou do plano. Ou do que quer que seja." — Katy Perry, em entrevista à Rolling Stone.

Em 2005, a cantora assinou com a Columbia Records e conheceu o grupo The Matrix — que já havia trabalhado com Avril Lavigne, Liz Phair e Britney Spears, anteriormente —, e participou do álbum também chamado The Matrix. No mesmo ano, ela foi entrevistada pela Blender Magazine e disse que seu álbum seria mais "rock" em relação à (A) Katy Perry, chamando-o de "A próxima coisa grande". Apesar de ter sido nesta época que começou a chamar atenção dos produtores e executivos da indústria fonográfica, assim como o álbum anterior, The Matrix foi cancelado pouco antes do lançamento.

Em 2006, Glen Ballard produziu a canção "Goodbye for Now" do P.O.D. e convidou Perry para fazer o backing vocal desta. Ela também participou do videoclipe da canção "Cupid's Chokehold" da banda Gym Class Heroes, onde conheceu e começou um relacionamento com o vocalista, Travis McCoy. Entre 2006 e 2007, Perry trabalhou como crítica musical no departamento de Artistas e Repertório da gravadora independente TAXI Music, onde era responsável por avaliar as músicas enviadas para a gravadora. Nessa época, ela conheceu o ex-presidente da gravadora Capitol Records, Jason Flom, que a ajudou a assinar um contrato com esta.

── ──── ────────────────────────────────────────────────────────

𝙺𝙰𝚃𝚈 𝙷𝚄𝙳𝚂𝙾𝙽, 𝚘 𝚊𝚕𝚋𝚞𝚖 𝚐𝚘𝚜𝚙𝚎𝚕

Katy Hudson é o primeiro álbum de estúdio da cantora e compositora estadunidense Katy Hudson, que mais tarde veio a adotar o nome artístico Katy Perry. Lançado a 23 de outubro de 2001 pela Red Hill Records, o disco possui elementos musicais de rock cristão e música cristã contemporânea.

Aos 15 anos de idade, Katy mudou-se para Nashville e foi ensinada a tocar guitarra por algumas pessoas relacionadas à música country, em troca de gravar alguns demos tapes para eles. Ainda com 15 anos, ela escreveu quatro canções do disco e co-escreveu todas as demais faixas musicais do álbum.

O site TheFish.com comentou sobre o álbum gospel e disse: "suas habilidades para compor canções são tão fortes, é difícil de acreditar que ela tem apenas 16 anos e que tinha 15 quando compôs a maioria destas canções". O site Amazon certificou o álbum com 3.9 estrelas (3.9 de 5 estrelas.), baseando-se em 35 críticas.

A produção e distribuição do álbum foi cancelada quando a gravadora Red Hill Records faliu no final de 2001. Como Katy Hudson foi lançado quando a cantora ainda não adotara o sobrenome pseudônimo "Perry", seu trabalho seguinte - intitulado One of the Boys - ficou conhecido como seu primeiro disco.

O disco foi lançado no iTunes em 1 de Junho de 2012, anos após a data oficial.

Antecedentes e produção:
Antes do lançamento do álbum, Hudson tinha assinado com os a gravadora cristã Red Hill Records. Após o lançamento, Perry havia criado seu site com o mesmo nome, falando sobre seu álbum e promovendo-o. A produção e distribuição do álbum acabaram após a Red Hill falir no final de 2001.

Singles:
"Trust In Me" foi lançado como o primeiro single do álbum. Foi lançado em 6 de março de 2001. A canção recebeu críticas positivas de críticos musicais, mas não se posicionou em nenhuma parada musical. "Naturally" foi lançado em duas versões - a versão do álbum e a versão single - porém também não foi localizado em nenhuma parada musical.

Estilo:
O álbum contém canções de estilo cristão e pop rock, enquanto também traz influências de rock. O álbum também tem um lado agressivo, com Hudson mostra em "Piercing".

Recepção:
O álbum recebeu uma crítica favorável de Russ Breimeier da "Christianity Today", que elogiou a sua voz de Hudson e suas composições e disse: "Um talento notável de uma jovem emergente, uma compositora talentosa que certamente vai longe neste negócio".

Stephen Thomas Erlewine de "Allmusic" deu-lhe uma crítica favorável. Ele elogiou as composições, principalmente comparando-as com obras de Alanis Morissette.

Lista de faixas:
"Trust in Me" (Katy Hudson/Mark Dickson) – 4:46
"Piercing" (Katy Hudson/Tommy Collier/Brian White) – 4:06
"Search Me" (Katy Hudson/Tommy Collier/Scott Faircloff) – 5:00
"Last Call" (Katy Hudson) – 3:07
"Growing Pains" (Katy Hudson/Mark Dickson) – 4:05
"My Own Monster" (Katy Hudson) – 5:25
"Spit" (Katy Hudson) – 5:10
"Faith Won't Fail" (Katy Hudson/Mark Dickson) – 5:14
"Naturally" (Katy Hudson/Scott Faircloff) – 4:33
"When There's Nothing Left" (Katy Hudson) – 6:45
"Naturally (versão single)" (Katy Hudson/Scott Faircloff) 5:12

── ──── ────────────────────────────────────────────────────────
Following