katherynwinnick
katherynwinnick

News

━¦ 𝗖𝗼𝗻𝘁𝗲𝘂́𝗱𝗼 ─ 𝗩𝗶𝗸𝗶𝗻𝗴𝘀 • 𝖫𝖺𝗀𝖾𝗋𝗍𝗁𝖺

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━
━¦ 𝐒̲𝐎̲𝐁̲𝐑̲𝐄̲ 𝐀̲ 𝐒̲𝐄̲𝐑̲𝐈̲𝐄

Vikings é uma série de televisão de drama histórico escrita e criada por Michael Hirst para a emissora History. Filmada na Irlanda, a série estreou em 3 de março de 2013 no Canadá.

Vikings é inspirada nas sagas do Viking Ragnar Lothbrok, um dos mais conhecidos heróis nórdicos lendários e chamado de flagelo da Inglaterra e da França. A série retrata Ragnar como um fazendeiro que alcança a fama por seus ataques bem-sucedidos na Inglaterra e, mais tarde, se torna um Rei escandinavo, com o apoio de sua família e colegas guerreiros: seu irmão Rollo, seu filho Björn Flanco de Ferro e suas esposas — a escudeira Lagertha e a princesa Aslaug.

━¦ 𝐒̲𝐈̲𝐍̲𝐎̲𝐏̲𝐒̲𝐄̲

A série é inspirada nas histórias de invasões, comércio e exploração dos Nórdicos da Escandinávia medieval. A série segue as explorações do lendário líder Viking Ragnar Lothbrok e sua tripulação e família, como notavelmente foi estabelecido nas sagas Ragnars saga Loðbrókar e Ragnarssona þáttr do século XIII, assim como na obra do Saxão Gramático do século XII, Gesta Danorum. As sagas lendárias nórdicas eram parcialmente contos de ficção baseados na tradição oral nórdica, escritas cerca de 200 à 400 anos após os eventos que descrevem. Mais inspirações são tiradas de fontes históricas da época, como os registros do ataque Viking em Lindisfarne, retratado no segundo episódio, ou a conta de Amade ibne Fadalane sobre os Vikings Volga, do século X. A série se passa no início da era viking, marcada pelo ataque de Lindisfarne, em 793.

━¦ 𝐋̲𝐀̲𝐆̲𝐄̲𝐑̲𝐓̲𝐇̲𝐀

Lagertha foi, de acordo com as lendas locais, uma skjaldmö ("donzela do escudo") viquingue que viveu no território da atual Noruega, esposa do célebre guerreiro viquingue Ragnar Calças Peludas. Sua história, tal como registrada pelo cronista Saxão Gramático, no livro Feitos dos Danos, século XII, pode refletir diversos contos sobre Þorgerðr Hölgabrúðr, uma divindade nórdica.

Seu nome, registrado por Saxão no latim como Lathgertha, provavelmente é uma latinização do nórdico antigo Hlaðgerðr (Hladgerd). Costuma ser mencionada com frequência nas fontes de língua inglesa como Lagertha, embora também tenham sido registradas as formas Ladgertha e Ladgerda, entre outras.

━¦ 𝐀̲ 𝐋̲𝐄̲𝐍̲𝐃̲𝐀

Segundo Feitos dos Danos, de Saxão Gramático, era uma guerreira e reconhecida valquíria, esposa de Ragnar Calças Peludas. A sua carreira bélica teve início quando Frø, um caudilho tribal dos suíones, invadiu Noruega e matou um conde por volta do ano 840. Frø anunciou que as mulheres da família do conde deviam fazer parte de um bordel. Quando Ragnar Calças Peludas combate contra Frø com o seu exército para vingar a morte do seu avô Sivardo, numerosas mulheres vítimas de abuso vestiram-se de homens e fugiram para o acampamento de Ragnar para que evitassem a humilhação, algumas das quais se juntaram aos homens em batalha.

━¦ 𝐑̲𝐀̲𝐆̲𝐍̲𝐀̲𝐑̲ 𝐋̲𝐎̲𝐓̲𝐇̲𝐁̲𝐑̲𝐎̲𝐊

Lagertha uniu-se às forças de Ragnar para combater, deixando com isso uma notável impressão no seu caudilho viquingue:

Ladgerda, uma surpreendente e bem preparada skjaldmö que, como mulher, teve a coragem de um homem, lutando na frente entre os mais corajosos, com o seu comprido cabelo sobre os ombros. Todos se surpreendiam com as suas proezas insuperáveis, pois seus cabelos descendo pelas costas denunciavam a sua condição de mulher. Impressionado com a sua destreza, Ragnar cortejou-a. Lagertha mostrou interesse, mas quando Ragnar pediu a sua mão, deparou-se com um urso e um grande cão protegendo a sua residência. Ragnar matou o urso com a sua lança e deixou o cão ferido até que morresse, e deste modo conquistou a mão de Lagertha. Segundo Saxão Gramático, Ragnar teve um filho com Lagertha, Fridleif, e duas filhas das quais os seus nomes não são conhecidos.
═════════════════════════════════════════════════════════════════
                                   ─ ❪ 𝘃𝗼𝗹𝘁𝗮𝗿𝗵𝗼𝗺𝗲 ❫ ─
                                  𝐊̲𝐀̲𝐓̲𝐇̲𝐄̲𝐑̲𝐘̲𝐍̲ 𝐖̲𝐈̲𝐍̲𝐍̲𝐈̲𝐂̲𝐊
                                     𝑚𝑒𝑎𝑑𝑑 𝑜𝑓𝑖𝑐𝑖𝑎𝑙
Special