katherinelangford

News

𝟎𝟎𝟓. ♯HANNAH BAKER

𝐇𝐀𝐍𝐍𝐀𝐇 𝐁𝐀𝐊𝐄𝐑, 13 reasons why ►
❝ 𝑯𝒆𝒚, 𝒊𝒕'𝒔 𝑯𝒂𝒏𝒏𝒂𝒉. 𝑯𝒂𝒏𝒏𝒂𝒉 𝑩𝒂𝒌𝒆𝒓. That's right. Don't adjust your...whatever device you're hearing this on. It's me, live and in stereo. No return engagements, no encore, and this time, absolutely no requests. Get a snack. Settle in. Because I'm about to tell you the story of my life. More specifically, why my life ended. And if you're listening to this tape you're one of the reasons why. I'm not saying which tape brings you into the story. But fear not, if you received this lovely little box, your name will pop up. I promise. ❞

                 ❰ 𝙿𝚘𝚛𝚚𝚞𝚎 𝚊𝚜𝚜𝚒𝚜𝚝𝚒𝚛 "𝟷𝟹 𝚛𝚎𝚊𝚜𝚘𝚗𝚜 𝚠𝚑𝚢"?

𝐒𝐈𝐍𝐎𝐏𝐒𝐄 ►
Clay Jensen, um estudante, volta para casa da escola um dia, e encontra uma caixa misteriosa deixada na sua varanda. Dentro da caixa, ele encontra sete fitas cassete de dois lados gravadas por Hannah Baker, sua colega de escola e amor não-correspondido, que tragicamente cometeu suicídio há duas semanas atrás. Na fita, Hannah desenvolve um diário de áudio emocional, detalhando os treze motivos pelos quais ela decidiu se suicidar. Suas instruções são claras: cada pessoa que recebe a caixa é um dos motivos pelos quais ela se matou. E, depois que cada pessoa termina de escutar das fitas, ela deve passar a caixa para a próxima pessoa. Se alguém decidir quebrar a corrente, um outro conjunto das fitas será vazado para o público. Cada fita se dirige à uma pessoa específica em sua escola e detalha o envolvimento da mesma em seu suicídio.

𝐈𝐌𝐏𝐀𝐂𝐓𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋 ►
A série gerou controvérsia em relação à sua representação de suicídio e auto-mutilação, fazendo com que a Netflix adicionasse grandes avisos antes do primeiro episódio. Alguns psicólogos escolares e educadores alarmaram sobre a série. O superintendente das escolas de Palm Beach County, na Flórida, Estados Unidos, teria dito para alguns pais que suas escolas haviam tido um aumento nos comportamentos suicidas e de auto-mutilações dos estudantes, e que alguns destes estudantes "associaram seus comportamentos de risco à série da Netflix, 13 Reasons Why".
O serviço australiano de saúde mental para jovens de 12 à 25 anos, o Headspace, emitiu um aviso no final de abril de 2017 em relação ao conteúdo gráfico apresentado na série devido ao aumento do número de ligações para o serviço após o lançamento da série no país.
Em resposta à natureza gráfica da série e à alta taxa de suicídio de adolescentes na Nova Zelândia, que foi a maior entre os 34 países da OECD durante 2009 à 2012, o Office of Film & Literature Classification do país criou uma nova classificação, "RP18", permitindo que pessoas com idade igual ou superior a 18 anos assistam à série sozinhas, e as com idade inferior a 18 anos assistam com a supervisão de um pai ou responsável.

                 ❰ 𝟷𝟹 𝚛𝚊𝚣õ𝚎𝚜 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚊𝚜𝚜𝚒𝚜𝚝𝚒𝚛 𝚊 𝚜é𝚛𝚒𝚎!

𝟎𝟎𝟏. 𝑻𝒉1𝒓𝒕𝒆𝒆𝒏 𝑹3𝒂𝒔𝒐𝒏𝒔 𝑾𝒉𝒚:
A série é baseada no livro de 2007 do escritor norte-americano Jay Asher, Th1rteen R3asons Why - com essa grafia mesmo! Em 2011, a obra alcançou o topo dos mais vendidos no New York Times, e quase seis anos anos volta ao centro das atenções pelas mãos da Netflix. Mas é mais do que isso. Para o livro, Asher usou como inspiração a premiada peça da Broadway "Next To Normal", escrita por Brian Yorkey, vencedor do Pulitzer e do Tony Awards.

𝟎𝟎𝟐. 𝑴𝒖𝒊𝒕𝒐 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒅𝒆𝒑𝒓𝒆𝒔𝒔ã𝒐!
"13 Reasons Why" vem na hora certa. A série trata de dois assuntos em pauta, ainda mais preocupante no âmbito adolescente - a depressão e o suicídio. A motivação, porém, ganha ares além da psicopatologia. Em "13 Reasons Why", há bullying, distanciamento dos pais, abusos sexuais e emocionais, questionando os papéis da família, amigos e escola.

𝟎𝟎𝟑. 𝑼𝒎 𝒐𝒍𝒉𝒂𝒓 𝒊𝒏𝒕𝒆𝒓𝒆𝒔𝒔𝒂𝒏𝒕𝒆 (𝒆 𝒏𝒆𝒄𝒆𝒔𝒔á𝒓𝒊𝒐) 𝒔𝒐𝒃𝒓𝒆 𝒂𝒔 𝒏𝒐𝒗𝒂𝒔 𝒕𝒆𝒄𝒏𝒐𝒍𝒐𝒈𝒊𝒂𝒔:
Não podemos nos esquecer que o livro, base da série, foi lançado em 2007. Há dez anos, as formas de comunicação ainda engatinhavam ao cenário que hoje conhecemos, e o grande acerto da Netflix foi acrescentar um tom contemporâneo, discutindo (e fermentando) o papel das redes sociais em meio aos temas discutidos na trama.

𝟎𝟎𝟒. #𝑵ã𝒐𝑺𝒆𝒋𝒂𝑼𝒎𝑷𝒐𝒓𝒒𝒖𝒆!
Assim como os personagens, os espectadores também estão inseridos na realidade do social media. Já era esperada o impacto nas redes, porém, a repercussão gerou (em apenas dois dias) uma verdadeira campanha no Twitter. Com a hashtag #NãoSejaUmPorque, os internautas vêm compartilhando suas histórias com a depressão e o bullying, alertando, automaticamente, a urgência da discussão de tais temas.

𝟎𝟎𝟓. 𝑻𝒓𝒊𝒍𝒉𝒂 𝒔𝒐𝒏𝒐𝒓𝒂:
A trilha sonora sempre é um dos aspectos que deixam qualquer série ainda mais interessante - e quanto a isso, "13 Reasons Why" acertou em cheio. São 13 faixas, sendo duas da cantora (e agora produtora) Selena Gomez, além de hits clássicos de bandas como Joy Division e The Cure. Clique aqui para escutar.

𝟎𝟎𝟔. 𝑫𝒊𝒓𝒆çã𝒐:
É sempre bom lembrar quem está por trás da tela, e em "13 Reasons Why" temos um time e tanto. A direção dos primeiros dois episódios é assinada por Tom McCarthy, responsável pelo vencedor do Oscar "Spotlight: Segredos Revelados". Os outros diretores também não deixam a desejar - temos Gregg Araki, do indie "Mistérios da Carne", Carl Franklin, da série "The Leftovers", e Jessica Yu, do sucesso "American Crime".

𝟎𝟎𝟕. 𝑹𝒐𝒕𝒆𝒊𝒓𝒐!
"13 Reasons Why" tem como base de seu roteiro um storytelling delicado - a série mistura presente e passado, o que nem sempre é feita com sucesso. Mas, adivinhem? As transições de espaço/tempo aparecem de forma impecável, em uma montagem que não confunde (e nem subestima) o espectador.

𝟎𝟎𝟖. 𝑪𝒍í𝒎𝒂𝒙:
Um dos aspectos mais interessantes de "13 Reasons Why" é que, desde o primeiro episódio, é apresentado um clima surpreendente de mistério. Nós sabemos que há um cúmplice por trás da fitas de Hannah, e que se as instruções não forem seguidas a ferro e fogo, "algo muito ruim e maior pode acontecer". Resumindo - além do próprio tema da série (que já é bastante excitante), o suspense deixa tudo ainda mais sedutor.

𝟎𝟎𝟗. 𝑬𝒍𝒆𝒏𝒄𝒐:
Vamos falar de elenco? Entre os novatos e suas atuações respeitáveis (algo muito na linha de "Stranger Things"), a série traz o já conhecido Dylan Minnette na pele de Clay, um dos personagens cruciais da trama. Com 21 anos, o ator já deu as caras nos ótimos "Deixe-me Entrar" (2010), "Os Suspeitos" (2013), e "O Homem nas Trevas" (2016).

𝟎𝟏𝟎. 𝑷𝒍𝒐𝒕 𝒕𝒘𝒊𝒔𝒕!
É bom se preparar para os rumos surpreendentes que a série tomará. É que no aniversário de 10 anos do livro, o autor Jay Asher publicou uma edição especial com um final bem diferente do original. Ou seja, mesmo para quem conhece a história, nada é previsível. Quais dos finais a Netflix escolheu? Ou ainda - será que veremos algo completamente do livro? Tem que assistir para descobrir!

𝟎𝟏𝟏. 𝑺𝒆𝒍𝒆𝒏𝒂 𝑮𝒐𝒎𝒆𝒛, 𝒒𝒖𝒆𝒓𝒊𝒅𝒊𝒏𝒉𝒐𝒔!!
Precisamos falar sobre Selena Gomez. A atriz e cantora (e agora produtora) é responsável pela produção da série e isso faz todo o sentido. Para quem não sabe, a jovem Gomez passou um tempo afastada dos holofotes para tratar dos mesmos problemas abordados pela série. Isso significa que "13 Reasons Why" é toda conduzida por alguém que literalmente entende do assunto, deixando a série ainda mais sincera e real.

𝟎𝟏𝟐. 𝑵𝒆𝒕𝒇𝒍𝒊𝒙:
"13 Reasons Why" é mais uma produção original da Netflix, e isso, antes de tudo, é sinônimo de perfeição. Afinal, você já viram alguma coisa ruim produzida pelo site? Também tem outra vantagem - dá para assistir tudo de uma vez só, ou seja, maratona!

𝟎𝟏𝟑. 𝑨 𝒔é𝒓𝒊𝒆 𝒄𝒆𝒓𝒕𝒂, 𝒏𝒂 𝒉𝒐𝒓𝒂 𝒄𝒆𝒓𝒕𝒂!
"13 Reasons Why" é a série certa, na hora certa - uma trama real , vivida (e criada) por personagens reais em um mundo real. Mesmo que você não se assemelhe aos dramas dos protagonistas, é impossível ficar de fora da discussão que nos é instigada. Para os espectadores desatentos, vale dizer - é entretenimento dos bons.