jorgeemateus

News

[‣] Biografia

Dois cantores da cidade de Itumbiara, já conhecidos por participarem de Festivais das Escolas em que estudavam, no dia 26 do mês de maio de 2005 se conhecem pessoalmente em uma mesa com amigos em comum e decidem ali cantarem algumas músicas juntos. A turma da mesa aprovou, e ali, naquela hora nascia a Dupla Jorge & Mateus.

O primeiro show aconteceu na Lunna Music & Bar da cidade de Itumbiara, acústico mesmo, violão e voz. Com um repertório variado e pra cima, a dupla agradou a todos os que estavam ali e logo em seguida resolveram gravar um disco só para os amigos. O disco continha algumas regravações e músicas inéditas, composições próprias da dupla como as Faixas “Querendo te Amar (Jorge)” e “Traz Ela de Volta Pra Mim (Mateus)”.

O começo foi difícil, porém muito divertido. A dupla viajava de carro, com um violonista e um empresário apenas. Sem estrutura nenhuma, a dupla se apresentava pra um público médio de 2.000 pessoas em shows simples, com apenas 2 violões e 2 vozes.
A procura pra shows continuava aumentando e por onde a dupla passava, sempre que voltava, o público era ainda maior. Surgiu então a necessidade de se criar uma estrutura um pouco maior, com músicos profissionais, técnica, cenário e produção.
E assim, com pouco tempo de estrada, mas com muita coisa ainda pra vir, nasceu a dupla.
PELO AMOR DE DEUS, JORGE & MATEUS!

Amizade, trabalho, diversão e amor à música são os ingredientes que unem a jovem dupla Jorge e Mateus, donos do sucesso “Pode Chorar”, canção onipresente em qualquer festa country Brasil afora.
Depois de dois anos eles viram o sucesso chegar a galope no primeiro CD e DVD “Jorge & Mateus ao Vivo em Goiânia”, que a gravadora Universal Music lança para todo o Brasil. “Nosso primeiro CD demo foi gravado na garagem da casa do Mateus. O segundo já foi produzido pelo Pinnóchio [tarimbado produtor e arranjador do segmento sertanejo] e nossa agenda de shows não pára. Estamos muito felizes”, comemora Jorge.
Logo que resolveram juntar as violas profissionalmente ,fiéis à tradição sertaneja goiana, a dupla também adicionou ao som influências mais contemporâneas. “Escolhemos músicas de nossa raiz, com muita viola e sanfona caipiras, canções que sempre gostamos de escutar, além de novas influências, como o axé e o forró”, conta Mateus. “Apostamos em um som mais pop, com variações de ritmos. Nosso público é jovem, entre 15 e 30 anos, e não o das duplas convencionais. Fazemos shows em muitas festas de colégios e universidades porque quem curte nosso som tem uma cabeça mais aberta em termos musicais”, completa Jorge.

Para mostrar a originalidade da dupla, o primeiro sucesso do trabalho – “Pode Chorar”, na programação das principais rádios do país – é um forró animado descoberto no Nordeste. “O Brasil é enorme e existe um mercado paralelo muito forte”, conta Jorge. Eles também pinçaram do repertório de Bruno e Marrone “Tem Nada a Ver / Te Cuida Coração”, faixa que abre o CD e DVD ao vivo, gravado na casa de shows Burro Preto. “Esta música eles gravaram há dez anos e passou despercebida. Demos uma nova roupagem, mais animada, e ficou com a nossa cara”.

Conhecidos pelo alto astral nos shows, Jorge e Mateus são fãs assumidos do trabalho da antiga dupla João Paulo & Daniel. Do repertório deles, selecionaram “Te Cuida Coração e Tá Faltando Amor”, a última, canção romântica que ouviam desde adolescentes. “É uma canção composta pelo cantor Daniel, juntamente com Pinocchio, que já lançou muitas duplas e é um profissional muito inteligente, tem a cabeça aberta musicalmente”.

Para valorizar as raízes, Jorge e Mateus incluiram no repertório a moda de viola “Paixão Goiana”, da dupla tradicional Ronaldo Viola & João Carvalho, sobre as andanças pelos interiores do Brasil tocando até o Sol raiar. “A música cita várias cidades pequenas por onde já passamos e termina em Itumbiara, nossa casa”, explica. Outra moda de viola bastante conhecida pelas estradas país afora é “Espinho na Cama/Avião das Nove”, uma das preferidas da dupla. “Esta música lembra nossa infância, quando começamos a tocar”. O projeto também conta com um pout porrit de pagodes embalados pela tradicional Viola Caipira, homenageando e recordando alguns sucessos d adupla Tião e Carreiro & Pardinho, dentre outras. Já a faixa “Do Brasil a Argentina (tô indo te buscar)” lembra as festas entre amigos da faculdade de Direito, em Ituiutaba e Itumbiara, onde Jorge cursou até o nono período. “Mateus fez Agronomia em Uberaba e Goiânia e também não se formou. Mas incluímos a música no disco”, conta.

Sucesso absoluto do início ao fim dos shows, os garotos fincam cada vez mais raízes na nova geração da música sertaneja. “A melhor coisa é fazer o que se gosta. Quebrei barreiras na minha família entrando para o meio artístico e hoje todos se orgulham de mim”, comemora Jorge, emocionado. “Os pais não querem que os filhos passem necessidade em uma carreira difícil. Mas nos agarramos à oportunidade e, graças a Deus, tem dado certo. Agora eles se realizam com nossa felicidade”, completa

Sem mágicas, eles emocionam fâs e encantam o público por onde passam. “Agora só temos que trabalhar ainda mais para chegar aos quatro cantos do Brasil”.