jg
News

◎ ℬ𝗶𝗼𝗴𝗿𝗮𝗳𝗶𝗮

Jacob Benjamin Gyllenhaal (Los Angeles, 19 de dezembro de 1980) é um ator norte-americano, indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Brokeback Mountain. Ele é mais conhecido por interpretar Homer Hickam no filme October Sky, seguido pelo filme Donnie Darko, que dava vida a um adolescente com problemas psicológicos e que contracenava com sua irmã da vida real, Maggie Gyllenhaal. No filme The Day After Tomorrow, ele retratou um estudante preso em um evento cataclísmico do aquecimento e esfriamento global, ao lado de Dennis Quaid como seu pai. O ano de 2005 foi seguramente o ano de sua consagração como ator diante do grande público, graças a sua interpretação de um marinheiro frustrado em Jarhead e sobretudo como personagem do vaqueiro Jack Twist em Brokeback Mountain, de Ang Lee, lhe rendeu elogios da crítica, o prêmio BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante e uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Em 2010 estrelou o longa Prince of Persia: The Sands of Time, baseado no jogo eletrônico de mesmo nome. Em 2011 esteve na ficção científica Source Code como o capitão Colter Stevens.

Gyllenhaal tornou-se um ativista, promovendo diversas causas políticas e sociais. Nos últimos anos tem aparecido na campanha de publicidade Rock the Vote, tem prestado publicamente seu apoio ao Partido Democrata dos Estados Unidos nas eleições de 2004 e tem promovido diferentes causas ambientais e em favor da União Americana pelas Liberdades Civis. Também participou do programa Man vs. Wild junto com Bear Grylls e confessou que seu maior medo é o de altura.

Gyllenhaal nasceu em Los Angeles, Califórnia, filho do diretor de cinema Stephen Gyllenhaal e da produtora de cinema e roteirista Naomi Foner (como solteira Achs). Maggie Gyllenhaal, sua irmã e também atriz, apareceu com Jake no filme Donnie Darko. O pai de Gyllenhaal foi criado com religião swedenborgianista e é descendente da família de nobres sueca Gyllenhaal. Seu último antepassado nativo sueco foi seu tatara tatara avô, Anders Leonard Gyllenhaal. A mãe de Jake Gyllenhaal provém de uma família judia da cidade de Nova York, e Gyllenhaal disse que se considera "mais judeu do que qualquer outra coisa." Seu Bar Mizvá ocorreu em um refúgio para pessoas sem casa pois seus pais quiseram instilar um sentimento de gratidão por seu estilo de vida privilegiado. Os pais de Gyllenhaal insistiram para que ele trabalhasse no verão para que mantivesse a si mesmo. Durante esse tempo trabalhou como salva-vidas e ajudante de camareiro em um restaurante dirigido por um amigo de sua família.
Special