jesuscristo
jesuscristo

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

12 de maio de 2021 às 09:30 7 views

Quarta-feira da 6ª semana da Páscoa

Evangelho (Jo 16,12-15): «Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar».
«Ainda tenho muito que vos dizer»

Hoje é um dia especial! Imagine o dia típico em que você está com sua família ou amigos e tem muitas coisas para contar a eles. Talvez você não os veja há muito tempo ou tenha vindo de uma ótima viagem ou, simplesmente, você teve um dia cheio de experiências. Você quer explicar tudo, mas você não tem tempo suficiente. Bem, isso é o que aconteceu com Jesus. É por isso que diz: "Ainda tenho muito que vos dizer" (Jo 16,12).

Vamos imaginar Jesus com seus melhores amigos, os discípulos, dizendo-lhes que quando eles têm o Espírito da verdade - isto é, seu próprio Espírito - eles pregarão sem medo em todo o mundo, com entusiasmo espetacular, e que terão uma vida fantástica com Ele. Com isso ele não diz que não temos problemas, mas que os enfrentamos de outra forma, pois com o Espírito de Deus tudo é possível. O Espírito faz tudo novo, desmascara nossos medos, muda nossa vida, nos faz sair do que nos torna incômodos, nos ajuda a amar aqueles que nos sãos difíceis ... e que cada um pense no que o Senhor precisa para mudar em sua vida.

Tudo isso é o que o Espírito comunica e anuncia. Uma vida nova onde o absurdo que podemos viver é confrontado com o Espírito do Senhor e, como disse o Papa Francisco em 2020 na Missa de Pentecostes marcada pelo confinamento devido a Covid-19, uma vida de doação! Este é o fruto do Espírito: o dom aos outros, para a unidade dos discípulos. Recebemos o Espírito, mas não para nós mas para os outros, para aqueles que estão ao nosso lado, seja quem for ...

Espero que hoje sejamos discípulos fiéis do Senhor, ou melhor, que hoje sejamos verdadeiros amigos daquele que nos dá a Vida e nos perguntemos: se sou discípulo do Senhor, como me entrego aos outros? Eu lhes dou a vida?

«Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade»

Hoje, Senhor, uma vez mais, queres abrir-nos os olhos para que demos conta de que com demasiada frequência fazemos as coisas ao contrário. «O Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade» ( Jo 16,13), aquilo que o Pai deu a conhecer ao filho.

É curioso!: mais que deixar-nos guiar pelo Espírito (que grande desconhecido em nossas vidas!), o que fazemos é, seguir a direito, impor-lhe as coisas uma vez que já tomamos as decisões. E o que hoje se nos diz é bem diferente: deixar que Ele nos guie.

Penso, Senhor, em voz alta… Volto a ler o Evangelho de hoje e vêem-me à cabeça os meninos e meninas que receberam a Confirmação este ano. Vejo os que me rodeiam e estou tentado a pensar: —Estão tão verdes! A estes, o teu Espírito não os leva nem pela frente nem por detrás; e melhor se deixam guiar por tudo e por nada!

Aos que somos considerados adultos na fé, faz-nos instrumentos eficazes do teu Espírito para chegar a ser “contagiadores” da tua verdade; para tentar “guiar-acompanhar”, e ajudar a abrir os corações e os ouvidos daqueles que nos rodeiam.

«Tenho ainda muitas coisas a vos dizer» (Jo 16,12). —Não de retenhas, Senhor, em dirigir-nos a tua voz para revelar-nos as nossas próprias identidades! Que o teu Espírito de Verdade nos leve a reconhecer tudo aquilo de falso que possa haver nas nossas vidas e nos faça valentes para emendá-lo. Que ponha luz nos nossos corações para que reconheçamos, também, aquilo que de autentico há dentro de nós e que já participa da tua Verdade. Que reconhecendo-o saibamos agradecê-lo e vivê-lo com alegria.

Espírito de verdade, abre os nossos corações e as nossas vidas ao Evangelho de Cristo: que seja esta a luz que ilumine a nossa vida quotidiana. Espírito Defensor, faz-nos fortes para viver a Verdade de Cristo, dando testemunho a todos.
 

Subscriptions with local payment methods

Unlimited photos

Subscribe to Meadd

machadobus1

1. machadobus1 12 de maio de 2021 às 21:23

Uma ótima noite pra você