jamiedornanx
News

Biografia

Jamie Dornan nasceu em 01 de maio de 1982 e, Belfast, na Irlanda.

Antes de se tornar um modelo conhecido, Jamie fundou uma banda com um amigo (a banda se chamava Sons of Jim), enquanto prosseguia com seus estudos na Universidade do Teesside.

Aos 14 anos, Jamie estava fazendo teatro amador e participou de vários circuitos na Irlanda, aparecendo, por exemplo, na peça de Chekov, “The Cherry Orchard“.

Em 2001, sua irmã Liesa viu um comercial para uma nova série no Channel 4, chamada de “Model Behaviour“, e o encorajou a participar. Ele fez isso com um amigo, mas ele foi o único a ser selecionado para os próximos passos. Embora Jamie não foi para as finais, o programa foi de grande ajuda para ele, porque muitas agências puderam vê-lo.

Em 2002, Jamie parou seus estudos para se tornar modelo. Visto pela agência Select, ele faria suas primeiras fotos para a GQ e Attitude magazines. Muito em breve ele se tornaria famoso no mundo da moda e em 2003 conheceu Keira Knightley. Graças a esse encontro com a atriz, ele também seria conhecido no cinema (Keira o apresentou ao seu agente), uma vez que fez seu primeiro filme, “Marie Antoinette“.

Em 2004, Jamie ficou conhecido por seu affair com Keira Knightley (ele namorou ela por dois anos). Mas não só por isso. No mesmo ano, ele se tornou um dos rostos da marca Calvin Klein. Ele posou para várias campanhas publicitárias mas em 2006 sua campanha com Kate Moss fez escândalo, porque a menina faz topless nas fotos.

Em 2007, Jamie posou para campanhas de Nicole Farhi e Massimo Dutti. Para a primavera/verão de 2008, ele posou para Hugo Boss, Aquascutum e Gap, assim como na temporada de outono-inverno ele posou para Aquascutum e Armani Jeans.

No começo de 2009, o modelo irlandês fez um ensaio para a Aquascutum para a pré-coleção e por Giorgio Armani. Ainda sendo um dos rostos da Calvin Klein, ele posou com Eva Mendes na temporada de outono/inverno, ambos sem camisa.

Em 2010, ele posou novamente com Eva Mendes para a Calvin Klein, mas também para outras sessões, como Vogue Paris com Natasha Poly.

O ano de 2011 foi muito bom para Jamie, desde que ele posou para muitos fotógrafos para campanhas da Wonderland Magazine, Gap, Desigual e Hugo Boss. Na verdade, esse ano foi importante para ele devido seu papel na série americana de grande sucesso da ABC, “Once Upon a Time“, onde ele desempenhou o papel do xerife/caçador Graham por 7 episódios.

No início de 2012, Jamie posou para a revista Shortlist Mode e decidiu se concentrar em sua carreira de ator. Ele voltou no final da temporada de Once Upon a Time (1×22) como o caçador e conseguiu o papel principal de uma minissérie britânica “The Fall“, da BBC 2, na qual ele interpreta Paul Spector, um serial killer. Durante o verão, Jamie consegue o papel principal do novo filme do diretor belga Dominique Deruddere, intitulado de “Flying Home“. Ele interpreta o papel de Colin, um rico empresário americano que tem uma estranha obsessão com pombos. O filme está programado para 2014.

Além desses projetos em 2013, Jamie vai aparecer em um episódio de Once Upon a Time, no episódio de 17 da segunda temporada, enquanto The Fall sai em maio. Em fevereiro, Jamie apresentou eu primeiro prêmio para o Irish Film and Televison Awards 2013. Quanto ao amor, Jamie se casou com Amelia Warner. O casamento aconteceu em Somerset em 26 de abril de 2013. No final de junho, descobrimos que Amelia está grávida, por isso Jamie vai ser pai pela primeira vez! Em julho, Jamie recebeu um novo papel regular numa nova série britânica de 4 episódios chamada “New Worlds“, assim como a segunda temporada de The Fall que irá ao ar em 2014.