hp
hp

badge

News

𝙷𝙿 𝙼𝙾𝚅𝙸𝙴𝚂 | 𝚘𝚜 𝚏𝚒𝚕𝚖𝚎𝚜.


Harry Potter é uma série de filmes britânico-americana baseada nos livros homônimos da autora britânica J.K. Rowling. A série é distribuída pela Warner Bros. e consiste em oito filmes, iniciando com Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) e finalizando com Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 (2011). Além dos oito filmes, a partir de 2016 mais cinco filmes serão lançados passados no mesmo universo, sob a chancela Mundo Bruxo de J.K. Rowling ("J.K. Rowling's Wizarding World"), começando por Animais Fantásticos e Onde Habitam. Atualmente é a segunda série cinematográfica de maior bilheteria de todos os tempos, com US $8,3 bilhões em receitas em todo o mundo, perdendo o posto de primeiro lugar apenas para o Universo Cinematográfico Marvel.

Todos os filmes se encontram na lista dos 50 filmes de maior bilheteria da história (em dólares e sem ajuste de inflação), sendo Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 o filme da franquia que mais arrecadou nas bilheterias, ocupando o oitavo lugar no ranking mundial. As gravações iniciaram na Califórnia, nos estúdios de Hollywood. Apesar da escritora ser britânica, a saga cinematográfica de Harry Potter foi completamente produzida por Hollywood, com edições feitas na Califórnia e efeitos visuais produzidos pela indústria hollywoodiana.

A série foi produzida por David Heyman e tem Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson como os três personagens principais, Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger, respetivamente. Quatro diretores trabalharam na série: Chris Columbus, Alfonso Cuarón, Mike Newell e David Yates. A produção levou mais de dez anos para ser concluída, com o Arco de história principal seguindo a busca de Harry Potter para superar seu conflito com Lord Voldemort.

Harry Potter e as Relíquias da Morte, o sétimo e último livro da série, foi adaptado em dois filmes: a Parte 1 foi lançada em novembro de 2010 e a Parte 2 em julho de 2011. Daniel Radcliffe (Harry Potter), Rupert Grint (Rony Weasley), Emma Watson (Hermione Granger), Bonnie Wright (Gina Weasley), Robbie Coltrane (Rúbeo Hagrid), Alan Rickman (Severo Snape), Tom Felton (Draco Malfoy), Matthew Lewis (Neville Longbottom), Devon Murray (Simas Finnigan), Alfie Enoch (Dino Thomas), James Phelps (Fred Weasley), Oliver Phelps (Jorge Weasley), Geraldine Somerville (Lílian Potter) e Joshua Herdman (Gregório Goyle) atuaram em todos os filmes da série.

                                                 𝐈𝐍𝐈𝐂𝐈𝐎
                                          ━━━━━∾━━━━━

No final de 1997, o escritório do produtor de cinema David Heyman de Londres recebeu uma cópia do primeiro livro que se tornaria a série de sete livros de J.K. Rowling. O livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi enviado a uma estante de baixa prioridade, onde foi descoberto por um secretário que o leu e deu a Heyman com um comentário positivo. Consequentemente, Heyman, que inicialmente não gostou do título, leu o livro e ficou impressionado com o trabalho de Rowling, e começou o processo que levaria ao título de franquia de maior sucesso cinematográfico de todos os tempos.

Entusiasmado, Heyman vendeu o direito dos quatro primeiros livros de Harry Potter para a Warner Bros. em 1999, por £ 1.000.000 (US$ 2,000,000). Rowling pediu que o elenco principal deveria ser estritamente britânico, permitindo, no entanto, a inclusão de muitos atores irlandeses, como Richard Harris (Alvo Dumbledore nos 1º e 2º filmes), e a fundição de franceses e orientais europeus em Harry Potter e o Cálice de Fogo, onde personagens do livro são especificados como tal. A autora estava hesitante em vender os direitos, porque ela "não queria dar-lhes o controle sobre o resto da história".

Embora Steven Spielberg fosse inicialmente negociado para dirigir o primeiro filme, ele recusou a oferta. Spielberg queria que a adaptação fosse um filme de animação, com o ator americano Haley Joel Osment para fornecer a voz de Harry Potter. Spielberg afirmou que, em sua opinião, não havia qualquer expectativa de lucro em fazer o filme. "É apenas um slam dunk (expressão para "enterrar a bola"). É como retirar um bilhão de dólares e colocá-lo em suas contas bancárias pessoais. Não há desafio". Após Spielberg ser deixado de lado, começaram especulações com outros diretores, incluindo: Chris Columbus, Terry Gilliam, Jonathan Demme, Mike Newell, Alan Parker, Petersen Wolfgang, Rob Reiner, Tim Robbins, Brad Silberling, e Peter Weir. Petersen e Reiner foram tirados da corrida em março de 2000. Em seguida, a lista foi reduzida a Silberling, Columbus, Parker e Gilliam. A primeira escolha de Rowling foi Terry Gilliam, no entanto, em 28 de março de 2000, Columbus foi contratado como diretor do filme, com a Warner Bros. citando seu trabalho em filmes de família, tais como Home Alone e Mrs Doubtfire como influências para a sua decisão.

"Harry Potter é o tipo de realização literária atemporal que acontece uma vez na vida. Já que os livros têm gerado tantos fãs apaixonados em todo o mundo, foi importante para nós encontrarmos um diretor que tem uma afinidade com as crianças e os mágicos. Eu não consigo pensar em ninguém mais ideal para este trabalho do que Chris [Columbus]." - Lorenzo di Bonaventura, Warner Bros.

Steve Kloves foi escolhido para escrever o roteiro do primeiro filme, e classificou a adaptação do livro como "difícil". Kloves foi enviado a várias sinopses de livros propostos como adaptações para o cinema, mas Harry Potter foi o único que "saltou" para ele. Ele saiu para comprar o livro e tornou-se um fã imediato. Ao falar com a Warner Bros. afirmou que o filme tinha de ser britânico, e tinha de ser fiel aos personagens. David Heyman foi confirmado para produzir o filme e Rowling teve um grande controle criativo para o filme, já que que Colombo não se importava.

A Warner Bros. tinha inicialmente planejado lançar o primeiro filme em 4 de julho de 2001. Eventualmente, devido a limitações de tempo, a data foi adiada para 16 de novembro de 2001.

𝐋𝐚𝐧ç𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐩𝐞𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐇𝐚𝐫𝐫𝐲, 𝐑𝐨𝐧𝐲 𝐞 𝐇𝐞𝐫𝐦𝐢𝐨𝐧𝐞

Em 2000, após uma busca de sete meses, o ator principal, Daniel Radcliffe foi descoberto pelo produtor David Heyman e pelo escritor Steve Kloves em um teatro. Nas próprias palavras de Heyman, "sentado atrás de mim estava este menino com esses grandes olhos azuis. Era Dan Radcliffe. Lembro-me das minhas primeiras impressões: ele estava curioso e engraçado e tão energético. Houve generosidade real também, e doçura."

Radcliffe já havia se estabelecido como um ator em 1999 na produção da BBC "David Copperfield", como a versão infantil do papel-título. Heyman convenceu os pais de Radcliffe a permiti-lo para a audição do papel de Harry Potter, que envolvia filmagens (Este filme-teste foi liberado ao público em 2009). Rowling estava entusiasmada depois de ver o teste de Radcliffe, dizendo que não achava que poderia ter melhor escolha para o papel de Harry Potter.)

Também em 2000, os então desconhecidos atores Rupert Grint e Emma Watson foram selecionados entre milhares de crianças para desempenhar os papeis de Ronald Weasley e Hermione Granger, respetivamente. Antes de serem escolhidos, as únicas experiências anteriores foram atuando em peças escolares. Grint tinha 11 anos e Watson 10 no momento em que foram escolhidos.

                                                 𝐏𝐑𝐎𝐃𝐔Ç𝐀𝐎
                                          ━━━━━∾━━━━━

As filmagens da série começaram no Leavesden Studios, em setembro de 2000 e terminaram em dezembro de 2010, com a pós-produção do filme final durando até o verão de 2011. O Leavesden Studios foi a principal base para as filmagens de Harry Potter e foi aberto ao público em 2012 (renomeado como Warner Bros. Studios, Leavesden).

David Heyman produziu todos os filmes da série, enquanto David Barron entrou para a série como produtor executivo em Câmara Secreta e Cálice de Fogo. Mais tarde ele foi nomeado produtor nas últimos três adaptações. Chris Columbus foi produtor executivo dos dois primeiros filmes ao lado de Mark Radcliffe e Barnathan Michael, mas tornou-se produtor do terceiro filme ao lado de Heyman e Radcliffe. Produtores executivos incluem Tanya Seghatchian e Lionel Wigram. J.K. Rowling, autora da série, foi convidada a ser produtora em Cálice de Fogo, mas recusou. No entanto, ela aceitou o papel nas duas partes Relíquias da Morte. O sexto filme da série, Enigma do Príncipe, foi o filme mais caro produzido a partir de 2009. A Warner Bros. dividiu o sétimo e último livro da série, Relíquias da Morte, em duas partes para o cinema. As duas partes foram filmadas simultaneamente entre o início de 2009 e o verão de 2010, com a realização de algumas filmagens em 21 de dezembro de 2010; data esta que marcou o fim das filmagens de Harry Potter. Heyman afirmou que Relíquias da Morte "foi filmado como um filme", mas foi liberado em dois longas.

Tim Burke, supervisor de efeitos visuais da série, disse que a produção de Harry Potter, "foi esta grande família, eu acho que havia mais de 700 pessoas que trabalham em Leavesden, uma indústria em si." David Heyman disse: "Quando o primeiro filme estreou, de maneira nenhuma eu achei que faria oito filmes. Isso não parecia possível, até depois que tínhamos feito o quarto." Nisha Parti, o consultor de produção no primeiro filme, disse que Heyman "fez o primeiro filme muito do jeito que o estúdio [Warner Bros.] queria", mas após o sucesso do filme, foi dado a ele "mais liberdade".

Um dos objetivos dos cineastas a partir do início da produção foi o de desenvolver a maturidade dos filmes. Chris Columbus afirmou: "Nós percebemos que esses filmes se tornam progressivamente mais escuros. Novamente, não sabíamos o quanto escuro, mas percebemos que, como as crianças crescem, os filmes ficam um pouco mais ousados e mais darker". Isso ocorreu com os seguintes três diretores que iriam trabalhar na série, nos anos seguintes, com os filmes começam a lidar com questões como a morte, traição, preconceito e corrupção política.

𝐓𝐫𝐢𝐥𝐡𝐚 𝐒𝐨𝐧𝐨𝐫𝐚

A série Harry Potter teve quatro compositores. John Williams foi o primeiro compositor a entrar na série e é conhecido por criar o "Hedwig's Theme", que é ouvida no início de cada filme. Williams assinou os três primeiros filmes: Pedra Filosofal, Câmara Secreta e Prisioneiro de Azkaban.

Depois que Williams deixou a série para perseguir com outros projetos, Patrick Doyle ficou com a quarta trilha, Cálice de Fogo, que foi dirigido por Mike Newell, com quem já havia trabalhado anteriormente. Em 2006, Nicholas Hooper começou a trabalhar na trilha sonora de Ordem da Fênix, reunindo com o velho amigo, o diretor David Yates. Hooper também compôs a trilha sonora de Enigma do Príncipe, mas decidiu não voltar para os filmes finais. Em janeiro de 2010, Alexandre Desplat foi confirmado para compor as trilhas de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 e Parte 2, em 2011.

O diretor David Yates afirmou que ele queria que John Williams retornasse à série para a versão final, mas os horários não alinharam devido à demanda urgente de um corte brusco do filme, mais cedo do que era possível. As últimas sessões de gravação de Harry Potter tiveram lugar em 27 de maio de 2011 no Abbey Road Studios com a Orquestra Sinfônica de Londres.

                                 𝐇𝐈𝐒𝐓𝐎𝐑𝐈𝐀 𝐄𝐌 𝐎𝐑𝐃𝐄𝐌 𝐂𝐑𝐎𝐍𝐎𝐋𝐎𝐆𝐈𝐂𝐀
                                          ━━━━━∾━━━━━

𝐇𝐚𝐫𝐫𝐲 𝐏𝐨𝐭𝐭𝐞𝐫 𝐞 𝐚 𝐏𝐞𝐝𝐫𝐚 𝐅𝐢𝐥𝐨𝐬𝐨𝐟𝐚𝐥 (𝟐𝟎𝟎𝟏)

Harry Potter é um rapaz aparentemente normal que mora com seus terríveis tios Trouxas (pessoas não-mágicas), os Dursley, em Surrey, um subúrbio localizado em Londres. No seu 11º aniversário descobre, através de um misterioso homem chamado Rubeus Hagrid, que ele é, na verdade, um bruxo. Ele também acaba por descobrir que é muito famoso no mundo mágico por ser aquele a quem todos chamam de "O menino que sobreviveu", já que ele foi a única pessoa no mundo que sobreviveu ao ataque do terrível bruxo Voldemort, e isso quando ele era apenas um bebê. Hagrid conta a Harry que ele foi aceito na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e que deve escolher se quer ficar com os Dursley ou ir para a escola. Já no Expresso de Hogwarts, Harry conhece Ron Weasley e Hermione Granger, e juntos descobrem sobre a Pedra Filosofal, que produz o Elixir da Vida.

𝐇𝐚𝐫𝐫𝐲 𝐏𝐨𝐭𝐭𝐞𝐫 𝐞 𝐚 𝐂𝐚𝐦𝐚𝐫𝐚 𝐒𝐞𝐜𝐫𝐞𝐭𝐚 (𝟐𝟎𝟎𝟐)

Depois de férias aborrecidas na casa dos tios trouxas, está na hora de Harry Potter voltar a estudar. Um elfo doméstico, Dobby, chega a seu encontro para alertá-lo a não voltar, pois correrá grandes perigos se voltar para Hogwarts. Coisas estranhas acontecem, no entanto, para dificultar o regresso de Harry. Persistente e astuto, nosso herói não se deixa intimidar pelos obstáculos e, com a ajuda de seus fiéis amigos, começa o ano letivo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. As novidades não são poucas, e Harry descobre mais sobre seu misterioso passado e sobre o passado de seu grande inimigo Lord Voldemort.

𝐇𝐚𝐫𝐫𝐲 𝐏𝐨𝐭𝐭𝐞𝐫 𝐞 𝐨 𝐏𝐫𝐢𝐬𝐢𝐨𝐧𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐳𝐤𝐚𝐛𝐚𝐧 (𝟐𝟎𝟎𝟒)

O terceiro ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts se aproxima. Porém, o assassino Sirius Black (Gary Oldman) fugiu da prisão de Azkaban e tudo indica que ele está atrás de Harry. Para proteger Hogwarts são enviados Dementadores, estranhos seres que sugam a energia vital de quem se aproxima deles. Enquanto ocorrem acontecimentos estranhos, Harry vai descobrindo um pouco mais de sua vida.

𝐇𝐚𝐫𝐫𝐲 𝐏𝐨𝐭𝐭𝐞𝐫 𝐞 𝐨 𝐂𝐚𝐥𝐢𝐜𝐞 𝐝𝐞 𝐅𝐨𝐠𝐨 (𝟐𝟎𝟎𝟓)

Durante o quarto ano de Harry, a Marca Negra aparece no céu após um ataque dos Comensais da Morte na Copa Mundial de Quadribol, e Hogwarts é anfitriã de um evento lendário: o Torneio Tribruxo. Três escolas europeias participam do torneio, com três "campeões" representantes de cada escola nas tarefas mortais. O Cálice de Fogo escolhe Fleur Delacour, Vítor Krum e Cedrico Diggory para competir uns contra os outros. No entanto, curiosamente, o nome de Harry também é produzido a partir do Cálice e faz dele um quarto campeão, resultando em um encontro e renascimento de Lord Voldemort.

𝐇𝐚𝐫𝐫𝐲 𝐏𝐨𝐭𝐭𝐞𝐫 𝐞 𝐚 𝐎𝐫𝐝𝐞𝐦 𝐝𝐚 𝐅𝐞𝐧𝐢𝐱 (𝟐𝟎𝟎𝟕)

O quinto ano de Harry começa com um ataque de dementadores em Little Whinging. Mais tarde, ele descobre que o Ministério da Magia nega o retorno de Lord Voldemort, além de ser atormentado por pesadelos perturbadores e realistas, enquanto a Professora Umbridge, uma representante do Ministro da Magia, Cornélio Fudge, toma o cargo de Defesa Contra as Artes das Trevas. Harry se torna consciente de que Voldemort está atrás de uma profecia que revela: "nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver". Portanto, começa a rebelião envolvendo os alunos de Hogwarts, a organização secreta Ordem da Fênix, o Ministério da Magia, e os Comensais da Morte.

𝐇𝐚𝐫𝐫𝐲 𝐏𝐨𝐭𝐭𝐞𝐫 𝐞 𝐨 𝐄𝐧𝐢𝐠𝐦𝐚 𝐝𝐨 𝐏𝐫𝐢𝐧𝐜𝐢𝐩𝐞 (𝟐𝟎𝟎𝟗)

No sexto ano de Harry em Hogwarts, Lord Voldemort e seus Comensais da Morte estão aumentando seu terror nos mundos bruxo e trouxa. O diretor Alvo Dumbledore convence seu velho amigo Horácio Slughorn para retornar a Hogwarts como professor de poções. Há uma razão mais importante, no entanto, para a volta de Slughorn. Harry encontra um livro escolar estranhamente anotado, inscrito "Propriedade do Príncipe Mestiço". Draco Malfoy se esforça para realizar uma ação destinada por Voldemort, enquanto Dumbledore e Harry secretamente trabalham juntos a fim de descobrir o método para destruir o Lord das Trevas uma vez por todas.

𝐇𝐚𝐫𝐫𝐲 𝐏𝐨𝐭𝐭𝐞𝐫 𝐞 𝐚𝐬 𝐑𝐞𝐥𝐢𝐪𝐮𝐢𝐚𝐬 𝐝𝐚 𝐌𝐨𝐫𝐭𝐞: 𝐏𝐚𝐫𝐭𝐞 𝟏 (𝟐𝟎𝟏𝟎)

Depois de eventos inesperados no final do ano anterior, Harry, Rony e Hermione são confiados a uma missão para encontrar e destruir as Horcruxes de Voldemort. Deveria ser o último ano em Hogwarts, mas o colapso do Ministério da Magia e ascensão de Voldemort ao poder os impede de participar. Eles descobrem o real significado das Relíquias da Morte, que são, a Capa da Invisibilidade, a Pedra da Ressurreição e a Varinha das Varinhas. O trio passa por uma longa aventura, com muitos obstáculos em seu caminho, incluindo os Comensais da Morte, os Caçadores, as misteriosas Relíquias da Morte e a conexão de Harry com a mente do Lorde das Trevas se tornando cada vez mais forte.

𝐇𝐚𝐫𝐫𝐲 𝐏𝐨𝐭𝐭𝐞𝐫 𝐞 𝐚𝐬 𝐑𝐞𝐥𝐢𝐪𝐮𝐢𝐚𝐬 𝐝𝐚 𝐌𝐨𝐫𝐭𝐞: 𝐏𝐚𝐫𝐭𝐞 𝟐 (𝟐𝟎𝟏𝟏)

Depois de destruir mais uma das Horcruxes (o Medalhão de Sonserina) e descobrir o significado das três Relíquias da Morte, Harry, Rony e Hermione continuam a procurar as outras Horcruxes em uma tentativa de liquidar Voldemort, que já obteve a Varinha das Varinhas. O Lorde das Trevas descobre a caça de Harry e lança um ataque contra a escola de Hogwarts, onde começa uma batalha contra as forças das trevas que ameaçam livrar o Mundo Mágico para alcançar o domínio dos puro-sangue.

𝐀𝐧𝐢𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐅𝐚𝐧𝐭𝐚𝐬𝐭𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐞 𝐎𝐧𝐝𝐞 𝐇𝐚𝐛𝐢𝐭𝐚𝐦 (𝟐𝟎𝟏𝟔)

Baseado no livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, lançado em 2001, o filme é o começo das aventuras do escritor fictício Newt Scamander, interpretado por Eddie Redmayne, que setenta anos antes da saga de Harry Potter, enfrentou e conheceu inúmeras criaturas para escrever um livro acadêmico sobre o assunto. O primeiro filme, Fantastic Beasts and Where to Find Them, é o primeiro passado fora do Reino Unido, com a história tendo Scamander viajando para os Estados Unidos durante a Grande Depressão.

                                            𝐋𝐀𝐍𝐂𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎
                                          ━━━━━∾━━━━━

Os direitos dos primeiros quatro livros da série foram vendidos para a Warner Bros. por J.K. Rowling. Após o lançamento do quarto livro em julho de 2000, o primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi lançado em 16 de novembro de 2001. O filme arrecadou US$ 90 milhões apenas nos Estados Unidos que estabeleceu um recorde mundial de abertura. As seguintes três adaptações cinematográficas seguiram o exemplo do sucesso financeiro, conquistando críticas positivas de fãs e críticos renomados. O quinto filme, Harry Potter e a Ordem da Fênix foi lançado pela Warner Bros. em 11 de julho de 2007, em países de língua Inglesa, com exceção do Reino Unido e da Irlanda, que lançaram o filme em 12 de julho. O sexto, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, foi lançado em 15 de julho de 2009 à aclamação da crítica e terminou sua temporada teatral classificado como o segundo filme de maior bilheteria em 2009 em todo o mundo. O último livro, Harry Potter e as Relíquias da Morte, foi dividido em duas partes cinematográficas: a Parte 1 foi lançada em 19 de novembro de 2010 e a Parte 2 foi lançada em 15 de julho de 2011 (10 anos após o 1º longa). A Parte 1 foi originalmente programada para ser lançada em 3D e 2D, mas devido a um atraso no processo de conversão 3D, a Warner Bros. lançou o filme nos cinemas apenas em 2D e IMAX. No entanto, a Parte 2 foi lançada nos cinemas em 2D e 3D, como originalmente planejado.

                                               𝐂𝐑𝐈𝐓𝐈𝐂𝐀
                                          ━━━━━∾━━━━━

Todos os filmes foram um sucesso tanto financeiramente e de forma crítica, fazendo da franquia uma das principais sagas de Hollywood, juntamente com James Bond, Star Wars, Indiana Jones e Piratas do Caribe. A série é aclamada pelo público pelo visual mais sombrio e maduro em cada filme lançado. No entanto, as opiniões dos filmes geralmente são divididas pelos fãs dos livros, com alguns preferindo mais a abordagem fiel nos dois primeiros filmes, e outros que preferem a abordagem mais estilizada dos filmes posteriores. J.K. Rowling vem constantemente se mostrando favorável dos filmes, e avaliando Relíquias da Morte como seu favorito na série. Ela escreveu em seu site as mudanças na transição livro/filme, "É simplesmente impossível incorporar cada uma das minhas histórias em filmes de quatro horas de duração. Obviamente filmes têm restrições - romances não tem restrições de tempo e orçamento, eu posso criar efeitos deslumbrantes do nada, mas a interação de minha autoria e imaginação dos meus leitores".

                                          ━━━━━∾━━━━━
Special