gameofthrones.
gameofthrones.
News

♦ Casa Stark

A Casa Stark de Winterfell é uma das grandes casas de Westeros e a principal casa nobre do Norte, muitas casas menores são seus vassalos. Nos dias antigos eles governaram como Reis do Inverno, mas desde a conquista Targaryen têm sido os Protetores do Norte. Sua sede, Winterfell, é um antigo castelo famoso por sua força. O selo dos Starks é um lobo gigante cinzento correndo em um campo branco de gelo, e seu lema é "O Inverno está Chegando".

História
Os Starks são uma casa antiga, descendente de Bran, o Construtor, uma figura lendária da Era dos Heróis, que fundou, milhares de anos no passado, a sua casa ancestral em Winterfell, bem como a Muralha. Eles são descendentes dos Primeiros Homens [2] e ainda seguem suas antigas tradições e acreditam nos Deuses Antigos da floresta. No norte os Stark foram Reis do Inverno por milhares de anos na Era dos Heróis.
Desde a construção da Muralha por Bran, os Starks são amigos da Patrulha da Noite. O Rei da Noite, o 13o. Senhor Comandante da Patrulha da Noite, entre suas muitas origens possíveis, pode ter sido um Stark. Os Starks também ajudaram a repelir diversas das grandes invasões dos selvagens, por exemplo, quando eles e seus vassalos Umbers, derrotaram os Reis-para-lá-da-Muralha como os irmãos Gendel e Gorne, bem como Bael, o Bardo, que de tanto desejar lutou contra os Starks.
Por vários milênios, os Stark não foram os reis incontestáveis do Norte, os seus principais adversários eram os Boltons do Forte do Pavor, que só juraram fidelidade cerca de 1.000 anos atrás.
Enquanto isso, o rei Jon Stark ergueu a fortaleza Toca do Lobo para defender a foz do Faca Branca contra corsários vindos do mar. A cidade de Porto Branco, cresceu em entorno da fortaleza, sendo a morada de muitos filhos, irmãos, tios e primos do Rei no Norte ou de outros vassalos antes de finalmente ser concedida ao Manderlys [3]. Rickard, filho do Rei Jon derrotou os cranogmanos e se casou com a filha de seu rei, trazendo o Gargalo para o reino de Winterfell sob o senhorio da Casa Reed. Os Karstarks foram fundadas quando Karlon Stark, irmão do rei ajudou a conter a revolta dos Boltons. Finalmente, a Ilha dos Ursos foi concedida aos Mormonts quando o rei Rodrik Stark ganhou dos homens de ferro em uma luta. Os Stark lutaram contra os Arryn do Vale pelas Três Irmãs, eventualmente cedendo o controle das ilhas.
Além dos Karstark, os Stark de Winterfell podem ter parentes distantes em outras partes do Norte, possivelmente em Porto Branco.
O último rei Stark do Norte foi Torrhen, que se submeteu a Aegon, o Conquistador, no final da Guerra da Conquista. Desde aquela época os Starks mantiveram o Norte para os reis dos Sete Reinos como Guardiões do Norte.

Principais Personagens da Casa Stark
Eddard "Ned" Stark, Lorde de Winterfell e Guardião do Norte até a sua execução, o qual ocorreu vários meses depois de tomar posse como Mão do Rei.
Catelyn Tully, esposa de Lorde Eddard Stark. Ela é a mãe de Robb Stark, Sansa Stark, Arya Stark, Brandon Stark e Rickon Stark. Foi morta durante o Casamento Vermelho. Depois ressuscitada por Beric Dondarrion.
Robb Stark, filho legítimo mais velho e herdeiro de Lorde Eddard Stark, também conhecido como "o Jovem Lobo". Ele tomou a posição de seu pai como Lorde Stark e, posteriormente, foi coroado Rei do Norte por seus vassalos, antes de sua morte no Casamento Vermelho. Seu lobo gigante era o Vento Cinzento, que foi morto junto com ele nas Gêmeas.
Sansa Stark, filha mais velha Eddard Stark e de Catelyn Stark. Escondida no Vale de Arryn como "Alayne Stone". O nome de sua loba gigante era Lady, a qual foi morta sob as ordens da rainha Cersei, pois lobo gigante de sua irmã, Arya Stark, havia atacado seu filho Joffrey.
Arya Stark, filha mais jovem de Eddard Stark e Catelyn, foi cosiderada morta, embora na verdade esteja em Bravos, entre os homens sem rosto. Seu lobo gigante, Nymeria, se perdeu nas Terras Fluviais.
Bran Stark, o segundo filho de Eddard Stark e Catelyn, após uma queda de uma torre, deixou de andar. Aprendeu a se tornar um Warg. Foi considerado morto, embora na verdade esteja Para Lá da Muralha, na Caverna do corvo de três olhos. Seu lobo gigante é chamado de Verão.
Rickon Stark, filho mais novo de Eddard Stark e Catelyn, quando a série começa, possui apenas três anos de idade. Também foi considerado morto, embora na verdade esteja em Skagos. Seu lobo gigante é o Cão Felpudo.
Jon Snow é o filho bastardo de Eddard Stark, foi criado em Winterfell ao lado de seus meio-irmãos. Tendo ingressado na Patrulha da Noite, ele subiu para o posto de Senhor Comandante. Seu lobo gigante Se chama Fantasma. Sua mãe é desconhecida.