gameofthrones.
gameofthrones.
News

♦ Casa Targaryen

A Casa Targaryen é uma família nobre de Valíria que escapou da ruína de seu continente.
Eles viveram por séculos na ilha de Pedra do Dragão até que Aegon, o Conquistador e suas irmãs partiram com seus dragões para conquistar os Sete Reinos.
Os Targaryen governaram como reis de Westeros por quase trezentos anos, até serem expulsos durante a Rebelião de Robert. Além da capital, Porto Real, eles possuíam o castelo na ilha de Pedra do Dragão .

Características e Costumes
O brasão dos Targaryen é um dragão com três cabeças expelindo chamas, vermelho sobre um fundo negro. O dragão de três cabeças representa Aegon, o Conquistador, e suas duas irmãs, Rhaenys Targaryen e Visenya Targaryen. Seu lema é Fogo e Sangue. Embora os reis Targaryen tenham tomado como sede a cidade de Porto Real, lugar onde ocorreu o Desembarque de Aegon, a sede dos herdeiros Targaryen continuou sendo Pedra do Dragão, sua fortaleza ancestral.
A Casa Targaryen era adepta dos deuses valirianos. Durante a Guerra da Conquista, eles abandonaram sua antiga religião e se converteram à Fé dos Sete, religião predominante em Westeros. No entanto, eles continuaram a seguir a prática valiriana do casamento incestuoso entre membros da família, o que garantiria a pureza de sua linhagem e um menor número de pretendentes ao Trono de Ferro.
A expressão "sangue do dragão" se refere às típicas características valirianas dos Targaryen: cabelos loiro-platinados e olhos violeta. Alguns Targaryen também possuem uma alta tolerância ao calor, embora não sejam imunes ao fogo. Outro traço típico dos Targaryen, que também foi herdado pelos Blackfyre, é a capacidade de ter premonições em seus sonhos. Aenar Targaryen era um nobre de Valíria de antes da Perdição cuja filha donzela, Daenys, a Sonhadora, teve suas visões escritas e publicadas num livro.
Uma possível consequência de suas práticas incestuosas é a propensão dos Targaryen à loucura. O Rei Jaehaerys II Targaryen uma vez disse que cada vez que um novo Targaryen nascia os deuses jogavam uma moeda para decidir se este seria louco ou poderoso.
A Casa Targaryen também adota como costume cremar seus mortos ao invés de enterrá-los.

Dragões
Os Targaryen criaram dragões durante uma grande parte de seu reinado em Westeros. Cada dragão foi nomeado e vinculado a um Targaryen específico, que o montava em tempos de guerra ou o usava como meio de transporte. Para alojar seus dragões, a familia construiu uma imensa estrutura em forma de cúpula chamada de Fosso do Dragão. Os nove dragões nasceram a partir dos três primeiros pertencentes à Aegon, O Conquistador, porém seus números estavam diminuindo devido a mortes em batalhas e por ficarem mais fracos a cada geração. O último dragão Targaryen era deformado e morreu muito jovem.
Não está muito clara a causa da extinção dos últimos dragões. A lenda diz que Aegon, Veneno de Dragão os envenenou, mas o Arquimeistre Marwyn sugere que os meistres da Cidadela foram, de algum modo, responsáveis. Outros personagens argumentam que criar dragões em lugares fechados não é natural e atrofia seu crescimento.

História
Origens e Conquistas
A Casa Targaryen era uma das Quarenta Famílias, os chamados Senhores de dragões, da Cidade Franca de Valíria, um grande império que dominou a maior parte do continente oriental. Porém, os Targaryen não eram uma das famílias mais poderosas, sendo que a supremacia do império era disputada entre dois outros clãs mais importantes.
Antes da Perdição, Daenys, a Sonhadora, previu o cataclisma que se seguiria. Seu pai, Aenar, deu ouvidos à filha e se mudou com a família para o posto mais ocidental da Cidade Franca, a ilha-fortaleza de Pedra do Dragão. Para os outros nobres valirianos, isso foi visto como fraqueza. Doze anos depois que os Targaryen haviam se instalado em Pedra do Dragão, ocorreu a Perdição, o que levou ao colapso do império. Os Targaryen foram os únicos senhores de dragões que sobreviveram.
Aenar havia levado os cinco dragões da família para a ilha, mas quatro morreram em circunstâncias desconhecidas, deixando apenas Balerion. No entanto, dois ovos foram chocados, originando Vhagar e Meraxes.
Durante o Século de Sangue, período de caos e guerras que assolou as regiões que antes eram dominadas pela Cidade Franca, havia pressões para que os Targaryen se unissem a Volantis, a mais antiga das colônias valirianas, que tentava reconstruir o império. Frustrando as expectativas dos volantinos, os Targaryen permaneceram em Pedra do Dragão, conservando suas forças. Já muito depois, quando Volantis tentara conquistar Tyrosh, o jovem Aegon, o Conquistador, voou de Pedra do Dragão em Balerion para esmagar os volantinos.
Ao invés de se voltar para Essos, Aegon demonstrou maior interesse por Westeros, continente que ele estava determinado a ser tornar o governante. Cem anos após a Perdição, Aegon e suas duas irmãs-esposas, Rhaenys e Visenya, seus dragões e um pequeno exército, desembarcaram na Baía da Água Negra, ponto de onde travaram a Guerra da Conquista. Após sua vitória, o Alto Septão ungiu Aegon como rei com seus sete óleos em Vilavelha, levando à unificação de seis dos Sete Reinos e à criação de uma dinastia que durou trezentos anos. A área onde Aegon desembarcou tornou-se o local da nova capital, Porto Real. Pedra do Dragão tornou-se a sede do herdeiro do trono. A região em torno ficou conhecida como Terras da Coroa e Casas como os Darklyn, os Velaryon e os Rosby passaram a ser vassalos diretos dos Targaryen. Sua maior Casa aliada foi a Casa Baratheon, originada do irmão bastardo de Aegon, Orys Baratheon, que se tornou suserano das Terras da Tempestade.
A morte dos dragões
Após sua morte em 103DD, Jaehaerys foi sucedido por seu neto, Viserys I, que, a despeito de seu bom governo, teve problemas com seu casamento. Viserys declarou como herdeira sua filha, Rhaenyra Targaryen, mas seu desejo foi desafiado por Sor Criston Cole, o Fazedor de Reis, que ganhou essa alcunha após coroar o filho de Viserys, Aegon. Seguiu-se uma guerra de sucessão, a Dança dos Dragões (129-131DD), na qual os dois monarcas pereceram, assim como muitos ramos menores da Casa Targaryen e também muitos de seus dragões. Durante o reinado de Aegon III Targaryen, o filho de Rhaenyra que conquistou o Trono de Ferro ao fim da guerra, o último dos dragões morreu, e Aegon passou a ser conhecido como Aegon, o Veneno de Dragão. Como consequência, a Casa Targaryen saiu enfraquecida da guerra.
Depois da Dança dos Dragões, os Targaryen passaram a adotar uma versão extrema das leis de sucessão ândalas, passando todos os herdeiros masculinos, mesmo os colaterais, à frente de um possível herdeiro feminino.