gagalady
gagalady

News

𝐂𝐇𝐑𝐎𝐌𝐀𝐓𝐈𝐂𝐀

Chromatica é o sexto álbum de estúdio da cantora e compositora norte-americana Lady Gaga, lançado em 29 de maio de 2020, através das gravadoras Streamline e Interscope Records. Produtores musicais como BloodPop, Skrillex, Axwell e Tchami colaboraram para a produção das faixas. O álbum conta também com participações de Ariana Grande, Elton John e do grupo feminino sul-coreano Blackpink.

Originalmente, o álbum estava previsto para ser lançado em 10 de abril de 2020, mas a data de lançamento foi adiada por sete semanas, devido à pandemia de COVID-19. O conteúdo das letras das canções de Chromatica giram em torno da saúde mental, cura, e a busca da felicidade em meio à dificuldades. A teoria da cantora de aceitar os problemas, aprender a lidar com eles e seguir em frente, traz um contexto complexo e fácil de identificar-se para o álbum.

"Stupid Love", o primeiro single do álbum, foi lançado em 28 de fevereiro de 2020, e alcançou o quinto lugar na Billboard Hot 100. O anúncio ocorreu em 25 de fevereiro e levou os fãs a especularem que o título do álbum seria Chromatica, baseando-se na aparição da palavra em uma das promoções da canção. Em 22 de maio de 2020, Gaga lançou "Rain on Me", sua parceria com Ariana Grande, como segundo single do álbum. A canção alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100 e ganhou três estatuetas no MTV Video Music Awards de 2020. "Sour Candy", canção com a participação do grupo feminino sul-coreano Blackpink, foi lançada como o primeiro single promocional do álbum em 28 de maio de 2020. A canção "911" foi lançada como o terceiro single do álbum em 25 de setembro de 2020 pelas rádios italianas, porém seu videoclipe já havia sido lançado como um curta-metragem uma semana antes, em 18 de setembro. O lançamento oficial do quarto single, "Free Woman", ocorreu em 13 de abril de 2021, após ser enviada para as rádios da França. A canção também possui versões remixes que foram lançadas oito meses antes, em 28 de agosto de 2020.

Musicalmente, o álbum traz influências do dance-pop, electropop, synthpop, house music, disco music, deep house e eurodance, vindos da década de 1990. A capacidade da cantora de trazer ritmos e sensações nostálgicas para o álbum, faz com que ele possa ser chamado de "inovador". "Eu e BloodPop fizemos todas as batidas no computador." afirmou a cantora em uma entrevista para a Apple Music. Lady Gaga trabalhou com um time de produtores criativos e abertos a qualquer ideia, que trouxeram sugestões e criações também nostálgicas.

O processo criativo do álbum Chromatica foi durante um grande momento de depressão, tristeza e ansiedade na vida de Lady Gaga por vários motivos, o que influenciou na direção e letras do disco. Em uma conversa com BloodPop concedida ao Gaga Radio, Lady Gaga afirmou: "E, eu sinto que este álbum não foi um acidente, mas meio que só aconteceu. Porque lembro de você vir na minha casa e falar tipo: 'Vamos lá embaixo, vamos criar algumas músicas', e eu super irritada o tempo todo, porque estava passando por umas coisas ruins na minha vida. E acho que você deve ter percebido em mim uma habilidade de expressar isso, sabe, a minha depressão, através da música.". E BloodPop, produtor responsável pela criação de várias músicas do álbum disse: "Você (Gaga) praticamente começava a compor essas canções incoscientemente, antes mesmo de entrar no estúdio. Você começava a compor na mesa de produção."