gagalady
gagalady
News

 𝐃𝐢𝐬𝐜𝐨𝐠𝐫𝐚𝐟𝐢𝐚

  A discografia de Lady Gaga consiste de quatro álbuns de estúdio, dois álbuns de compilação, três extended plays (EP), vinte singles, quatro singles promocionais e dezenove videoclipes. Aos dezessete anos de idade, ela estudou música na Universidade de Nova Iorque, antes de sair aos dezenove. Ela começou a sua carreira ao apresentar-se em boates burlescas e compor canções para artistas como Britney Spears e New Kids on the Block antes do lançamento do seu álbum de estreia, The Fame, em 19 de agosto de 2008.

 O álbum ficou no topo de várias paradas musicais no mundo inteiro e atingiu o número dois nos Estados Unidos. As suas primeiras canções lançadas como singles, "Just Dance" e "Poker Face", tornaram-se sucessos internacionais de número um. Eles foram seguidos pelos bem-sucedido singles "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)" (lançado somente na Austrália, Nova Zelândia e em partes da Europa), "LoveGame" e "Paparazzi". Em dezembro de 2010, The Fame já havia vendido mais de doze milhões de cópias mundialmente. O seu sucesso incentivou o planejamento de uma edição de luxo, The Fame Monster, que definitivamente foi lançado como um extended play (EP) autônomo em 18 de novembro de 2009.

 The Fame Monster ficou no topo da parada da Austrália e atingiu o número cinco nos Estados Unidos, onde vendeu mais de um milhão de cópias. O seu primeiro single, "Bad Romance", foi outro número um internacional, e os singles sucessores, "Telephone" e "Alejandro", ficaram no topo das paradas em vários países. "Alejandro" foi a canção mais tocada de 2010 no Brasil. "Dance in the Dark" foi lançado como single promocional do álbum na Austrália, onde atingiu a posição de número 24 na parada local, e na França. A primeira compilação de Gaga, The Remix, foi lançada em 3 de março de 2010. Ela foi número seis nos Estados Unidos e cinco e três no Canadá e no Reino Unido, respectivamente. O álbum de remixes vendeu 500 mil cópias mundialmente. Lady Gaga ficou conhecida mundialmente pelo sucesso de seus singles "Just Dance", "Poker Face", "LoveGame", "Paparazzi", "Bad Romance", "Telephone" e "Alejandro". O segundo álbum de estúdio da cantora, intitulado Born This Way, foi lançado em 23 de maio de 2011. Até janeiro de 2011, segundo dados da Universal Music Group, Gaga já havia vendido mais de 40 milhões de singles e 15 milhões de álbuns mundialmente.

 Em novembro de 2013 Gaga lançou seu quarto álbum de estúdio intitulado Artpop. O seu primeiro single, "Applause", foi considerados pelos fãs uma das melhores músicas que a cantora já fez, e seu videoclipe foi considerado o melhor de sua carreira pelos fãs,sendo o vídeo da cantora com maior número de likes no YouTube. Seu segundo single era para ser "Venus", mas quando a cantora lançou a música "Do What U Want" foi um estouro para o álbum, era a música mais desejada do álbum a se ter um videoclipe, com isso Gaga cancelou "Venus" como segundo single para lançar "Do What U Want", antes da cantora lançar o clipe, ela cancelou ele por ter cenas apelativas ao sexo. Após alguns meses Gaga lançou o clipe de "G.U.Y." que foi considerado um dos maiores fracassos de sua carreira. Com vários problemas na equipe Gaga decidiu mudar de agente e com isso causou uma certa desordem na sua carreira. Ela acabou focando no seu novo álbum, intitulado Cheek to Cheek, em parceria com Tony Bennett e seguiu com a sua turnê "artRAVE: The ARTPOP Ball Tour" que foi um incrível sucesso tendo 100% dos ingressos vendidos. O álbum que foi considerado um fracasso na carreira da cantora vendeu cerca de 3 milhões de cópias.

 Em 23 de setembro de 2014 a cantora lançou em parceria com Tony Bennett, o álbum de Jazz Cheek to Cheek, um álbum totalmente diferente de seu estilo musical pop. Quando a cantora lançou o álbum, muitos fãs se desesperaram achando que a cantora não ia cantar mais músicas pop, após um tempo a cantora disse que ARTPOP não seria o seu último álbum de música e que Cheek to Cheek não seria seu único álbum de Jazz. Foi um grande sucesso ficando em primeiro lugar de vendas no EUA, vendendo no seu primeiro dia 202 mil cópias mundialmente.

  𝐓𝐡𝐞 𝐅𝐚𝐦𝐞
Lançamento: 19 de agosto de 2008
Gravadoras: Streamline, Kon Live, Cherrytree, Interscope
Formatos: CD, download digital, USB, LP
Singles: 5 (Just Dance, Poker Face, Eh, Eh (Nothing Else I Can Say), LoveGame e Bad Romance).

  𝐓𝐡𝐞 𝐅𝐚𝐦𝐞 𝐌𝐨𝐧𝐬𝐭𝐞𝐫
Lançamento: 18 de novembro de 2009
Gravadoras: Streamline, Kon Live, Cherrytree, Interscope
Formatos: CD, download digital, USB-Drive, LP
Singles: 4 (Bad Romance, Telephone, Alejandro e Dance in the Dark*).
* Como single promocional.

  𝐁𝐨𝐫𝐧 𝐓𝐡𝐢𝐬 𝐖𝐚𝐲
Lançamento: 23 de maio de 2011
Gravadoras: Streamline, Kon Live, Interscope
Formatos: CD, download digital, USB, LP
Singles: 6 (Born This Way, Judas, Hair*, The Edge of Glory, Yoü and I e Marry the Night).
* Como single promocional.

  𝐀𝐑𝐓𝐏𝐎𝐏
Lançamento: 11 de novembro de 2013
Gravadoras: Streamline, Interscope, Kon Live
Formatos: CD, LP, download digital
Singles: 8 (Applause, Gypsy*, Venus*, Do What U Want, MANiCURE*, Fashion!*, Dope* e G.U.Y.).
* Como single promocional.

  𝐂𝐡𝐞𝐞𝐤 𝐭𝐨 𝐂𝐡𝐞𝐞𝐤
Lançamento: 23 de setembro de 2014
Gravadoras: Streamline, Intercope, Universal Music
Formatos: CD, LP, download digital
Singles: 6 (Anything Goes, I Can't Give You Anything But Love, Nature Boy¹, But Beautiful, It Don't Mean A Thing (If It Ain't Got That Swing) e Winter Wonderland²).
¹ Como single promocional / ² Como single promocional natalino.

Leia mais:
‣ 𝚃𝚑𝚎 𝙵𝚊𝚖𝚎
‣ 𝚃𝚑𝚎 𝙵𝚊𝚖𝚎 𝙼𝚘𝚗𝚜𝚝𝚎𝚛
‣ 𝙱𝚘𝚛𝚗 𝚃𝚑𝚒𝚜 𝚆𝚊𝚢
‣ 𝙰𝚁𝚃𝙿𝙾𝙿
‣ 𝙲𝚑𝚎𝚎𝚔 𝚝𝚘 𝙲𝚑𝚎𝚎𝚔