fandobobmarley
fandobobmarley
News

► Sua História.A vida eo legado de Bob Marley

Bob Marley foi uma figura do herói, no sentido clássico mitológico. Sua partida deste planeta chegou a um ponto em sua visão de One World, One Love - inspirado por sua crença Rastafari - estava começando a ser ouvida e sentida. A última Bob Marley e The Wailers tour em 1980 atraiu o maior público naquele momento e por qualquer ato musical na Europa.
A história de Bob é que de um arquétipo, que é por isso que continua a ter ressonância como um poderoso e crescente: ele encarna a repressão política, metafísica e artística insights, a guerra de gangues e vários períodos de deserto místico. E a sua audiência continua a aumentar: aos ocidentais verdades apocalípticas Bob's provar inspirador e de mudança de vida, no Terceiro Mundo o seu impacto vai muito mais longe. Não apenas entre os jamaicanos, mas também os índios Hopi do Novo México e os Maoris da Nova Zelândia, Indonésia e Índia, e especialmente naquelas partes da África Ocidental de escravos wihch foram arrancadas e levadas para o Novo Mundo, Bob é visto como um redentor figura retornando para liderar esta
Na luz do sol claro jamaicano você pode escolher os componentes de que o mito de Bob Marley é composta por: a tristeza, o amor, a compreensão, o talento Godgiven. Esses são os fatos. E, embora às vezes se diz que não há fatos, na Jamaica, há mais uma coisa de que podemos estar certos: Bob Marley nunca escreveu uma música ruim. Ele deixou para trás o corpo o mais notável do trabalho gravado. "O reservatório de música que ele deixou para trás é como uma enciclopédia", diz Judy Mowatt do I-Threes. "Quando você precisa para se referir a uma determinada situação ou de crise, sempre haverá uma canção de Bob Marley, que se relacionam com ela. Bob era um profeta musical".
O pequeno país do Terceiro Mundo da Jamaica produziu um artista que transcendeu todas as categorias, classes e credos com uma combinação de modéstia inata e profunda sabedoria. Bob Marley, a Natural Mystic, pode ainda provar ser o artista musical mais importante do século XX.
Bob Marley deu ao mundo brilhante e evocativa da música, sua obra esticada em quase duas décadas e ainda continua a ser atemporal e universal. Bob Marley & the Wailers trabalhou seu caminho para o próprio tecido de nossas vidas.
"Ele tomou seu lugar ao lado de James Brown e Sly Stone como uma influência penetrante sobre r & b", diz o crítico americano Timothy White, autor da aclamada biografia de Bob Marley Catch a Fire: a vida de Bob Marley. "Sua música era rock puro, no sentido de que era uma expressão pública de uma verdade particular."
É importante considerar as raízes dessa lenda: o primeiro superstar do Terceiro Mundo, Bob Marley foi um dos artistas mais carismáticos e desafiadores do nosso tempo e sua música poderia ter sido criado a partir de uma única fonte: a cultura de rua de Jamaica .
Os dias de escravidão são uma memória popular recente sobre a ilha. Eles têm permeado a essência da cultura da Jamaica, a partir do plantio de meados do século XIX para a música popular dos nossos tempos. Embora a escravidão foi abolida em 1834, os africanos e seus descendentes desenvolveram sua própria cultura com meia lembrou Africano tradições se misturaram com os costumes dos ingleses.
Essa cultura híbrida, claro, tinha paralelos com a sociedade emergente negro na América. Jamaica, no entanto, permaneceu uma comunidade rural que, sem a industrialização de seu vizinho do norte, foi mais de perto suas raízes para o seu legado Africano.
No início do século XX que o património Africano foi ter expressão política com Marcus Garvey, um pastor jamaicano que fundou a Universal Negro Improvement Association (UNIA). A organização defendia a criação de um novo estado na África negra, livre da dominação branca. Como primeiro passo neste sonho, Garvey fundou a Black Star Line, uma companhia de navegação que, na imaginação popular, pelo menos, era levar a população negra da América e do Caribe de volta à sua terra natal de África.
Alguns anos mais tarde, em 1930, Ras Tafari Makonnen foi coroado Imperador da Etiópia e tomou um novo nome, Hailé Selassié, o imperador afirmava ser a régua 225 em uma linha que se estendia para trás a Menelik, filho de Salomão e Sheba.
Os seguidores de Marcus Garvey na Jamaica, consultar seu Novo Testamento por um sinal, acredita Haile Selassie era o rei preto Garvey havia profetizado que iria entregar a raça negra. Era o começo de uma nova religião chamada Rastafari.
Quinze anos mais tarde, em Rhoden Hall, ao norte da Jamaica, Bob Marley nasceu. Sua mãe era uma garota de dezoito anos de idade, negro chamado Cedella Booker, enquanto seu pai era capitão Norval Marley, um furriel de 50 anos de idade, ligado ao British West Indian Regiment.
O casal se casou em 1944 e Robert Nesta Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945. família Norval Marley, no entanto, pressão constante aplicada e, apesar de ter apoio financeiro, o Capitão raramente viu seu filho, que cresceu no meio rural de St. Ann, ao norte da ilha.
Para as pessoas de países em Jamaica, a capital Kingston era a cidade de seus sonhos, a terra da oportunidade. A realidade era que Kingston teve pouco trabalho para oferecer, ainda, através dos anos cinqüenta e sessenta, as pessoas inundaram a cidade. Os recém-chegados, apesar de sua desilusão com os rápidos capital, raramente voltou para as freguesias rurais. Em vez disso, eles ocupadas nas favelas que cresceram em Kingston ocidental, a mais conhecida das quais era Trench Town (assim chamada porque foi construída sobre uma vala que escoava o esgoto de Kingston velho.)
Bob Marley, quase em sua adolescência, mudou-se para Kingston no final dos anos cinquenta. Como muitos antes deles, Marley e sua mãe acabaram por se instalar em Trenchtown. Seus amigos eram outras juventudes da rua, também impaciente com seu lugar na sociedade jamaicana. Um amigo em particular, foi Neville O'Riley Livingston, conhecido como Bunny, com quem Bob teve seu primeiro passos hesitantes musical.
Os dois jovens ficaram fascinados com a música extraordinária que poderia pegar de estações de rádio norte-americana. Em particular, foi uma estação de Nova Orleães radiodifusão as últimas músicas de artistas como Ray Charles, Fats Domino, Curtis Mayfield e Brook Benton. Bob e Bunny também deu especial atenção aos grupos vocais negros, como os Drifters, que eram muito populares na Jamaica.
Quando Bob deixou a escola parecia ter apenas uma ambição: música. Embora ele conseguiu um emprego em uma loja de soldadura, Bob gastou todo seu tempo livre com Bunny, aperfeiçoando suas habilidades vocais. Eles foram ajudados por um dos moradores famosos Trench Town, o cantor Joe Higgs, que realizou aulas de canto para aspirantes nos estaleiros cortiço. Foi em uma dessas sessões que Bob e Bunny conheceram Peter McIntosh, outro jovem com grandes ambições musicais.
Em 1962, Bob Marley fez um teste para um empresário da música local chamado Leslie Kong. Impressionado com a qualidade da voz de Bob, Kong levou a jovem cantora em estúdio para cortar algumas faixas, a primeira das quais, chamada de "Judge Not", foi lançado pelo selo Beverley's. Foi primeiro registro de Marley.
As outras músicas - incluindo "Terror" e "One Cup of Coffee" - não recebeu nenhum airplay e atraiu pouca atenção. No mínimo, no entanto, confirmaram a ambição de Marley ser um cantor. No ano seguinte Bob decidiu que o caminho estava com um grupo. Ligou-se com Bunny e Peter para formar o Wailing Wailers.
O novo grupo tinha um tutor, um baterista de mão rastafari Alvin chamado de Patterson, que introduziu os jovens de Clement Dodd, produtor de discos em Kingston. No verão de 1963 Dodd ouviu Os Wailing Wailers e, satisfeito com os resultados, decidiu gravar o grupo.
Era o tempo da música ska, a música chão quente nova dança com um pronunciado back-beat. Suas origens incorporaram influências das tradições Africano Jamaica, mas, mais imediatamente, a partir das batidas do ritmo inebriante New Orleans '& blues divulgados a partir de estações de rádio americanas e os sistemas de som crescente nas ruas de Kingston. Clemente - Sir Coxsone - Dodd foi um dos melhores da cidade dos homens sistema de som.
Os Wailing Wailers lançaram seu primeiro single, "Simmer Down", no rótulo Coxsone durante as últimas semanas de 1963. Até o mês de janeiro seguinte foi o número um nas tabelas da Jamaica, permanecendo nessa posição durante os próximos dois meses. O grupo - Bob, Bunny e Peter, Junior Braithwaite e dois cantores de back-up, Beverly Kelso e Cherry Smith - eram grandes novidades.
"Simmer Down" causou sensação na Jamaica e Os Wailing Wailers começaram a gravar regularmente para a Studio One de Coxsone Dodd Company. A música dos grupos "também encontrou novos temas, identificando-se com os rebeldes Rude Boy de rua nas favelas de Kingston. A música jamaicana tinha encontrado uma postura dura urbana.
Ao longo dos próximos anos Os Wailing Wailers que colocar para fora cerca de trinta partes que estabeleceram corretamente o grupo.
Apesar de sua popularidade, a economia de manter o grupo unido provou demasiado e os três outros membros - Junior Braithwaite, Beverly Kelso e Cherry Smith - parar de fumar. A mãe de Bob, Cedella, tinha voltado a casar e mudou-se para Delaware nos Estados Unidos, onde ela tinha guardado dinheiro suficiente para enviar o seu filho um bilhete de avião. A intenção era de Bob para começar uma nova vida. Mas antes que ele se mudou para os Estados Unidos, Bob conheceu uma menina chamada Rita Anderson e em 10 de fevereiro de 1966, eles eram casados.
estada de Marley na América foi curta. Ele trabalhava apenas o suficiente para financiar a sua verdadeira ambição: a música. Em outubro de 1966 Bob Marley, depois de oito meses nos Estados Unidos, voltou à Jamaica. Foi um período de formação na sua vida. O Imperador Haile Selassie tinha feito uma visita de Estado à Jamaica, em abril desse ano. Até o momento Bob re-estabeleceu-se em Kingston o movimento Rastafari ganhou um novo crédito.
Marley era cada vez mais atraído Rastafari. Em 1967 Bob música refletia suas crenças novas. Gone foram os hinos dos Rude Boys deram lugar a uma crescente dedicação às canções espirituais e sociais, a pedra fundamental do seu real legado.
Marley juntou-se com Peter e Bunny para novamente formarem um grupo, agora conhecido como The Wailers. Rita também começava sua carreira como cantora, tendo um grande sucesso com "Pied Piper", um cover de uma canção pop Inglês. A música jamaicana, no entanto, foi mudando. A frenética batida do ska tinha sido substituído por um ritmo mais lento e sensual chamado Rock Steady.
The Wailers novo compromisso para Rastafarianism colocou em conflito com Coxsone Dodd e, determinados a controlar seu próprio destino, o grupo formou sua própria gravadora, N 'Wail' Soul. Apesar de alguns sucessos, porém, a ingenuidade dos Wailers negócio provou muito eo selo faliu no fim de 1967.
O grupo sobreviveu, entretanto, inicialmente como compositores de uma companhia associada ao cantor americano Johnny Nash que, na década seguinte, teria um grande sucesso com "Marley Stir It Up". The Wailers também reuniu-se com Lee Perry, cujo gênio produtivo havia transformado as técnicas de gravação em estúdio em arte.
A associação Perry / Wailers resultou em algumas das melhores músicas da banda. Músicas como "Soul Rebel", "Duppy Conqueror", "400 Years" e "Small Axe" são clássicos, mas definiram a futura direcção do reggae.
Em 1970, Aston 'Family Man' Barrett e seu irmão Carlton (baixo e bateria, respectivamente) se uniram aos Wailers. Eles foram o núcleo ritmo da banda de estúdio de Perry, trabalhando com os Wailers naquelas sessões inovador. Eles também foram impugnadas como ponto mais difícil do ritmo da Jamaica, status que continuariam ostentando pela década seguinte. A reputação da banda foi, no início dos anos setenta, um extraordinário todo o Caribe. Mas a nível internacional os Wailers ainda eram desconhecidos.
No verão de 1971 Bob aceitou o convite de Johnny Nash para acompanhá-lo à Suécia, onde o cantor havia tomado uma comissão filmscore. Enquanto na Europa Bob garantiu um contrato com a gravadora CBS, que foi também, naturalmente, a empresa de Nash. Na primavera de 1972 os Wailers já estavam na Inglaterra, promovendo ostensivamente o seu CBS single "Reggae on Broadway". Em vez disso, encontraram-se presos na Grã-Bretanha.
Como um último lance dos dados Bob Marley entrou na Rua Baseando Studios da Island Records e pediu para ver seu fundador, Chris Blackwell. A empresa, claro, tinha sido um dos principais motores por trás da ascensão da música jamaicana na Inglaterra, na verdade Blackwell lançou Island na Jamaica durante o final dos anos cinqüenta.
Em 1962, no entanto, Blackwell tinha percebido que, ao re-encontrar a Ilha de Londres, ele poderia representar todos os seus rivais jamaicano na Grã-Bretanha. A empresa foi re-nascido em maio de 1962, vendendo inicialmente à população jamaicana da Grã-Bretanha centrado principalmente em Londres e Birmingham.
O ritmo ska quente, no entanto, rapidamente se estabeleceu como uma pista de dança com ritmo crescente da cultura Mod, em seguida, crescendo e, em 1964, Blackwell produziu um sucesso mundial com "My Boy Lollipop", um pop / música ska pelo jovem cantor jamaicano Millie .
Através da Ilha Sixties tinha crescido para se tornar uma fonte importante da música jamaicana, do ska e rock steady ao reggae. A empresa também abraçou o rock branco, com bandas e artistas como Traffic, Jethro Tull, King Crimson, Cat Stevens, gratuito e Convenção Fairport assim, quando Bob Marley fez sua primeira deslocação com a Island em 1971, ele estava se conectando com o mais quente independente do mundo naquela época.
Blackwell conhecia a reputação do jamaicano Bob Marley. O grupo foi oferecido um negócio único em termos da Jamaica. The Wailers eram avançados £ 4.000 para fazer um álbum e, pela primeira vez, uma banda de reggae tivesse acesso aos melhores facilidades de gravação e foram tratados da mesma maneira como, digamos, seus contemporâneos grupo de rock. Antes desse acordo, foi considerado que o reggae só vendia em singles e álbuns de compilação barata. The Wailers primeiro álbum "Catch A Fire" quebrou todas as regras: era lindamente embalado e fortemente promovido. Era o começo de um longo caminho à fama e reconhecimento internacionais.
Anos mais tarde o poeta dub reggae aclamado Linton Kwesi Johnson, comentando sobre "Catch A Fire, escreveu:" Um novo estilo de música jamaicana tem vindo a ser. Ele tem um caráter diferente, um som diferente... Que só posso descrever como Internacional Reggae. Ele incorpora elementos da música popular internacional: rock e soul, blues e funk. Estes elementos facilitou um avanço no mercado internacional. "
Embora "Catch A Fire não foi um sucesso imediato, que fez um impacto considerável na mídia. Os ritmos duros Marley's dance, aliadas à sua postura militante lírico, veio em total contraste com os excessos do rock mainstream. Island também decidiu The Wailers deve excursionar Grâ Bretanha e América, novamente era uma completa novidade para uma banda de reggae.
Marley ea banda chegou a Londres em abril de 1973, embarcando em uma excursão do clube que endurecesse The Wailers, como um grupo ao vivo. Após três meses, no entanto, o grupo voltou à Jamaica e Bunny, desencantado com a vida na estrada, se recusou a tocar na turnê americana. Seu lugar foi ocupado por Joe Higgs, The Wailers professor 'cantando original.
A turnê norte-americana chamou a casa cheia e ainda incluiu um fim de semana jogando apoio ao envolvimento com o jovem Bruce Springsteen. Essa foi a exigência de que uma excursão do outono também foi arranjado com dezessete datas como o apoio a Sly & The Family Stone, a banda número um na música negra norte-americana.
Quatro shows em turnê, no entanto, The Wailers foram retirados do projeto. Parece que tinha sido muito bom, as bandas de apoio não deve prejudicar a atração principal. The Wailers, no entanto, fizeram o seu caminho para San Francisco, onde um concerto transmitido ao vivo para a estação de rádio pioneiro do rock, KSAN.
A maior parte da sessão foi finalmente disponibilizada em fevereiro de 1991, quando a Island lançou o álbum comemorativo, Talkin 'Blues.
Em 1973, The Wailers também lançou o seu segundo álbum pela Island, "Burnin, um LP que incluía novas versões de algumas músicas antigas da banda:" Duppy Conqueror ", por exemplo," Small Axe "e" Put It On "- juntamente com tais faixas como "Get Up Stand Up" e "I Shot The Sheriff". Este último, é claro, foi um enorme hit mundial de Eric Clapton no ano seguinte, até chegar a número um na tabela de singles E.U..
Em 1974, Marley passou muito tempo do seu tempo no estúdio trabalhando nas sessões que resultaram em "Natty Dread", um álbum que incluía músicas como ferozmente cometidos como "Talkin 'Blues", "No Woman No Cry", "So Jah Seh", "Revolution", "Them Belly Full (But Nós Hungry)" e "Rebel Music (03:00 Bloqueio"). Até o início do próximo ano, entretanto, Bunny e Peter deixariam definitivamente o grupo, eles foram mais tarde para embarcar em carreiras solo (como Bunny Wailer e Peter Tosh), enquanto a banda foi re-nomeado Bob Marley & The Wailers.
Natty Dread "foi lançado em fevereiro de 1975 e, no Verão, a banda estava novamente na estrada. Bunny e harmonias faltando Peter havia sido substituída pelas I-Threes, um trio feminino composto pela esposa de Bob, Rita, além de Marcia Griffiths e Judy Mowatt. Entre os shows foram duas apresentações no Lyceum Ballroom de Londres que até hoje são lembradas entre as melhores da década.
Os shows foram gravados e logo o disco, junto com o single "No Woman No Cry", nas paradas de sucesso. Bob Marley & The Wailers estavam levando o reggae para o mainstream. Em novembro, quando The Wailers voltou à Jamaica para tocar num show beneficiente com Stevie Wonder ele já era obviamente a maior estrela do país.
Rastaman Vibration, o álbum seguinte, em 1976, rachou as cartas americanas. Era, para muitos, a exposição mais clara ainda da música de Marley e crenças, incluindo faixas como "Crazy Baldhead", "Johnny Was", "Quem Cap Fit" e, talvez mais significativa de todas, "War", as letras de que foram tomadas a partir de um discurso do imperador Haile Selassie.
Seu sucesso internacional cresceu a importância política de Bob Marley na Jamaica, onde a sua empresa de postura Rastafari encontrou forte ressonância na juventude dos guetos. Como forma de agradecimento ao povo da Jamaica, Marley decidiu, em um concerto gratuito, que será realizada no National Heroes Park de Kingston em 5 de dezembro de 1976. A idéia era enfatizar a necessidade de paz nas ruas da cidade, onde as brigas de gangues estavam causando confusão e assassinato.
Logo após o show foi anunciado, o governo convocou eleições para 20 de dezembro. A campanha foi um sinal para a guerra no gueto e, na véspera do concerto atiradores invadiram a casa de Bob eo alvejaram.
Na confusão os atiradores apenas feriram Marley, que foi levado para um refúgio nas montanhas ao redor de Kingston. Para um dia ele resolveu fazer o show e, em seguida, em 05 de dezembro, ele entrou no palco e jogou um jogo breve no desafio dos pistoleiros.
Foi a última apresentação de Bob na Jamaica por oito meses. Logo após o show ele deixou o país e, durante o início de 1977, viveu em Londres, onde gravou seu próximo álbum, "Exodus".
Lançado no verão daquele ano, "Exodus" consolidou o status internacional da banda. O álbum permaneceu nas paradas da Inglaterra por 56 semanas seguidas e tendo seus três singles - "Exodus", "Waiting in Vain" e "Jammin '" - com grandes vendagens. A banda também teve uma semana de shows no Rainbow Theatre de Londres, suas últimas datas na cidade durante os anos setenta.
Em 1978, a banda capitalizou novo sucesso com "Kaya", um álbum que atingiu o quarto lugar na Inglaterra logo na semana após o lançamento. O álbum Marley em um modo diferente, uma coleção de canções de amor e, claro, homenagens ao poder da "Ganja". O álbum também forneceu dois singles, "Satisfy My Soul" e do belo "Is This Love".
Havia mais três eventos em 1978, todos os quais foram de extraordinária importância para Marley. Em abril ele voltou à Jamaica para o "One Love Peace Concert, em frente ao Primeiro-Ministro Michael Manley eo líder da oposição Edward Seaga.
Ele foi então convidado a Organização das Nações Unidas, em Nova York para receber a Medalha da organização da paz. No final do ano, Bob visitou a África pela primeira vez, indo inicialmente ao Kenya e depois à Etiópia, o lar espiritual Rastafari.
A banda já havia excursionou pela Europa e América, uma série de espectáculos que desde o segundo álbum ao vivo "Babylon By Bus. The Wailers também inovou ao jogar na Austrália, Japão e Nova Zelândia: reggae estilo verdadeiramente internacional.
Sobrevivência, o nono álbum de Bob Marley pela Island Records, foi lançado no verão de 1979. Ela incluía "Zimbabwe", um hino para o logo-a-ser liberado Rodésia, juntamente com "So Much Trouble In The World", "Ambush In The Night" e "Africa Unite", como a capa, que contém as bandeiras das nações independentes, indicados, Survival "foi um álbum de solidariedade pan-Africano.
No início do ano seguinte - uma nova década - Bob Marley & The Wailers voaram para o Gabão, onde foram fazer a sua estreia Africano. Não era uma ocasião auspiciosa, no entanto, quando a banda descobriu que eles estavam jogando na frente de elite jovens do país. O grupo, no entanto, era fazer um rápido retorno à África, desta vez o convite oficial ao governo do Zimbabwe liberado para jogar no país da Independência Cerimônia em abril de 1980. Foi a maior honra oferecida à banda, e um que sublinhou a importância do Wailer no Terceiro Mundo.
O próximo disco da banda, "Uprising", foi lançado em maio de 1980. Foi um sucesso instantâneo, com o single, "Could You Be Loved" vendedor uma maciça em todo o mundo. O álbum também trazia "Coming In From The Cold", "Work" ea extraordinária faixa de encerramento, "Redemption Song".
Os Wailers então embarcaram na sua maior turnê européia, quebrando recordes de público em todo o continente. A agenda incluía um show para 100 mil pessoas em Milão, o maior show da história da banda. Bob Marley & The Wailers, simplesmente, eram a maior banda na estrada naquele ano e "Uprising novo em todas as paradas da Europa. Foi um período de máximo otimismo e estavam sendo feitos planos para uma turnê na América em companhia de Stevie Wonder, que no inverno.
No final da turnê européia Marley ea banda foram para a América. Bob fez dois shows no Madison Square Garden, mas logo depois, adoeceu gravemente.
Três anos antes, em Londres, tinha ferido o dedo do pé jogando futebol. O ferimento se tornou canceroso e ter sido tratado em Miami, mas ainda assim continuou a apodrecer. Em 1980, o câncer, em sua forma mais virulenta, começou a se espalhar pelo corpo de Bob.
Ele lutou contra a doença por oito meses, fazendo tratamento na clínica do Dr. Joseph Issels, na Bavária. tratamento de Issels era controverso e não tóxicos e, por algum tempo, a condição de Bob pareceu estabilizar. Eventualmente, no entanto, a batalha foi demais. No início de Maio de Bob Marley deixou a Alemanha para sua casa, jamaicano, uma viagem que não foi concluída. Ele morreu em um hospital de Miami na segunda-feira 11 de maio de 1981.
No mês anterior, Marley havia sido agraciado com a Ordem do Mérito da Jamaica, a terceira maior honra da nação, em reconhecimento à sua inestimável contribuição à cultura do país.
Na quinta-feira 21 de maio de 1981, o Exmo. Robert Nesta Marley OM recebeu um funeral oficial do povo da Jamaica. Após o funeral - assistido tanto pelo Primeiro-Ministro eo líder da oposição - o corpo de Marley foi levado à sua terra natal, Nine Mile, no norte da ilha, onde agora descansa em um mausoléu. Bob Marley morreu aos 36 anos de idade. Sua lenda, no entanto, tem conquistado o ano.