exo

News

✰ Lay

        「 sᴇᴊᴀᴍ ʙᴇᴍ﹣ᴠɪɴᴅᴏs ᴀᴏ ᴍᴇᴀᴅᴅ/ᴇxᴏ 」
           ᴠᴏᴄᴇ̂ sᴇ ᴇɴᴄᴏɴᴛʀᴀ ᴇᴍ﹕ ᴮᶤᵒᵍʳᵃᶠᶤᵃ ᴹᵉᵐᵇʳᵒˢ: ᴸᵃʸ

 Zhang Yixing (chinês tradicional: 張藝興, chinês simplificado: 张艺兴, pinyin: Zhāng Yìxīng; nascido em 7 de outubro de 1991), mais conhecido pelo seu nome artístico Lay (em coreano: 레이), é um cantor e ator chinês. Tornou-se conhecido após participar do programa de TV Star Academy em 2005. Estreou como membro do grupo EXO em janeiro de 2012. Em setembro de 2015, lançou seu livro autobiográfico, intitulado Standing Firm At 24, quebrando recordes de pedidos de livros on-line.


━ Início da Vida
Zhang Yixing nasceu em ChangshaHunanChina em 7 de outubro de 1991, em uma família erudita tendo uma boa educação familiar. Em 2000 com apenas 9 anos de idade participou de um programa de TV como membro do fã clube do ator e cantor Jimmy Lin, tendo seu primeiro contato com a carreira televisiva interpretando uma das canções do cantor.


━ Carreira
❭  2005–2014: Star Academy e EXO
Lay iniciou sua carreira como uma estrela infantil local, na província de Hunan, tendo conquistado o terceiro lugar em uma competição organizada pelo popular programa de TVStar Academy em 2005. Ele também apareceu em um episódio de Ce Yue Yue Kai Xin e no show de variedades de Liu NaNa Ke Bu Yi Yang entre 2005 e 2006. Em abril de 2006, participou de audições para estrelar a série The Duke of Mount Deer dirigida por Zhang Jizhong, e apesar de ter ficado entre os finalistas não ganhou o papel. Sobre não ter ganho o papel Lay declarou desanimado: "Não há realmente nenhum significado, gastar milhares de dólares para vir a Pequim para raspar minha cabeça!". Em 2008 juntou-se a S.M. Entertainment, após uma audição bem-sucedida no sistema de fundição global da empresa em Changsha. Na época das audições, tinha 16 anos e estava estudando para seus exames de admissão da faculdade. Foi colocado em um dormitório com outros estagiários da SM, e foi treinado na área de canto, dança e atuação.

Em 2011, trabalhou ao lado do grupo SHINee em sua turnê como dançarino substituto de JonghyunLay foi formalmente introduzido como membro do grupo EXO em 17 de janeiro de 2012. O primeiro single do grupo, "What Is Love", foi lançado em 30 de janeiro. O lançamento do segundo single, intitulado "History", ocorreu em 9 de março do mesmo ano. O grupo realizou um showcase de pré-estreia no Estádio Olímpico de Seul, em 31 de março, cem dias após o lançamento do primeiro trailer de sua estréia em 21 de dezembro de 2011. O showcase foi realizado para cerca de 3.000 fãs de 8.000 candidatos selecionados para assistir suas performances. O grupo realizou uma conferência de imprensa e mostrou suas performances no Grande Salão da Universidade de Economia e Negócios Internacionais em PequimChina em 1 de abril de 2012. Em dezembro de 2012, juntamente com KaiYunho,EunhyukDonghaeMinho e Taemin, formaram o grupo de dança, SM The Performance. A primeira primeira aparição do grupo foi no evento SBS Gayo Daejun em 29 de dezembro, com o lançamento do single "Spectrum" no dia seguinte.

Em setembro de 2013, fez uma performance de dança para o programa "Dancing 9" da Mnet, ao lado de Kai e Hyoyeon performando as músicas "Centipede" de Knife Party e "Coco" de Gent & Jawns. Em dezembro do mesmo ano, a SM Entertainment divulgou um vídeo de dança do projeto SMRookies tendo Lay como compositor da música de fundo. Compôs a canção "I'm Lay" para a primeira turnê do EXOThe Lost Planet Tour, que teve seu inicio maio de 2014. Em 19 de junho do mesmo ano, o programa chinês  "Music Billboard Charts" publicou fotos de Lay como um MC temporário especial através do seu Weibo oficial, e descreveu-o como um grande sucesso. Em 31 de dezembro de 2014, Lay performou a canção auto-composta "I'm Coming" no especial de fim de ano da Hunan TV.

❭  2015–presente: Atuação
Em 18 de março de 2015, Lay anunciou em sua conta pessoal no Weibo que participará de um filme produzido por Zhang Ziyi, intitulado "Oh My God". A SM Entertainment confirmou mais tarde que Lay irá realmente estrelar seu primeiro filme. O filme é uma comédia romântica de ficção científica sobre um casal tentando conceber uma criança e tem suas orações atendidas quando um bebê cai do céu. Compôs a canção "Promise", juntamente com Chen e Chanyeol, para o segundo álbum de estúdio do grupo EXO, intitulado Exodus, lançado em 30 de março. Em abril do mesmo ano, um comunicado de imprensa feito pela SM Entertainment, anunciou que a agencia de talentos havia criado um estúdio para Lay. O estúdio foi estabelecido e registrado sob o nome de "Zhang Yixing Studio" em 31 de março de 2015, para auxiliar o artista em suas atividades chinesas. Um dos principais benefícios com o formato do workshop é a capacidade de adaptação ao mercado chinês, deixando o artista livre para trabalhar com várias fontes na China, mesmo que elas não estejam associadas a SM Entertainment e seus parceiros. Sobre a criação de seu próprio estúdio, Lay declarou: " A criação deste estúdio vai se tornar uma base para solidificar a minha intenção de honrar o meu contrato, e eu espero que isso se torne um exemplo de cumprimento do contrato. Eu acredito que minhas atividades chinesas serão um benéfico para o EXO e a empresa. Espero contribuir para o crescimento da empresa e ajudar na relação entre as duas culturas."  Ainda em abril, estrelou ao lado dos outros membros do EXO a web-série EXO Next Door, também estrelada pela atriz Moon Ga-young.

Em 13 de maio de 2015, Lay foi apresentado como membro regular do programa de variedades "Go Fighting". Em 18 de agosto, foi confirmado que fará uma participação na série de televisão To Be A Better Man. Em 17 setembro, disponibilizou a edição limitada de seu livro autobiográfico intitulado Standing Firm At 24 para pré-venda, contendo 24 momentos importantes em sua vida, e a edição padrão do livro foi lançada em 7 de outubro de 2015. O livro quebrou recordes com a venda de 68,537 cópias nos primeiros 24 minutos de pré-venda. Em média, foram registrados 50 exemplares vendidos por segundo, quebrando recordes de pedidos de livros on-line. Ainda em setembro foi confirmado que participará do filme Kung Fu Yoga, estrelado por Jackie Chan e dirigido por Stanley Tong. Em outubro de 2015, foi escolhido para estrelar o filme Kite Flying, ao lado de Krystal Jung. Um representante da SM declarou: "Os dois decidiram estrelar 'Kite Flying' e estão atualmente em preparação para seus papéis, onde vão retratar um homem e uma mulher que encontram o amor e uma carreira de sucesso através da dança. Temos grandes expectativas para eles, por serem celebridades altamente estimadas não apenas na Coréia, mas na China também."   Lay e Krystal foram os primeiros na lista de elenco devido a suas habilidades de dança.


━ Imagem
Em 10 de outubro de 2013, a pesquisa sobre o "Top 10 dos homens mais bonitos da Ásia", organizada pelo site da Youth Entertainment informou que Lay foi classificado na #6 posição, com mais de 27 milhões de votos. Em abril de 2014, Lay foi classificado na #10 posição na pesquisa anual do "Homem mais bonito da Ásia".


━ Filantropia
Em 13 de fevereiro de 2015, Lay participou do serviço comunitário "LOVE TO GO HOME". O serviço foi realizado pela empresa de bicicletas chinesas AIMA, com o intuito de ajudar as pessoas que estavam voltando para casa durante as férias do Ano Novo Lunar em motocicletas. Lay representou todos os membros do EXO e distribuiu bolsas de água quente, lenços, medicina de emergência, ramen, água e brinquedos para todos. E ainda recebeu uma placa da AIMA por ajudar. Lay disse:
"Estou honrado em poder participar em um serviço público significativo para o maior feriado da China, o Ano Novo Lunar. Para muitas pessoas que estão voltando para casa, sua saúde e segurança é a coisa mais importante, por isso foi significativo para mim ajudá-los, pelo menos, um pouco. Eu quero participar regularmente em serviços públicos. O EXO está planejando mostrar várias imagens este ano, então por favor nos mostre muito amor."”

Em 7 de outubro de 2015, fãs de Lay arrecadaram dinheiro que foi doado em seu nome para a construção de um poço e uma casa de banho pública em uma vila carente no Camboja.  Em 6 de outubro, o fã-clube "DAILYIXING" postou fotos do projeto concluído, incluindo fotos de alguns dos residentes da aldeia segurando uma placa agradecendo Lay e desejando-lhe um feliz aniversário. Além disso, o fã-clube recolheu roupas usadas para doação através da organização de caridade OTCAN. Eles também doaram dinheiro em nome de Lay à organização Coal Briquettes para Neighbors in Korea, que ajuda a manter os necessitados quentes no inverno, proporcionando-lhes briquetes de carvão para os seus aquecedores.


━ Filmografia
⋆ 𝐹𝒾𝓁𝓂𝑒𝓈
❐ 2015:
  「 SMTOWN The Stage
  ー Ele mesmo ; Filme biográfico da SM Town.
❐ 2015:
  「 Oh My God
  ー Le Tian
❐ 2016:
  「 Kung Fu Yoga
  ー Pré-produção
❐ 2016:
  「 Kite Flying
  ー Pré-produção


⋆ 𝒯𝑒𝓁𝑒𝓋𝒾𝓈𝒶̃𝑜
❐ 2005:
  「 Star Academy
  ー Ele mesmo ; Participante
❐ 2014:
  「 Music Billboard Charts
  ー Ele mesmo ; Apresentador
❐ 2015:
  「 Go Fighting (Ultimate Challenge)
  ー Ele mesmo ; Regular
❐ 2015:
  「 To Be A Better Man
  ー Xiao Cai


⋆ 𝒲𝑒𝒷
❐ 2015:
  「 EXO Next Door
  ー Lay ; Recorrente; Papel fictício de si mesmo.
━ Bibliografia❐ 2015:
  「 Standing Firm At 24
        ー Autobiografia

━ Perfil
› Nome: Lay (Zhang Yi-xing)
› Nascimento: 7 de outubro de 1991 (23 anos) / Changsha, Hunan (China)
› Função: Dançarino principal e vocalista lider.
› Subgrupo: EXO-M
› Habilidade: Unicórnio (Cura)

         meadd/exo 👑