ellefanning
ellefanning

News

𝑩𝒊𝒐𝒈𝒓𝒂𝒇𝒊𝒂

Elle é filha de Joy Fanning, que atuou como tenista profissional, e Steve Fanning, que jogou beisebol em uma liga menor para o St. Louis Cardinals e agora trabalha como vendedor em uma eletrônica de Los Angeles. O seu avô materno foi o jogador de futebol americano Rick Arrington e sua tia Jill Arrington foi repórter da ESPN. O pai da jovem atriz queria que seu nome fosse Elle, mas sua mãe queria que fosse Mary, daí surgiu o nome Mary Elle Fanning, porém ela é mais conhecida como Elle.

Elle é a irmã mais nova da também atriz Dakota Fanning. Elle é de ascendência alemã e seu último nome é de origem irlandesa. Ela e sua família são membros da Convenção Batista do Sul. Sobre sua relação com a irmã famosa, ela comentou: "Nós somos irmãs normais. Nós vamos à escola e nos divertimos juntas".

Iniciou sua carreira atuando no seriado Taken aos três anos, interpretando "Allie Keys", e foi a personagem de Dakota Fanning no filme Uma Lição de Amor, novamente como a personagem de Dakota Fanning "Lucy", aos dois anos.

Em 2003, aos quatro anos de idade, Elle ganhou seu primeiro papel independente de sua irmã na comédia A Creche do Papai, atuando ao lado de Eddie Murphy. Elle tornou-se um dos nomes mais populares dos filmes cômicos de Hollywood. Seu talento foi aclamado pela crítica e, ao ser indagada sobre sua primeira experiência real como atriz, ela apenas respondeu: "Eu adoro atuar e amei trabalhar com Eddie Murphy".

Pouco tempo depois de gravar A Creche do Papai, Elle ganhou o papel de "Ruth" no dramático Provocação, que tem no elenco estrelas como Jeff Bridges, Kim Basinger e Jon Foster. A dificuldade de atuação nesse filme era grande e Elle teve uma ótima performance em algumas cenas muito intensas e difíceis. O papel havia sido originalmente projetado para gêmeas idênticas, mas Elle impressionou os produtores com sua atuação e ganhou o papel sozinha. Mais tarde, no mesmo ano, Elle gravou o filme Meu Melhor Amigo, baseado num livro popular de mesmo nome, interpretando "Sweetie Pie Thomas", e também participou de seriados de TV, como CSI: Miami e Judging Amy.

Em 2004, Elle fez alguns trabalhos como modelo para Bitty Baby, Luans Children’s Dresses e Vogue Bambini, entre outros. Ela também filmou um episódio de CSI: NY e fez uma pequena participação no filme independente I Want Someone To Eat Cheese With. Elle também filmou uma pequena participação no também independente P.N.O.K., mas antes passou três meses em Melbourne, Austrália, com Dakota, para filmar A Menina e o Porquinho.

Dakota faz o papel de "Fern", enquanto Elle faz a aparição de sua neta no futuro. No entanto, as cenas foram cortadas no final. Em meados de 2005, Elle interpretou "Debbie", a filha de Brad Pitt e Cate Blanchett no filme vencedor do Oscar Babel. No decorrer de 2006, Elle filmou The Nines e Déjà Vu e a série The Lost Room. Elle seguiu com um convite para uma participação na popular série House e muito mais projetos para o mesmo ano, incluindo Law & Order: Special Victims Unit. Em janeiro de 2007, Elle participou do Sundance Film Festival, promovendo o filme The Nines, no qual aprendeu a língua dos sinais. Traídos Pelo Destino e Gideon’s Gift foram gravados ao longo desse mesmo ano, no qual Elle ainda começou a filmar Hurricane Mary.

Até o final de 2006, Elle interpretou vários papéis. O primeiro em Traídos Pelo Destino, interpretando "Emma Learner", filha de "Ethan Learner" (Joaquin Phoenix) e "Grace Learner" (Jennifer Connelly). O filme aborda o rescaldo de um trágico acidente de carro em que o irmão de "Emma" é morto. Em 2008 fez um pequeno papel em O Curioso Caso de Benjamin Button, como "Daisy" (Cate Blanchett), aos sete anos. Em meados de 2007, Elle filmou Menina no País das Maravilhas, interpretando o papel-título, "Phoebe Lichten".

O filme é um fantástico conto sobre uma menina que deve ou não seguir as regras, é também estrelado por Felicity Huffman. De julho a outubro de 2007 Elle filmou Nutcracker: The Untold Story, interpretando "Mary". O filme se passa na Viena de 1920 e conta a história de uma menina cujo padrinho lhe dá uma boneca especial na véspera de Natal. Elle filmou esse filme em Budapeste, Hungria. Em março de 2008, Elle e sua irmã Dakota foram cogitadas para estrelar no filme My Sister's Keeper, o que acabou não acontecendo quando Dakota soube que teria que raspar o cabelo. Elas então foram imediatamente substituídas por Abigail Breslin e Sofia Vassilieva.

A revista Variety relatou, em abril de 2009, que seria Elle a estrela jovem do novo filme da roteirista ganhadora do Oscar Sofia Coppola. O novo filme se chama Somewhere. O enredo central gira em torno de um ator bad-boy que é forçado a reavaliar sua vida quando a sua filha, papel desempenhado por Elle, chega inesperadamente.

Em 2012, foi lançado o longa-metragem Ginger & Rosa onde Elle co-estrelou ao lado de Alice Englert. O filme é dirigido pela diretora inglesa Sally Potter.

Em 2013 iniciou os processos de filmagens para o filme Maleficent ao lado de Angelina Jolie. Elle interpreta Aurora, o filme é dirigido por Robert Stromberg e estreou em 29 de maio de 2014