dulcesavinon

News

• Biografia •

Nascida na Cidade do México, capital do México, em 6 de dezembro de 1985, Dulce María Espinosa Saviñón é filha mais nova de Blanca Espinosa Saviñón e Fernando Espinosa. Dulce, que tem duas irmãs (Blanca Ireri Espinosa Saviñón, filha mais velha, e Claudia Espinosa Saviñón), é sobrinha-neta da pintora e artista plástica mexicana Frida Kahlo.

• Carreira:
1990 - 2000: Infância e Início de carreira
Aos 5 anos de idade realizou seu primeiro comercial que foi um comercial de chocolate na televisão, depois de que suas irmãs, que já realizavam este tipo de campanhas, recomendaram a sua mãe levar fotos de Dulce María. Era o inicio de uma carreira infantil com mais de cem campanhas publicitárias realizadas por Dulce. Depois de um ano de centenas campanhas, realiza um casting onde é selecionada para atuar em uma novela chamada "El Vuelo del Águila", para depois ser elegida para fazer por dois anos o programa infantil Plaza Sésamo, projeto que lhe deu pela primeria vez a oportunidade de cantar profissionalmente, entrar em um estúdio de gravação e se apaixonar pela música desde muita pouca idade. Seguiu fazendo novelas e comerciais, mas se preparando com aulas de canto, bale, jazz, oficinas de atuação, hawaiano e projeção cênica, para mais tarde entrar ao grupo Kids aonde ganhou prêmios e pisou pela primeira vez em um palco. Embora Dulce María continuava seus estudos, tudo isso levou a convencer que sua verdadeira vocação era a arte.
Dado o desempenho de Dulce María no grupo Kids e seus resultados, foi chamada para fazer um teste para Jeans, aonde ficou e se uniram rapidamente com todas as integrantes e juntas viajaram a Europa para gravar o álbum "Cuarto Para las Cuatro" e Dulce María escutou pela primeira vez sua voz nas rádios, essa experiência aos 15 anos de idade.

2003 - 2004: Clase 406
Dulce durante a música "Fui La Niña" na Empezar Desde Cero World Tour em 2008.
Dulce María se sentia "ter algo pendente" dentro da atuação e decide sair do grupo Jeans para aproveitar a primeira proposta para realizar um papel protagonista em telenovelas com "Clase 406", para depois, com o grupo musical deste projeto, ser homenageado por suas altas vendas. Foi neste momento em que Dulce María começou a compor e se visualizou gravando um disco em solitario.

2004 - 2008: RBD

Ao ver seu trabalho em Clase 406, Pedro Damián a convida para realizar provas e oficinas por cerca de dois meses para Rebelde e decide que Dulce María interpretará "Roberta". Produto desse projeto, Dulce María forma parte do projeto musical RBD, o qual se converteu em um fenômeno artístico e social a nível mundial, lotando em seus shows estádios como o Santiago Bernabeu em Madrid e o Maracanã no Rio de Janeiro e se apresentando em outros países que não falavam espanhol.
RBD é composto por Dulce María, Anahí, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christian Chávez e Christopher Uckermann. Junto ao RBD, Dulce grava vários discos, entre eles Rebelde, em 2004, Tour Generación RBD en vivo, Nuestro amor, em 2005 e Celestial, em 2006. Ainda em 2006, lançam outra produção ao vivo: Live in Hollywood e, no mesmo ano, a primeira produção em inglês: Rebels. Já em 2007, lançam Hecho en España, outra produção ao vivo; e Empezar Desde Cero. O grupo torna-se um fenômeno mundial e alcança vários prêmios, entre eles Premios Juventud, "Billboard Latin Music Awards", "Premios Lo Nuestro", "Premios Oye", "Orgullosamente Latino" e outros mais. Com o RBD, Dulce consegue diversos discos de platina e de ouro e realiza turnês em vários lugares do mundo, sendo um dos acontecimentos mais importantes da música mexicana das últimas décadas. Dulce María conhece mais de 23 países, canta em mais de 116 cidades, vende mais de 15 milhões de discos, 4 milhões de DVD's, além dos 17 milhões de downloads na Internet, sem contar sua versão da famosa boneca Barbie.
Em 2007, o sexteto apresenta a série RBD: La Familia, que trata de mostrar como o grupo é na vida real, com situações parecidas com a vida que levam, para que os fãs tenham uma ideia de como é o RBD atrás dos bastidores, não se trata de um reality show, tudo o que ocorre na série é ficção. Dulce foi responsavél pelo tema oficial da série: "Quiero Poder". Junto ao RBD, faz uma participação especial em Lola... Érase Una Vez!.
Ainda em 2008, faz sua estreia solo em um dueto realizado com o cantor Tiziano Ferro e Anahí na canção "El Regalo Más Grande", alcançando o segundo lugar na parada italiana. A canção faz parte do álbum de Tiziano Ferro. Em 15 de agosto de 2008, após quatro anos de êxito, o grupo RBD anuncia sua separação e realiza uma turnê mundial de despedida chamada Tour del Adiós, que passa por toda América Latina e Europa.[2] . No ano seguinte lançam, então, o último álbum de estúdio Para Olvidarte De Mí e o DVD Tournée do Adeus, marcando para sempre a tragetória do maior grupo pop mexicano das últimas décadas.
Depois desse sucesso na carreira de Dulce María, decide fazer uma carreira solo, aonde pode se envolver com o conceito, a composição, a seleção dos músicos, escolher seu figurino, o planejamento do show, a arte do disco, as fotos, etc.

2009 - 2011: Verano de Amor e Extranjera
Dulce em 2010.
Em 2009 foi convidada novamente por Pedro Damián para protagonizar a novela Verano de Amor, no papel da protagonista Miranda. Dulce também gravou o tema oficial de abertura da primeira temporada da novela, "El Verano", e logo após o tema da segunda temporada, "Déjame Ser", ambos escritos por Dulce María.
Ainda em 2009, Dulce fez também um dueto com o cantor Akon, com a canção "Beautiful", que foi regravada com Dulce María para a versão Latina.
Em 2010 protagonizou o filme chileno "¿Alguien ha visto a Lupita?" de Gonzalo Justiniano. Na televisão participou da terceira temporada do seriado Mujeres Asesinas, interpretando Eliana, sucesso principalmente no México e Estados Unidos. O episódio ganhou grande repercussão de imprensa, crítica e público porque exibiu um beijo lésbico entre Dulce e Fernanda Castillo. As duas foram muito elogiadas por suas atuações e por aceitarem este desafio. No entanto, ao ser exibido pela Televisa, o capítulo sofreu forte censura e apenas foi disponibilizado sem cortes na internet.
No final de 2010, Dulce lançou "Extranjera: primeira parte" que contém 7 faixas: "Inevitable", "Luna", "No se parece", "Vacaciones", "Ingenua", "El Hechizo" e "Extranjera".
Deu início também em seu projeto "Dulce Amanecer", que trata de uma fundação criada por ela para várias causas, desde crianças carentes, mulheres indígenas, causas ambientalistas e etc. utilizando objetos próprios dela, fazendo rifas para arrecadar fundos visando uma base para a fundação. O projeto tem recebido apoio de fãs e pessoas de diversos países e tem conseguido resultados satisfatórios.
Em 2011, Dulce lançou a segunda parte do disco Extranjera, que conseguiu disco de platina no Brasil.
Ainda em 2011, Dulce deu inicío a sua primeira turnê solo, intitulada "Extranjera On Tour", que passou pelos Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Argentina, Venezuela e encerrando no Brasil.
Com esse primeiro disco foram feitas turnês na América Central e Sul, encerrando com um show exclusivo no México no famoso parque de diversões Six Flags.
Em outubro, Dulce retornou ao Brasil para participar da premiação Meus Prêmios Nick, onde esteve nomeada na categoria "Artista Internacional", na qual saiu ganhadora. Além do prêmio, Dulce recebeu o certificado de Disco de Platina pelo seu primeiro disco "Extranjera" sendo a primeira cantora mexicana a receber esse certificado no Brasil.

2012: Extranjera On Tour
Em 2012 lançou um Extended play (EP) com cinco canções, entre elas um remix de "Inevitable", com a participação de Juan Magán e uma regravação de "Se Como Duele", original da cantora Karina.

Dulce foi convidada pela Rede Record para fazer uma participação especial de 5 capitulos na versão brasileira de Rebelde, onde interpretou ela mesma.

Ela também Ficou a cargo do tema principal da telenovela juvenil Último Año da MTV, "Es Un Drama".

Ainda em 2012, Dulce María voltou ao Brasil e se despediu oficialmente do seu primeiro trabalho solo, fechando com chave de ouro uma turnê exclusiva em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

2013: Sin Fronteras
Em 2013 anunciou que irá lançar um novo álbum de estúdio cujo o nome, Sin Fronteras, foi escolhido a partir de indicações de seus fãs atráves das redes sociais.

O primeiro single foi lançado no dia 05 de setembro de 2013, intitulado Lágrimas e é um dueto com o cantor Julión Álvarez.

Ainda em 2013, faz uma participação na novela Mentir Para Vivir, como a personagem Joaquina Barragán e também uma participação especial no filme Quiero Ser Fiel, gravado na República Dominicana.

2014 - presente: Sin Fronteras On Tour
Em 2014, mas precisamente em 07 de janeiro, Dulce já começou o ano com pé direito e lança o segundo single do seu segundo CD solo, dessa vez, o single é "Antes Que Ver El Sol" cover do cantor Coti. O lançamento do vídeo-clipe foi em 10 de fevereiro e dessa vez teve uma versão exclusiva para os brasileiros com a participação da cantora Manu Gavassi [4] .

Em 8 de Abril de 2014, foi lançado o álbum Sin Fronteras, segundo álbum de estúdio de Dulce Maria. Logo após o lançamento do álbum, a cantora lançou o terceiro single do CD: O Lo Haces Tu O Lo Hago Yo.

Em 26 de julho de 2014, Dulce deu início a sua segunda turnê solo: Sin Fronteras On Tour para a divulgação do seu segundo trabalho discográfico. A turnê ja passou pela Espanha, México e Brasil e ainda passará pela Argentina e Colômbia.

FONTE: Wikipédia