dulcemaria
dulcemaria

News

Compositora

Dulce começou a escrever com apenas 11 anos de idade, compôs sua primeira canção aos 13 anos, mas só teve a oportunidade de gravar as canções profissionalmente quando estava no grupo RBD, a primeira das músicas foi "Quiero Poder", interpretada por ela mesma com participação de Christopher Uckermann, que mais tarde faria parte da trilha sonora de RBD, la familia, série protagonizada pelo RBD. "Te Daría Todo" foi também gravada junto a banda, mais tarde foi cantada nos shows de sua primeira tour como solista Extranjera On Tour, em algumas cidades ela cantou com a participação especial de sua irmã Blanca.

Em seu último álbum com a banda RBD, Para Olvidarte De Mí, saíram mais duas de suas composições: "Lágrimas Perdidas" e "Más Tuya Que Mía". Sendo a primeira um solo e a segunda cantada juntamente com suas companheiras de grupo, Anahí e Maite Perroni. Também fez composições para trilha sonora da novela Verano de Amor a qual também atuou como protagonista, compôs as músicas "Quiero Mi Vida" e "Déjame Ser", outra de suas composições foi a música "Donde Sale El Sol" que compôs juntamente com Carlos Lara e talvez faria parte de seu primeiro CD, mas Dulce presenteou com a música a jovem cantora mexicana Paulina Goto que gravou a canção.

Em seu primeiro disco como solista, Extranjera, compôs "Luna", "Inevitable" , "Dicen", "Quien Serás?" e "24/7". Para seu disco Sin Fronteras, Dulce María compôs "Yo Sí Queria", "Si Tú Supieras", "Cementerio de Los Corazones Rotos", "Shots de Amor" e "O lo haces tú o lo hago yo". Em 2015 a cantora Ana Cristina lançou a canção "Esta Vez" que foi composta por Dulce.

Para seu mais recente disco DM, lançado em 2017, compôs os temas "Cicatrices", "Al otro lado de la lluvia", "Rompecorazones e "Dejarte de amar". Durante uma entrevista revelou que "Cicatrices" foi a primeira canção que ela compôs para o disco e "Dejarte de amar" foi composta especialmente para a novela Corazón que miente. Ainda em 2017, compôs a canção "Borrón y cuenta nueva" para ser o tema da novela Muy padres ao qual ela é a protagonista.