dualipabr
dualipabr

News

═══ ∫ 𝗕𝗜𝗢𝗚𝗥𝗔𝗙𝗜𝗔

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
|𝑆𝑎𝑖𝑏𝑎 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑎 𝑐𝑎𝑛𝑡𝑜𝑟𝑎 𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑜𝑠𝑖𝑡𝑜𝑟𝑎|
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

━━━━━┒◈ 𝗕𝗜𝗢𝗚𝗥𝗔𝗙𝗜𝗔
𝐃𝐮𝐚 𝐋𝐢𝐩𝐚 (Londres, 22 de agosto de 1995) é uma cantora, compositora e modelo britânica. Começou sua carreira musical aos 14 anos, quando começou a fazer covers de músicas de artistas como Christina Aguilera e Nelly Furtado no YouTube. Em 2015, ela assinou com a Warner Bros. Records e lançou seu primeiro single, "New Love". Em dezembro de 2016, um documentário sobre Lipa foi encomendado pela revista The Fader, intitulado See in Blue. Em janeiro de 2017 ela ganhou o prêmio de escolha pública EBBA. Seu álbum de estreia auto-intitulado foi lançado no dia 2 de junho de 2017.

Dua Lipa nasceu em Westminster, Londres. Seu pai, Dukagjin Lipa é gerente de marketing e atuou como o vocalista da banda de Kosovo chamada Oda e sua mãe, Anesa Lipa é uma executiva de turismo. Seu primeiro nome, Dua, é uma palavra de origem albanesa que significa amor. Dua possui dois irmãos mais novos, um irmã chamada Rina Lipa e um irmão chamado Gjin Lipa. Seus pais, que são do Kosovo, deixaram a cidade de Pristina durante a Guerra Civil da Iugoslávia em meados da década de 1990 e se mudaram para Londres. Quando Dua nasceu e seus pais já residiam em Londres, os dois trabalhavam como garçons em bares e cafés da cidade. Após algum tempo, em 2008, sua família voltou para o Kosovo, sendo que neste ano o país declarou independência da Sérvia. Aos 15 anos de idade, Dua resolveu retornar para Londres, como consequência ela morou em uma república. A vontade que Lipa tinha de construir uma carreira na música foi o motivo pelo qual ela voltou para Londres. Em 2011, começou a realizar trabalhos como modelo.

Dua cresceu ouvindo seu pai cantar e, com 14 anos de idade, começou a postar covers de algumas de suas canções favoritas em seu canal no YouTube. Dua interpretava canções da canadense Nelly Furtado e da norte-americana Christina Aguilera, dentre outros artistas.

A jovem de 24 anos de idade, Dua Lipa, é um-em-cada-geração que tem tudo: uma aparência deslumbrante, uma ambição profissional e uma voz nobre que empresta fáceis comparações a Amy Winehouse do que qualquer outro artista no mainstream hoje.

Como uma menina crescendo em Londres, Lipa sempre soube que ela iria seguir uma carreira nas artes do espetáculo. Ela treinou desde cedo na Sylvia Young Theatre School, onde aprimorou sua voz, até que sua família decidiu mudar-se para seu país de origem, a Albânia, quando ela tinha 11 anos – forçando-a a colocar um alfinete em suas aspirações, e passar seu início da adolescência sonhando com uma vida de estrelato fora de sua nova casa. “Eu não queria seguir a música no Kosovo porque eu não sentia que havia algum jeito de eu sair para uma audiência mais global“, lembra a cantora. “E não parecia que a coisa viral existia. Se eu colocasse covers e esperasse o melhor – que alguém me encontraria e me tirasse do Kosovo – isso não parecia realista, e tudo o que eu queria era fazer música “.

Aos 15 anos, ela finalmente convenceu seus pais a deixá-la voltar para Londres por conta própria para perseguir sua paixão. Ela e outra garota do Kosovo conseguiram um apartamento para dividir na cidade, onde Lipa frequentou o ensino médio e rapidamente aprendeu a cuidar de si mesma. Foi uma experiência que ela vê agora como sendo necessário para ela se tornar a artista que ela é hoje: “Eu acho que esse período da minha vida realmente me fez quem eu sou porque eu sabia a razão pela qual eu estava lá e o que eu queria. Eu comecei a postar covers on-line e ter essa determinação louca sobre o que eu queria fazer e fui por isso. Eu estava tipo, Ok, ninguém mais pode criar meu futuro para mim e ninguém pode conseguir o que eu quero para mim, então eu tenho que sair e consegui-lo sozinha. Eu tenho que fazer isso e ser minha própria pessoa. Isso me empurrou para não desistir de meus sonhos porque era a única coisa que eu tinha, o meu coração definido desde o início. ”
━━━━━━━━━━━━━━━━━-┒◈ 𝗠┇𝗗𝗨𝗔𝗟𝗜𝗣𝗔𝗕𝗥 ◈┎-━━━━━━━━━━━━━━━━━