divagaga
divagaga
Photos
News

Estilo musical e influências

A cantora tem sido influenciada por artistas de glam rock, como David Bowie e a banda Queen. Alguns artistas renomados da música pop como Madonna e Michael Jackson, também exerceram certa influência na artista. A música "Radio Ga Ga", da banda Queen, inspirou seu nome artístico, "Lady Gaga". Sobre isso, ela comentou:
Eu adorava o Freddie Mercury e Queen. Eles tiveram um êxito chamado "Radio Ga Ga" e é por isso que eu amo o nome (...) Freddie é único, uma das maiores personalidades de toda a música pop.

Em resposta às comparações entre ela e Madonna, Lady Gaga declarou: "Eu não quero parecer presunçosa, mas eu fiz o meu objetivo de revolucionar a música pop. A última revolução foi lançada por Madonna há 25 anos atrás." A atriz e cantora Grace Jones também foi citada como uma inspiração, juntamente com a cantora Debbie Harry. A voz de Lady Gaga também têm atraído comparação frequente à Madonna e Gwen Stefani, enquanto a estrutura de sua música é dita como pop clássica oriunda das décadas de 1980 e 1990. Ao analisar The Fame, o The Sunday Times afirmou que o álbum era "uma combinação de música, moda, arte e tecnologia, onde Lady Gaga incorpora Madonna e Gwen Stefani." Do mesmo modo, Sarah Rodman, crítica do The Boston Globe, comentou que "Lady Gaga é uma inspiração óbvia de Madonna e Gwen Stefani." O crítico musical Simon Reynolds, escreveu que "tudo sobre Gaga veio do electroclash, exceto a música, que não era particularmente da década de 1980."

Lady Gaga considera a moda como uma grande influência em seu trabalho, e tem sido comparada estilisticamente com a cantora e atriz americana Cher. Ela comentou que "quando criança, ela absorveu de alguma maneira o senso de moda fora do comum de Cher e fez dele seu próprio estilo". Ela considera Donatella Versace como sua musa. Gaga possui uma equipe própria de produção criativa chamada Haus of GaGa, que ela acompanha pessoalmente. A equipe é responsável por criar muitas de suas roupas, adereços e penteados. Seu amor pela moda veio de sua mãe, que segundo ela, sempre foi "muito bem cuidada e bonita". Ela foi eleita a celebridade mais bem vestida de 2010 pela revista Vogue, ficando à frente de personalidades como Michele Obama, a primeira dama dos Estados Unidos, e a atriz Sarah Jessica Parker. O vestido feito de carne crua usado pela artista na edição de 2010 dos Video Music Awards, foi o figurino oriundo da Haus of Gaga que causou mais polêmica.

A recepção crítica da música de Lady Gaga, o senso de moda e a personalidade, são por diversas vezes, misturadas. Os álbuns de estúdio da cantora tem recebido críticas positivas, com os críticos mostrando o seu lugar de destaque na música pop, juntamente com a necessidade de novos movimentos de cultura popular e a atenção dada por Gaga a importantes questões sociais e da natureza, inserindo-as inerentemente à sua arte. Seu papel como um reforço da auto-estima para os seus fãs também é reconhecido e elogiado, assim como seu papel em dar vida a indústria da moda através do figurino de suas canções. Seus desempenhos são descritos como "muito divertidos e inovadores"; em particular, o desempenho de "sangue jorrando" na sua apresentação de "Paparazzi" nos MTV Video Music Awards de 2010.