dannapaolarivera
dannapaolarivera
News

03. 𝗖𝗮𝗿𝗿𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗺𝘂𝘀𝗶𝗰𝗮𝗹

♫ 2001-2008: Primeiros trabalhos musicais


Em 2001, Danna foi descoberta pela Universal Music e lançou o seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Mi Globo Azul, no mesmo ano. Danna Paola foi classificada pela Broadway como um "orgulho latino" por sua incrível extensão e habilidade vocal.

Em 2002, ela foi convidada a cantar "Mensageiro da Paz" em uma cerimônia para o Papa João Paulo II. Paola participou da trilha sonora de Amy, la niña de la mochila azul, que estreou em 23 de fevereiro de 2004 e foi um sucesso principalmente no México, Estados Unidos, Espanha, Peru, Romênia, Israel e Brasil. Ela ainda participou da turnê "En Busca del Tesoro, la historia continúa", que divulgava a telenovela. Nesse mesmo ano, lançou o seu segundo álbum de estúdio, Océano.

Em julho de 2005, apresentou o programa infantil Plaza Sésamo e lançou seu o terceiro álbum de estúdio, Chiquita pero picosa. Em agosto de 2006, lançou o seu primeiro DVD ao vivo, Danna Paola en vivo, que foi gravado no Teatro Metropólitan, teatro localizado na Cidade do México. Em 2007, gravou o seu primeiro EP autointitulado, que inclui apenas cinco músicas e mostra a evolução profissional da cantora. O projeto contém cinco canções inéditas, incluindo "Es Mejor", "Mundo de Caramelo", "El Primer Día Sin Ti", "Dame Corazón" e "De Aquí Para Allá".

♫ 2009-2012: Álbum homônimo


Paola participou da trilha sonora e fez parte de Atrévete a soñar, telenovela mexicana de 2009. No mesmo ano, a sua canção "Mundo de Caramelo" ganhou o prêmio de "Melhor Tema de Telenovela" no Premios Oye!. Em setembro de 2010, ela iniciou a Caramelo Tour, turnê promocional no México. Nesse mesmo ano, interpretou a canção "Que Vivan Los Niños" para a Televisa Monterrey e gravou a canção "Yo Soy Tu Amigo Fiel" com Aleks Syntek, para o filme original da Pixar, Toy Story 3. Por esta música, eles receberam uma indicação ao Premios Oye! como "Melhor Tema de Filme".

Em 2011, gravou a canção "Muero Por Ti", com a participação do cantor mexicano Luis Lauro, lançada em 3 de abril de 2011. Nesse mesmo ano, começou a trabalhar em seu quarto álbum de estúdio, gravado na Cidade do México, Los Angeles e Miami. Em 1º de fevereiro de 2011, ela lançou o single promocional, "Cero Gravedad", como uma prévia de seu quinto álbum de estúdio. Em fevereiro de 2012, ela lançou "Ruleta", o primeiro single de seu novo álbum. Em 5 de junho de 2012, lançou seu álbum autointitulado. O álbum marcou sua transição da infância para a adolescência como cantora solo. O segundo single foi "Todo Fue Un Show", composta por José Luis Roma, sócio de Río Roma. Em novembro de 2012, ela começou a Tour Ruleta no Auditório Nacional da Cidade do México, que ainda passou pelo Peru, México, Panamá, Colômbia, Estados Unidos, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Guatemala.

♫ 2013-2016: Hoy no me puedo levantar


Em janeiro de 2013, ela lançou o primeiro single da reedição de seu álbum autointitulado "No Es Cierto", em colaboração com o cantor Noel Schajris. Nesse mesmo ano, lançou "Agüita", single incluído na reedição de seu álbum homônimo. O single foi escolhido como o tema de abertura da segunda temporada da série original da MTV Latinoamérica, Niñas Mal. Em novembro de 2013, estrelou na primeira versão espanhola do americano musical, Wicked, baseado no romance de Gregory Maguire, Wicked: Memoirs of a Wicked Witch. O musical foi apresentado pela primeira vez em 17 de outubro de 2013.

Em agosto de 2014, Paola participou do álbum Dancing Queens: A Tribute to Abba e tocou o tema "Take a Chance on Me", com artistas como Ana Victoria, Fey, Carla Morrison, Paty Cantú e o grupo Belanova. Em abril de 2015, passou a estrelar o musical, Hoy no me puedo levantar, inspirado nas canções do grupo espanhol Mecano. Em julho de 2015, gravou com o cantor mexicano Lalo Brito, no single "Mientras Me Enamoras". No ano seguinte, lançou o single promocional "Baila Hasta Caer" em colaboração com a dupla AtellaGali.

♫ 2017-2020: Volta à música e SIE7E


Em 2017, ela retomou ao musical Hoy no me puedo levantar. No ano seguinte, ela lançou o single "Final Feliz" como parte da trilha sonora de Élite. Em 7 de fevereiro de 2020, Paola lançou Sie7e +, uma reedição do EP Sie7e (2019). Como singles oficiais do álbum, foram lançadas anteriormente as canções "Mala Fama (Remix)", "Oye Pablo" e "Polo a Tierra" em colaboração com Skinny Happy, Yera e Trapical. No mesmo dia do lançamento, ela lançou a faixa "Sodio" como o quarto single do projeto. Tanto a letra quanto o vídeo musical da canção fazem referência à comunidade LGBT.

Em abril de 2020, ele confirmou uma colaboração com os artistas Denise Rosenthal e Lola Índigo, chamada "Santería". Em maio de 2020, lançou o videoclipe de seu single "Sola", que foi gravado com um smartphone Samsung Galaxy S20, tornando-se o primeiro videoclipe de um artista latino gravado neste formato. "Contigo", clipe publicado em 8 de maio de 2020, apresenta celebridades como Sebastián Yatra, Lali, Ester Expósito e Luísa Sonza. O dinheiro arrecadado com o vídeo foi doado para desinfetar lugares vulneráveis durante a pandemia da COVID-19. Dois meses depois, lança "No Bailes Sola" com o colombiano Sebastián Yatra. Com o convite especial de A.B. Quintanilla, Danna foi convidada a participar de uma homenagem à Selena Quintanilla nos Premios Juventud ao lado de Natti Natasha, Ally Brooke e Greeicy.

♫ 2021: K.O.


Em 13 de janeiro de 2021, Danna Paola retorna com seu sexto álbum de estúdio chamado K.O. Foi lançado através da Universal Music Group e Universal Music México. Como singles oficiais, foram lançadas as canções "Contigo", "No Bailes Sola", "Friend de Semana" e entre outras. Em seu perfil no Instagram, ela anunciou que o álbum saiu um dia antes da data inicial, que era 14 de janeiro, pois foi vazado por acidente nas plataformas do Spotify.

♫ 2021-presente: MÍA


Danna lançou recentemente uma nova música, que faz parte do seu novo CD que esta em produção.