crazygaga
Photos
Visitors

Today: 0
Week: 9
Total: 9

News

✞ 𝐃𝐈𝐒𝐂𝐎𝐆𝐑𝐀𝐅𝐈𝐀 ↴

═════════════════════════════════════════════════════════════════
A discografia de Lady Gaga, uma cantora e compositora de música pop norte-americana, consiste em cinco álbuns de estúdio, um álbum de compilação, treze extended plays (EPs), trinta e um singles (incluindo sete promocionais e quatro como artista convidada), e dezanove vídeos musicais. Aos dezassete anos de idade, ela estudou música na Universidade de Nova Iorque, antes de sair aos dezanove. Gaga começou a sua carreira ao apresentar-se em clubes burlescos e a compor canções para outros artistas, como Britney Spears e a banda New Kids on the Block.

O álbum de estúdio de estreia da cantora, The Fame foi lançado em Agosto de 2008. O álbum ficou no topo de várias paradas musicais no mundo inteiro e atingiu o número dois nos Estados Unidos. As suas primeiras canções lançadas como singles, "Just Dance" e "Poker Face", tornaram-se sucessos internacionais de número um. Eles foram seguidos pelos bem-sucedido singles "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)" (lançado somente na Austrália, Nova Zelândia e em partes da Europa), "LoveGame" e "Paparazzi".

Em dezembro de 2010, The Fame já havia vendido mais de doze milhões de cópias mundialmente. O seu sucesso incentivou o planejamento de uma edição deluxe, The Fame Monster, que definitivamente foi lançado como um extended play (EP) autônomo em 18 de novembro de 2009. The Fame Monster ficou no topo da parada da Austrália e atingiu o número cinco nos Estados Unidos, onde vendeu mais de um milhões de cópias.

O seu primeiro single, "Bad Romance", foi outro número um internacional, e os singles sucessores, "Telephone" e "Alejandro", ficaram no topo das paradas em vários países. "Dance in the Dark" foi lançado como o quarto single do álbum na Austrália, onde atingiu a posição de número 24 na parada local, e na França. A primeira compilação de Gaga, The Remix, foi lançada em 3 de março de 2010. Ela foi número seis nos Estados Unidos e cinco e três no Canadá e no Reino Unido, respectivamente. O álbum de remixes vendeu 500 mil cópias mundialmente.

O segundo álbum de estúdio da cantora, Born This Way, foi lançado em 23 de Maio de 2011. Dele, surgiram cinco singles e um promocional. O primeiro, de mesmo nome, foi um êxito a nível mundial, tendo estreado na primeira posição da Billboard Hot 100 e se mantido no topo por seis semanas consecutivas. O segundo, "Judas", lançado em Abril de 2011, foi criticamente bem recebido, com os críticos elogiando a sua energia. O terceiro, "The Edge of Glory", foi primeiramente lançado como single promocional, mas devido a uma rápida comercialização no iTunes, foi lançado como o terceiro single do álbum. O vídeo de "The Edge of Glory" é diferente de muitos de Gaga. Este vídeo é muito simples, sendo que não contém dançarinos. O quarto, "You and I", estreou no número 36 na Billboard Hot 100, tendo mais tarde atingido o seu pico na sexta posição. Os críticos elogiaram a canção afirmando que a faixa é destaque no álbum. O quinto, "Marry the Night", alcançou a vigésima nona posição nos EUA e a primeira da tabela de música dance Hot Dance Club Songs.

Durante sua carreira ela já acumulou 13 hits número #1 na Billboard Hot 100 e 9 #1s no UK Charts, as duas paradas musicais mais importantes do mundo, além de ter alcançado 126 #1s ao redor do mundo.

𝐀̲́𝐋̲𝐁̲𝐔̲𝐍̲𝐒̲ ̲𝐃̲𝐄̲ ̲𝐄̲𝐒̲𝐓̲𝐔̲́𝐃̲𝐈̲𝐎̲ ↴
▪ The Fame (2008)
▪ Born This Way (2011)
▪ Artpop (2013)
▪Cheek to Cheek (com Tony Bennett) (2014)
▪ Joanne (2016)
▪ Chromatica (2020)
═════════════════════════════════════════════════════════════════
𝘤𝘳𝘢𝘻𝘺𝘨𝘢𝘨𝘢 ▸ 𝖠 𝒎𝒂𝒊𝒐𝒓&𝒎𝒆𝒍𝒉𝒐𝒓 𝖿𝗈𝗇𝗍𝖾 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝖺 𝖼𝖺𝗇𝗍𝗈𝗋𝖺 𝖾 𝖺𝗍𝗋𝗂𝗓 𝗇𝗈 𝒎𝒆𝒂𝒅𝒅 ✞ 𝘢𝘵𝘶𝘢𝘭𝘪𝘻𝘢𝘥𝘰 𝘱𝘰𝘳: 𝑨𝒏𝒂 𝐴𝑚𝑒𝑙𝑖𝑎