consciencia_animal
Visitors

Today: 0
Week: 29
Total: 160,225

%AVATAR%

%LOGIN% %TIMESTAMP%

%COMMENT%

consciencia_animal

1/7/17, 1:09 PM | 17 Views

O que Tolstói escreveu sobre o vegetarianismo

O que Tolstói escreveu sobre o vegetarianismo

 

Que maravilha não? 

------------------------

 

Escritor russo decidiu parar de comer carne aos 50 anos, em meio a uma crise espiritual. A decisão se alinhava à filosofia de vida que ele adotou na época

 

“Enquanto houver matadouros, haverá campos de batalha”. A frase não vem de uma nova campanha da Peta, organização pelos direitos dos animais. Ela foi escrita há mais de 100 anos pelo russo Liev Tolstói, no livro “O Que Eu 
Acredito”, de 1885, dedicado à sua interpretação pessoal do cristianismo.

 

No fim do século 19, aos 50 anos, depois de ter se tornado uma celebridade de seu tempo pela publicação de alguns dos romances mais cultuados da literatura mundial, o autor de “Guerra e Paz” e “Anna Karenina” decidiu deixar de comer carne. Nessa fase de sua vida, o vegetarianismo se tornou não só uma prática do escritor, como também um tema de reflexão e de elaboração em seus textos.

 

O que Tolstói escreveu

 

“Se um homem aspira a uma vida correta, seu primeiro ato de abstinência deve ser de ferir animais”

No ensaio “O Primeiro Passo”, de 1892

 

“Um homem pode viver e ser saudável sem matar animais para comer; portanto, se ele come carne, ele toma parte em tirar a vida de um animal apenas para satisfazer seu apetite. E agir dessa forma é imoral”

Em “Writings on Civil Disobedience and Nonviolence, de 1886

 

“Isso é espantoso! Não o sofrimento e a morte dos animais, mas que as pessoas reprimam nelas mesmas, desnecessariamente, a capacidade espiritual mais elevada – de compaixão e piedade para com criaturas vivas como eles mesmos – e ao violar seus próprios sentimentos, se tornam cruéis.”

No ensaio “O Primeiro passo”, de 1892

 

A razão da decisão

A mudança na dieta de Tolstói é parcialmente atribuída à proximidade com o positivista e vegetariano William Frey, segundo Sam Pavlenko, autor de um livro de receitas vegetarianas baseadas nas que foram deixadas pela família do escritor. Frey teria visitado Tolstói durante o outono de 1885.

 

Mas o vegetarianismo de Tolstói se insere em uma busca mais ampla por um modo de vida “elevado”, resultante de uma crise espiritual vivida pelo escritor por volta de seus 50 anos.

 

Essa fase também marcou seus escritos, que se voltaram para a formulação de uma filosofia moral pacifista, cristã e vegetariana que ficou conhecida como “tolstoísmo”.

 

A transformação das soluções encontradas pelo escritor para suas inquietações pessoais em uma espécie de doutrina, seguida por vários de seus contemporâneos, o desgostava: “Falar em ‘tolstoísmo’, procurar orientação e indagar sobre minhas respostas para as questões é um erro grande e grosseiro”, escreveu.

 

Tolstói passou a crer que a arte tem um componente religioso e deve tornar tanto o artista quanto o mundo melhores.

 

Ele adotou condutas que iam ao encontro da moral cristã, rejeitando, ao mesmo tempo, a institucionalização dessa espiritualidade pela igreja - uma espécie de anarquismo cristão.

 

Nos últimos 25 anos de vida, o autor produziu obras como “Confissão” (de 1879), que uma década após “Guerra e Paz” se concentrava em fazer uma autocrítica biográfica sobre fama e fortuna, motivações para escrever que passou a considerar equivocadas.

 

Receitas da família

A militância do escritor russo acabou influenciando também seus familiares: as filhas e a esposa de Tolstói, Sophia Andreevna, também aderiram ao vegetarianismo, segundo o site “History Buff”.

 

Andreevna não só se tornou vegetariana como mantinha um diário com as receitas da família, que deu origem a um livro de receitas vegetarianas publicado em 1874, de surpresa, pelo irmão dela.

 

Entre as receitas, estão um bolo de café, uma torta vienense, cogumelos picantes e molho tártaro da família Tolstói.

 

As receitas também inspiraram o livro “A Vegetarian’s Tale: Tolstoy’s Family Vegetarian Recipes Adapted For the Modern Kitchen” (Um Conto Vegetariano: Receitas Vegetarianas da Família Tolstói Adaptadas para a Cozinha Moderna), com versões atualizadas das receitas e tradução das medidas russas.

 

FONTE: nexojornal

Assine o Meadd

Fotos ilimitadas

1. joej 1/7/17, 4:15 PM

olá, te segui

2. analia70 1/8/17, 1:47 PM

Q DISFRUTES EL FIN DE SEMANA!!! ♥
EXCELENTE POSTEO! UNO DE LOS PRIMEROS EN DEFENDER A LOS ANIMALES ATRAVES DEL VEGANISMO ♥

GRACIAS X PASAR BESS MIL! ♥

` ه♥`ه
ه♥`ه` ه`♥ ه
(͡๏̯͡๏)(͡๏̯͡๏). . Ƹ̴Ӂ̴Ʒ
( , ,)( , ,).. .ĺ⁄´ ¯**¯**´¯`•.¸.

╔═╗░╔╗░░╔╗░╔═╗
║═╬═╣╠╦╦╝╠═╣═╣
╠═║╬║║║║╬║╬╠═║
╚═╩╩╩╩═╩═╩═╩═╝♥.♥.☆•°*”˜˜”*°•☆ ANA★LIA ☆¸.•°*”˜˜”*°•☆.✫.♥.♥.◕◕◕

3. lovelustfaithdreams 1/8/17, 6:01 PM

HOLA MUY BUENO TU ESPACIO!!! ♥

ASI ES UNO DE LOS PRECURSORES DE CONCIENTIZAR AL VEGANISMO ♥

SUERTE EN TODO!!! =)
BESS MIL!!! BUEN FIN DE SEMANA!!! ♥


__(`*•.¸ (`*•.¸ ¸.•*´) ¸.•*´)♥
¨`•.¸ ..¸.•¨..ANA LIA::..۞♥♥♥♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫
__(¸.•*(¸.•*´¨¨۞¨¨`*•.¸)*•.¸♥

Just who has an account on meadd can comment.

Special
Links
UFLA VAI SEDIAR CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE DIRE PEIXES CANTAM COMO PÁSSAROS, DIZ NOVO ESTUDO ROBERTO CARLOS AS BALEIAS Cachorro resgatado que tinha medo de pessoas acomp PARÁ PROÍBE USO DE ANIMAIS EM TESTES DE COSMÉTI PREFEITURA DEIXA DE APOIAR TOURADAS PARA FINANCIAR A HISTÓRIA INSPIRADORA DE UMA CACHORRA ABANDONADA O grupo de 33 leões foi resgatado de circos no Pe QUINHENTOS VISONS SÃO LIBERTADOS DE FAZENDA POR A BOOKS DE CACHORROS RESGATADOS FAZEM O NÚMERO DE A FBI PASSARÁ A TRATAR MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS COMO FBI PASSARÁ A TRATAR MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS COMO ESTE TOURO VIVEU ACORRENTADO A VIDA TODA. AGORA VE Regulamentação no uso de rojões e fogos de arti SEM ANIMAIS: GRUPO BOTICÁRIO DESENVOLVE PELE 3D N Estudo diz que cães e provavelmente outros animai Estudo diz que cães e provavelmente outros animai A história das raças de cachorro ESTA HISTÓRIA INCRÍVEL DE UMA CABRA CEGA RESGATA Mudanças climáticas causam alterações no compo VEJA OS IMPRESSIONANTES ANTES E DEPOIS DE 15 GATOS CÃES VIRTUAIS PRESOS EM OUTDOOR SEGUEM PESSOAS EM Ressonância mórfica – a hipótese do centésim BRINQUEDOS - FORMAÇÃO MORAL Expressões de cães e gatos antes e depois de ser Marchinha de carnaval: "Bota na Cadeia quem maltra Prefeitura de Curitiba incentiva adoção comunit� Pensamento Consciência_animal Documentário Racing Extinction – Trailer Depoimentos Olhar animal - ADOTAR CÃES E GATOS FBI INCLUI 'CRUELDADE ANIMAL' COMO 'CRIME CONTRA A Twitter - Beth Curi Facebook - Beth Curi Conciência_Animal Blog Coletânea de pensamento de todos os tempos p Blog com vídeos da Consciência Animal por Beth C Blog Consciência Animal por Elisabeth Curi Felix, o cãozinho que foi resgatado em Curitiba/ GRUPO DE PROTEÇÃO ANIMAL O projeto Vira-latas - verdadeiros cães de raça, Tribuna Animal - O que acontece na proteção e d Informações Cão Sem Dono - SP 6 Piores empresas que atingem os animais Novo estudo revela que os zoológicos não são ed MUNDO TEM FICADO PARA TRÁS NAS METAS DE PROTEÇÃ Cientistas desvendam ‘motor’ do guepardo, a � CENAS CHOCANTES - Assista o filme e veja o que est Site onde se acende uma vela virtual por nossos an Documentário Vira-Latas CAOPANHEIRO EM CURITIBA ONG OLHAR ANIMAL SOMOS TODOS VIRA-LATAS – AMPARA ANIMAL AMBIENTALISTAS ALERTAM PARA RISCO DE EXTINÇÃO DO JOVEM REENCONTRA CADELA APÓS DOIS ANOS E ANIMAL D Leonardo DiCaprio arrecada US$ 25 milhões para su REDE ESTADUAL DE DIREITOS ANIMAIS DO PR TERÁ SUA Canção de Morrissey em nova animação vegana DEPOIMENTOS DE PESSOAS FAMOSOS SOBRE OS ANIMAIS. Quando a novidade acaba, você não pode simplesme O monge e o Cão. CONSCIÊNCIA ANIMAL DEDICADO A TODOS OS ANIMAIS CA