chastain
chastain

News

๐’‹๐’†๐’”๐’”๐’Š๐’„๐’‚ ๐’„๐’‰๐’‚๐’”๐’•๐’‚๐’Š๐’ โ†ด

Jessica Michelle Chastain (Sacramento, 24 de marรงo de 1977) รฉ uma atriz e produtora norte-americana. Chastain nasceu e cresceu no norte da Califรณrnia, desenvolvendo desde cedo um interesse pela atuaรงรฃo. Ela estreou profissionalmente no teatro em 1998 como Julieta em uma produรงรฃo de Romeu e Julieta. Estudou atuaรงรฃo na Escola Juilliard e depois disso assinou um contrato com o produtor televisivo John Wells. Chastain fez apariรงรตes coadjuvantes em diversas sรฉries de televisรฃo, incluindo ER e Law & Order: Trial by Jury. Ela tambรฉm participou de produรงรตes teatrais de O Jardim das Cerejeiras e Salomรฉ.

Sua estreia no cinema foi em 2008 com o filme Jolene, ganhando grande reconhecimento em 2011 depois de estrelar em vรกrios dramas elogiados pela crรญtica, principalmente Take Shelter e The Tree of Life. Sua interpretaรงรฃo em The Help lhe rendeu uma indicaรงรฃo ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. No ano seguinte, Chastain venceu o Globo de Ouro e foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo suspense Zero Dark Thirty. Ela estreou na Broadway em uma produรงรฃo de The Heiress no mesmo ano. Seus maiores sucessos de bilheteria foram os filmes de ficรงรฃo cientรญfica Interstellar de 2014 e The Martian de 2015, continuando a ser elogiada pelos dramas A Most Violent Year de 2014, Miss Sloane de 2016 e Molly's Game de 2017.

Chastain รฉ fundadora da companhia de produรงรฃo Freckle Films, que ela criou com o objetivo de promover maior diversidade no cinema. Ela faz campanha em defesa de questรตes sobre doenรงas mentais, alรฉm de igualdade de gรชnero e racial. Seus trabalhos fora das telas fizeram com que fosse nomeada em 2012 como uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. Chastain รฉ casada desde 2017 com o executivo de moda italiano Gian Luca Passi de Preposulo.