cateblanchett

News

𝐛𝐢𝐨𝐠𝐫𝐚𝐟𝐢𝐚

Blanchett nasceu em Ivanhoe, um subúrbio de Melbourne, em Victoria, na Austrália. É filha de June, uma australiana e professora da área de Melbourne, e de Robert "Bob" Blanchett, um texano de ascendência francesa oficial da marinha americana, que mais tarde trabalhou como executivo de publicidade. Seus pais se conheceram enquanto Bob estava no navio USS Arneb em Melbourne. O pai de Cate morreu vítima de um ataque cardíaco quando ela tinha dez anos de idade. Tem dois irmãos; o mais velho, Bob, é um engenheiro de sistemas informáticos, e a mais nova, Genevieve, trabalhou como designer em um teatro e recebeu seu Bacharelado em Design de Arquitetura, em abril de 2008.

Blanchett frequentou a escola primária em Melbourne na Ivanhoe East Primary School, antes de completar o ensino secundário na Methodist Ladies' College, uma escola metodista de garotas, onde começou a explorar sua paixão pela atuação. Ela estudou Economia e Belas Artes na Universidade de Melbourne antes de sair da Austrália para viajar pelo exterior. Quando ela tinha dezoito anos, e passava férias no Egito, um hóspede do hotel onde ela estava hospedada no Cairo perguntou se ela queria ser figurante em um filme, no dia seguinte ela encontrou-se em uma cena no meio de uma multidão torcendo para um pugilista americano que perdia para um pugilista egípcio no filme Kaboria, estrelado pelo falecido ator egípcio Ahmad Zaki. Blanchett retornou para a Austrália e mais tarde mudou-se para Sydney para estudar no Instituto Nacional de Arte Dramática. Formou-se em 1992, começando sua carreira nos palcos.

Seu marido é o dramaturgo e roteirista Andrew Upton, que ela conheceu em 1996 enquanto atuava na produção da peça dele The Seagull. Não foi amor à primeira vista, no entanto, "Ele me achou boba e eu o achei arrogante", comentou Blanchett mais tarde. Os dois se casaram em 29 de dezembro de 1997. O primeiro filho deles, Dashiell John, nasceu em 3 de dezembro de 2001, o segundo, Roman Robert, em 23 de abril de 2004 e o terceiro, Ignatius Martin, em 13 de abril de 2008. Ela e seu marido são diretores artísticos da Sydney Theatre Company.

Depois de fazer de Brighton, Inglaterra, seu principal lar, ela e seu marido voltaram a residir na Austrália. Em novembro de 2006, Blanchett afirmou que a mudança era devido a uma vontade de dar um lar permanente para seus filhos, e para estar mais próxima de sua família, bem como um sentimento de pertencer a uma comunidade teatral australiana. Ela e sua família vivem em "Bulwarra", uma mansão no subúrbio de Sydney Harbourside Hunters Hill, que foi comprada por 10,2 milhões de dólares australianos em 2004 e submetida a uma extensa reforma, em 2007, a fim de se tornar mais "ecologicamente correta".

Blanchett é patrona do Festival de Cinema de Sydney. Em 2007 Blanchett tornou-se a embaixadora para a Australian Conservation Foundation, uma campanha on-line que tenta mobilizar os australianos para expressar as suas preocupações sobre as alterações climáticas. Também é patrona da instituição de caridade SolarAid. Na abertura do 9.º Congresso Mundial de Metrópoles em 2008, realizado em Sydney, Blanchett disse: "A única coisa que todas as grandes cidades têm em comum é que todas elas são diferentes".

No início de 2009, Blanchett apareceu em uma série de selos postais para a edição especial chamada "Australian Legends of the Screen", com atores australianos reconhecidos pela "notável contribuição que deram para o entretenimento e cultura australianos". Ela, Geoffrey Rush, Russell Crowe e Nicole Kidman aparecem duas vezes em cada uma das séries: uma vez como eles próprios e uma vez em personagens; Blanchett está representada na personagem Elizabeth I de Elizabeth: The Golden Age (br: Elizabeth: A Era de Ouro).

Em 2015, Blanchett adotou uma menina Vivienne, realizando, assim, o sonho de ter uma filha. Em maio de 2015, revelou que já se relacionou, porém não sexualmente, com outras mulheres. Na mesma ocasião ela disse que valoriza sua privacidade.