cartonnetworkoficial
cartonnetworkoficial
News

➫ ‹ SOBRE O CANAL ✖.) ›

(cartoonnetwork) — ‹HISTÓRIA : O canal Cartoon Network (comumente abreviado como CN) está presente no Brasil desde 30 de abril de 1993. Desde então, dedica-se exclusivamente a exibição de desenhos animados produzidos nos Estados Unidos e Japão. Recentemente a exibição de desenhos de outros países também é comum, incluindo produções brasileiras. Quando a audiência da televisão por assinatura brasileira começou a ser medida anos atrás pelo Ibope, foi constatado que o canal era e ainda é o mais assistido da televisão paga brasileira . Graças a isso, o Cartoon Network Brasil foi desligado do Cartoon Network Latin America.

(cartoonnetwork) — ‹ERAS :

Era Checkerboard (1993–1999) : Nessa era do canal, havia quadrados em forma de xadrez em suas vinhetas. Eles sempre se moviam, mudando o que tinham dentro (desde bolinhas pretas a embalagens de espinafre, que faziam lembrar claramente de que se tratavam de Popeye). No final formavam a palavra Cartoon Network.

Era Powerhouse (1999–2004) : Nesta era, os tradicionais quadrados da antiga identidade foram deixados de lado e passaram a se focar em cenas de desenhos normais. Praticamente toda a identidade visual foi feita como se fosse um desenho animado. Obviamente, foram inseridos, em várias vinhetas, cenas estrelando os personagens dos desenhos exibidos pelo canal naquela época. O fundo das vinhetas sempre tinha uma cor predominante, geralmente cores fortes, e variavam de acordo com o horário e o tipo do programa. O nome da era é por causa da melodia Powerhouse que era sempre tocada durante as vinhetas e chamadas do canal.
Em 2000, o canal resolveu homenagear os 500 anos do Descobrimento do Brasil, para isso encomendou ao estúdio do animado Daniel Messias uma série de curtas protagonizados pelos personagens do canal.

Era CN City (2005–2010) : Em 14 de junho de 2004 nos Estados Unidos da América, o canal reformulou suas vinhetas para a imagem de uma cidade como se vários personagens das produções exibidas pelo canal morassem juntos. Mudou também seu logo que antes dizia Cartoon Network e passou a dizer apenas CN. No Cartoon Network Latin America, que inclui o Cartoon Network Brasil, a Era City estreou em 1º de janeiro de 2005 e terminou em 6 de agosto de 2010.
No dia 18 de dezembro de 2006, após receber a notícia da morte de Joseph Barbera, o canal, em respeito, pôs uma última homenagem a seu criador. Exibiu uma foto de Joseph em um fundo preto com a legenda: "Quando falamos de personagens como Scooby-Doo, The Flintstones, The Jetsons e Tom and Jerry, você só sente estes personagens quando os criamos. A magia estava ali e funcionou. Sentiremos a sua falta".

Era Toonix (2010–presente) : O Cartoon Network América Latina e Brasil passou a usar em uma vinheta (Nova cara, novo Cartoon Network) o seu rebrand e uma identidade visual semelhante aos Noods do Cartoon Network dos EUA, onde se consistia num cenário branco, protagonizado por bonecos que podem assumir várias cores ou personagens do canal. Porém, em comparação com os Noods americanos, são chamados de Toonix e os bonecos tem um formato diferente, similares aos avatares homônimos do site do canal. As vinhetas mostram eles num jogo de futebol, que foi uma espécie de teste para o aprimoramento do público e sua aceitação diante da nova identidade, com um logo branco e um preto e branco.
Após cinco anos da Era CN City (2005–2010), Cartoon Network resolve reformular a sua programação e logotipo para um totalmente branco e menor em 6 de agosto de 2010. Os intervalos mostram alguns Toonix tocando em uma barra colorida e se tornando a cor que tocaram anteriormente. São semelhantes aos antigos comerciais dos Noods, cuja a única diferença com os daqui são o perfil e o nome de Toonix. A reformulação foi inesperada, e não foi avisada a data para o público anteriormente. Ainda restam comerciais do antigo Cartoon Network, mas acredita-se que serão substituídos ao longo do tempo.
Na metade de 2011 o canal volta a utilizar o antigo logo usado na Era CN City (2005-2010), já que o seu logo branco usado no rebrand em 6 de agosto de 2010 foi considerado pelos programadores "quase imperceptível pelos telespectadores", pelo fato de sua cor ser quase totalmente transparente.
No evento de anúncio das novidades da Turner para 2012, que aconteceu em meados de novembro de 2011, a programadora anunciou que a Era Toonix dá lugar à Era CHECK it já no começo de 2012, entretanto, essa importante mudança chega ao canal meses antes do lançamento do sinal em Alta Definição não ocorreu devido a atrasos em relação as vinhetas. A Cartoon falou que a era CHECK it está ganhando um toque local. Com isso, as vinhetas e todo o pacote visual (incluindo logo) vão se igualar aos já utilizados pela matriz americana.

Era CHECK it (Segundo semestre de 2012) : A partir do segundo semestre de 2012, o canal ganhará uma nova postura para que se aproxime também do público adolescente, devido a entrada de programas em live-action na programação. E como consequência, o slogan será renovado pela segunda vez. Ele continua enfatizando as letra C e N, mas os dois quadrados não terão mais a tridimensionalidade, o que acaba remetendo a 1ª marca, que por sua vez reaparecerá de forma indireta, em chamadas e vinhetas. A fonte dos dois logotipos foi alterada pela primeira vez. Ainda é idêntica a antiga, mas sem o pontiagudo de letras, como "A" e "N".
Desde o dia 22 de Dezembro de 2011 o site também já havia recebido o novo logo, só esperando a estreia oficial na grade.
Apesar do logotipo ser modificado, a emissora continua exibindo vinhetas da Era Toonix, que ainda continua até o segundo semestre de 2012.
2012 começou difícil para a Cartoon Network do Brasil. Além da era CHECK it não ter sido lançada no início do ano, outra promessa da Turner não foi cumprida. O canal HD, que chegaria em março, não foi lançado e não há uma data para o lançamento. A Cartoon Network ainda não se pronunciou.