carlossainz
carlossainz

News

𝗖𝗔𝗥𝗥𝗘𝗜𝗥𝗔

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━
Kart
Sainz venceu em 2008 o título Ásia-Pacífico de KF3, e terminou em segundo no Campeonato Espanhol. Em 2009, venceu a prestigiada Junior Monaco Kart Cup, e foi vice-campeão do Campeonato Europeu de KF3.

Fórmula BMW
Sainz correu na Fórmula BMW Europa em 2010 com a equipe EuroInternational. Ele também faz parte do programa Red Bull Junior Team. Ele fez sua estreia na Fórmula BMW durante um passeio como visitante na Fórmula BMW Pacific Series em Sepang. Por ser um piloto convidado, ele não pôde somar pontos, porém suas primeiras corridas na Malásia foram muito boas, pois ele conseguiu o segundo lugar na corrida de abertura. Essa estreia impressionante seguiu com o 4º lugar. No dia seguinte da corrida, ele desistiu na primeira corrida, mas venceu a segunda. Foi esse começo impressionante que lhe rendeu uma vaga na Red Bull Junior Team. Helmut Markoaplaudiu Sainz e seu forte início no automobilismo. Ele terminou em 7º na corrida seguinte, mas novamente surpreendeu a todos ao vencer novamente. Ele perdeu as próximas corridas na China, mas voltou em Cingapura. Ele terminou em 6º na primeira corrida e em 2º na segunda corrida. Ele perdeu as corridas japonesas, mas voltou ao final da temporada em Macau para vencer. No geral, em 9 corridas ele conseguiu 3 pole position, 2 vitórias e 2 voltas mais rápidas.

Na Fórmula BMW Europa, ele começou sua carreira com um pódio de 3º e 6º lugares no Circuito da Catalunha. Em Zandvoort, ele conquistou o 5º e o 2º lugar. Em Valência obteve um 7º e 10º lugares. Um fim de semana em Silverstone viu-o conquistar o 3º lugar e uma vitória na corrida seguinte, a primeira naquela temporada. Hockenheim o viu conquistar o 11º e o 6º lugar. Um 4º lugar e um pódio de 3º iluminaram suas esperanças no campeonato, mas Robin Frijns estava no comando, marcando um pódio em todas as corridas, mas 3, dois ele terminou em 4º. Uma dupla aposentadoria em Spa pôs fim aos seus sonhos de campeonato. Seguiram-se um 8º e 6º no final da temporada em Monza. Ele terminou a temporada em 4º com 227 pontos.

Sainz também competiu na UK Formula Renault Winter Cup, terminando em 6º na primeira corrida e desistindo da segunda corrida em Snetterton.

Fórmula Três
Durante a temporada de 2012, Sainz competiu nos campeonatos de Fórmula 3 da Série Britânica e da Euro . Correndo pela Carlin , ele venceu quatro corridas, terminou nove vezes no pódio, além de marcar uma pole position no campeonato britânico, terminando em sexto geral na classificação final do campeonato. Ele marcou dois pódios e duas pole position no campeonato Euro Series, terminando na nona posição geral.

GP3
Em 2013, Sainz assinou com a Arden para competir na série GP3. A maioria dos Red Bull Racing Juniors corre pela Arden, que é copropriedade do chefe da Red Bull, Christian Horner, e do piloto Mark Webber. Seu primeiro fim de semana de corrida na série não saiu como o esperado. Durante a primeira sessão de qualificação do ano, ele conseguiu se classificar em 5º lugar e estava a apenas 5 décimos do pole position Kevin Korjus. No entanto, ele, assim como Alex Fontana e Patrick Kujala, foram penalizados em 10 lugares por ignorar as bandeiras amarelas durante os treinos livres. No início da primeira corrida, Sainz conseguiu chegar ao 13º lugar ao passar Alex Fontana e Jimmy Eriksson desde o início. No início da volta 3, ele já estava 13 segundos atrás do líder, porém, isso se deveu a ele estar preso no trânsito. Sainz subiu até o 8º lugar com seu companheiro de equipe Daniil Kvyat até que os dois carros perderam aderência. Como os dois estavam se esforçando para ficar entre os dez primeiros por pontos, nenhum dos pilotos decidiu administrar suas tentativas da Pirelli e, portanto, no final da corrida, Kvyat estava em 20º e Sainz conseguiu o 15º lugar e, portanto, efetivamente ele nunca ganhou ou perdeu nenhum posições. No entanto, o que é preocupante para ele, ele terminou 51 segundos atrás do primeiro colocado Tio Ellinas. Sainz largou em 15º lugar para a corrida 2 na manhã de domingo. No final da volta 1, ele conseguiu ganhar 6 lugares para se encontrar na 9ª colocação. À medida que se aproximavam da segunda volta, o safety car foi acionado devido a um acidente atrás, dando a Sainz tempo para economizar seus pneus. A 5 voltas do fim, Sainz sobe para a 8ª posição. Durante a próxima volta, ele conseguiu colocar um movimento no carro ART de Jack Harvey para subir para o 7º lugar. Sainz eventualmente terminaria em 7º lugar. No entanto, a investigação pós-corrida revelou que o carro de Sainz estava abaixo do peso, e por isso ele foi desclassificado dos resultados finais da corrida 2, não marcando pontos durante o que foi um fim de semana difícil não apenas para Sainz, mas para seu companheiro de equipe, Kvyat, que se aposentou durante a corrida devido ao contato com outro piloto.

Em Valência, Sainz começou e terminou a prova na 8ª posição. Na corrida 2, ele largou em 4º lugar e conseguiu chegar ao 3º lugar no final da volta 1. Ele permaneceu nessa posição, pontuando um pódio pela primeira vez na GP3. Antes do fim de semana, Sainz não havia somado nenhum ponto no campeonato. No final do fim de semana, Sainz havia conseguido 24 pontos no campeonato mundial, 4 nas voltas mais rápidas em ambas as corridas. Ele agora estava na 6ª colocação no campeonato e parecia saudável na luta pelo título.

Foi mais um fim de semana ruim para Sainz em Silverstone, já que em ambas as corridas ele obteve resultados ruins. Na primeira corrida, Sainz foi arrancado da pista, caindo para a 9ª colocação. A meia distância, tudo parecia bom e parecia ainda melhor quando ele conseguiu ultrapassar Lewis Williamson para chegar ao 8º lugar. Williamson então se moveu ao lado de Sainz para tentar ultrapassá-lo, mas Sainz continuou avançando em sua direção até que houvesse contato. Williamson começou a rodar enquanto Sainz continuava a circular pela pista. Devido aos danos em seu carro, Sainz caiu na ordem até cruzar a linha de chegada em 13º lugar. Na corrida 2, ele terminou onde começou, em 13º lugar.

Fórmula Renault 3.5
Sainz correu na Fórmula Renault 3.5 pela primeira vez em 2013. No entanto, por estar mais focado na GP3 na época, ele perdeu várias corridas em sua primeira temporada. Em Mônaco, ele foi 6º após um início difícil de temporada na GP3. Ele teve uma aposentadoria dupla em Spa. Ele perdeu as corridas de Moscou e Áustria, mas voltou à Hungria para terminar em 7º lugar na corrida 1, mas em 22º na corrida 2 após alguns problemas. Na França, no Circuito de Paul Ricard teve mais uma dupla aposentadoria. No último fim de semana de corridas do ano em Catulunya, ele desistiu na corrida 1, mas conseguiu pontuar o 6º lugar.

Em 2014, ele mudou de equipe para DAMS. Na abertura da temporada em Monza, ele terminou em 18º na primeira corrida, mas venceu a segunda. Ele deixou Monza com 25 pontos, batendo sua pontuação nas temporadas anteriores por 3 pontos. Outra vitória em Aragão significou que ele dobrou sua pontuação e na corrida 2, ele terminou em 4º. Outro 4º lugar seguiu na corrida em Mônaco. O fim de semana em Spa seguiu com mais 2 vitórias. Moscou o seguiu e ele não teve um bom desempenho. 14º e 6º significa que ele somou apenas 8 pontos em 50 possíveis. No Nurburgring Gp Circuit, ele venceu a corrida 1, mas na corrida 2, ele se aposentou. Na Hungria, ele não foi páreo para Roberto Merhi, que liderou por meio minuto do resto do campo no molhado. Outro 6º lugar veio na corrida 2. Na França, ele venceu e marcou um total de 50 pontos para ampliar sua liderança no campeonato sobre Merhi.

Fórmula 1
Em 28 de novembro de 2014, foi anunciado como o piloto da Toro Rosso para a temporada de 2015 da Fórmula 1. É a dupla mais jovem da temporada de Fórmula 1, com o espanhol a chegar depois de uma época em que conquistou o título de Fórmula Renault 3.5 – o primeiro piloto Red Bull a alcançar o feito.

“Estou muito feliz por me juntar à Toro Rosso. Desde que entrei no programa de jovens da Red Bull, esta era a minha meta", declarou Sainz Jr. no comunicado distribuído pela equipe. "Estou muito feliz por a Red Bull ter confiado em mim e me dado uma chance", completou Carlos Sainz Jr.

Durante terceiro treino livre do Grande Prêmio da Rússia, Sainz perdeu o controle de seu carro na curva 13, bateu na lateral do muro e se arrastou em alta velocidade até se chocar violentamente contra a barreira de proteção na curva 14. A equipe de resgate foi acionada imediatamente e tiveram dificuldades para retirar o piloto do cockpit devido ao carro ter ficado cravado embaixo da barreira de proteção. Após quase meia hora de pouca informação e muita apreensão, o piloto espanhol apareceu fazendo sinal de positivo enquanto era colocado dentro de uma ambulância e foi transferido de helicóptero para um hospital próximo do circuito para fazer mais exames e o piloto foi liberado para participar da corrida.

Renault
Em anúncio feito em 15 de setembro de 2017, Carlos Sainz Jr. se juntaria a Renault para a temporada de 2018 da Fórmula 1, substituindo Jolyon Palmer e sendo companheiro de Nico Hülkenberg. Porém, em novo anúncio, em 7 de outubro de 2017, a Renault antecipou a substituição dos pilotos para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, ainda pela temporada de 2017 da Fórmula 1. Com isso, Kvyat e Gasly terminaram esta temporada como companheiros de equipe pela Toro Rosso.

Com a saída de Fernando Alonso da categoria ao fim de 2018, foi anunciado como seu substituto, em 16 de agosto, a partir de 2019.

McLaren
Sainz entra na McLaren para substituir Alonso. Sua primeira corrida na McLaren foi curta e nada boa, já que teve que se retirar após problema no motor Renault, onde seu carro teve um princípio de incêndio, logo apagado pelos fiscais de pista.

No dia 17 de novembro de 2019, Sainz conquistou seu primeiro pódio no Grande Prêmio do Brasil de 2019 ao terminar em terceiro. Ele havia largado na última posição e terminou em quarto, mas, com a punição de Lewis Hamilton (cinco segundos acrescentado no tempo final da corrida) por ter causado a colisão em cima de Alexander Albon e ele pulou para terceiro.

Ferrari
Em 14 de maio de 2020, a Scuderia Ferrari anunciou que Sainz iria competir pela equipe a partir da temporada de 2021, ao lado de Charles Leclerc. Sainz assinou um contrato de dois anos com a equipe italiana. Em 2022, renovou o contrato com a Ferrari até o fim da temporada 2024.

Em 2 de julho de 2022, no Grande Prêmio da Grã-Bretanha Sainz conquistou sua primeira pole position e vitoria da carreira.