beyonceknowles
beyonceknowles

News

✦ 𝑩'𝑫𝑨𝒀

────────────────────────────────────────────────────────────────
B'Day é o segundo álbum de estúdio da cantora, compositora e produtora musical norte-americana Beyoncé Knowles, lançado internacionalmente através da Sony BMG Music Entertainment a 4 de Setembro de 2006 para que coincidisse com o 25.° aniversário da artista. Após o lançamento do seu trabalho de estreia Dangerously in Love (2003), a artista decidiu produzir um acompanhamento no qual usaria várias faixas não usadas. Todavia, a cantora colocou estes planos em espera para se concentrar em Destiny Fulfilled (2004), álbum de estúdio final de Destiny's Child. Beyoncé começou a produção de B'Day após terminar as filmagens de Dreamgirls, alugando os estúdios da Sony Music e finalizando o projecto em três semanas. A maior parte do conteúdo do disco foi inspirado pelo papel da cantora em Dreamgirls, abordando essencialmente aspectos relacionados com o feminismo e independência feminina. Os estilos musicais foram inspirados pela sonoridade musical predominante nas décadas de 1970 e 80 — sendo notáveis os géneros funk, blues e soul — e os trabalhos contêm elementos de hip hop e música urbana contemporânea.

Em B'Day, Beyoncé trabalhou pela primeira vez com Swizz Beatz — responsável pela produção de quatro faixas na edição padrão — e ainda Rodney Jerkins, Sean Garrett, sua irmã Solange, entre outros. O lançamento do álbum foi acompanhado com repercussão negativa por parte da imprensa mediática. O vídeo musical do primeiro single, "Déjà Vu" (2006), foi recebido com escárnio pelos fãs da artista devido ao seu conteúdo sexualmente sugestivo, o que levou o público a abrir uma petição online para que um novo vídeo fosse gravado. Após isto, foi especulado pela imprensa que o conteúdo de "Ring the Alarm", o segundo single, seria sobre um suposto triângulo amoroso envolvendo Jay-Z, esposo de Beyoncé, e a cantora barbadiana Rihanna. O surgimento de novas especulações levou Matthew Knowles, pai e administrador de Beyoncé, a publicar uma declaração através de uma conferência de imprensa na qual retaliou contra o que considerou ser uma sabotagem.

Em geral, B'Day foi recebido com opiniões favoráveis pela crítica especialista em música contemporânea, com a página Metacritic atribuindo-lhe a pontuação percental de setenta. A maioria dos analistas elogiou o amadurecimento e evolução da intérprete no projecto, bem como a sua atitude em tomar riscos com um som experimental, porém, criticou-o por ficar aquém dos seus trabalhos anteriores. Não obstante, o álbum venceu um prémio Grammy na sua 49.ª cerimónia anual em 2007 e foi listado por várias publicações como um dos melhores trabalhos do ano e da década. Comercialmente, alcançou sucesso ao redor do mundo, inclusive nos Estados Unidos, onde estreou no primeiro posto da tabela de álbuns com a maior primeira semana de vendas da carreira a solo da cantora até então. Além disso, recebeu o certificado de disco de platina por três vezes pela Recording Industry Association of America (RIAA). Até Setembro de 2013, já havia movido oito milhões de unidades ao redor do mundo.

De B'Day foram divulgados seis singles, dos quais "Irreplaceable" foi o único a conseguir alcançar a liderança da tabela de singles dos EUA, na qual foi a canção com o melhor desempenho de 2007. Além disso, alcançou as dez melhores posições em vários mercados musicais ao redor do mundo. Os treze vídeos musicais gravados para B'Day foram inclusos no álbum de vídeo B'Day Anthology Video Album, distribuido juntamente com a edição deluxe de B'Day em 2007. De modo a promover o seu segundo trabalho de estúdio, Beyoncé fez várias apresentações ao vivo nas quais interpretou canções do álbum em programas de televisão como o Total Request Live e The Today Show, e cerimónias como os prémios Grammy e os de música norte-americana. Ademais, embarcou na sua segunda digressão musical a solo, intitulada The Beyoncé Experience (2007), o que culminou no lançamento do álbum de vídeo The Beyoncé Experience Live (2007), no qual foram inclusas apresentações ao vivo seleccionadas.

𝐒𝐀𝐈𝐁𝐀 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐒𝐎𝐁𝐑𝐄: 𝙳𝙴𝚂𝙴𝙼𝙿𝙴𝙽𝙷𝙾𝚂𝙸𝙽𝙶𝙻𝙴𝙲𝚁𝙸𝚃𝙸𝙲𝙰𝙸𝙼𝙿𝙰𝙲𝚃𝙾 𝙴 𝙻𝙴𝙶𝙰𝙳𝙾𝙳𝙸𝚂𝚃𝚁𝙸𝙱𝚄𝙸𝙲𝙰𝙾𝙻𝙰𝙽𝙲𝙰𝙼𝙴𝙽𝚃𝙾 𝙴 𝚁𝙴𝙿𝙴𝚁𝙲𝚄𝚂𝚂𝙰𝙾𝙴𝚂𝚃𝚁𝚄𝚃𝚄𝚁𝙰 𝙼𝚄𝚂𝙸𝙲𝙰𝙻 𝙴 𝙶𝚁𝙰𝚅𝙰𝙲𝙰𝙾𝙸𝙽𝚂𝙿𝙸𝚁𝙰𝙲𝙰𝙾 𝙴 𝚂𝙾𝙽𝙾𝚁𝙸𝙳𝙰𝙳𝙴𝙰𝙽𝚃𝙴𝙲𝙴𝙳𝙴𝙽𝚃𝙴𝚂 𝙴 𝙳𝙴𝚂𝙴𝙽𝚅𝙾𝙻𝚅𝙸𝙼𝙴𝙽𝚃𝙾
𝐎𝐔𝐂̧𝐀 𝐎 𝐀𝐋𝐁𝐔𝐌𝚂𝙿𝙾𝚃𝙸𝙵𝚈 ✧ 𝚈𝙾𝚄𝚃𝚄𝙱𝙴 𝙼𝚄𝚂𝙸𝙲 ✧ 𝙳𝙴𝙴𝚉𝙴𝚁
────────────────────────────────────────────────────────────────
𝑆𝑢𝑎 𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟 𝑒 𝑚𝑒𝑙𝘩𝑜𝑟 𝑓𝑜𝑛𝑡𝑒 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑩𝒆𝒚𝒐𝒏𝒄𝒆 𝑛𝑜 𝑚𝑒𝑎𝑑𝑑 𝘈𝘵𝘶𝘢𝘭𝘪𝘻𝘢𝘥𝘰 𝘥𝘪𝘢𝘳𝘪𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘱𝘰𝘳: 𝐀𝐧𝐚 𝐀𝐦𝐞́𝐥𝐢𝐚