beyonceknowles
beyonceknowles

News

✦ 𝑰 𝑨𝑴... 𝑺𝑨𝑺𝑯𝑨 𝑭𝑰𝑬𝑹𝑪𝑬

────────────────────────────────────────────────────────────────
I Am... Sasha Fierce é o terceiro álbum de estúdio da artista musical estadunidense Beyoncé. Foi lançado em 12 de novembro de 2008 pela Columbia Records e pela Music World Entertainment. Em seu lançamento inicial, o álbum foi formatado como um álbum duplo, pretendendo comercializar as facetas contrastantes da arte de Beyoncé. O primeiro disco, I Am ..., contém baladas pop e R&B de ritmo lento e médio, enquanto o segundo, Sasha Fierce (em homenagem ao alter ego de Beyoncé no palco), se concentra em batidas mais agitadas que combinam electropop e europop. Ao compor as letras das músicas, Beyoncé trabalhou com escritores, com cada sessão acompanhada de orquestração ao vivo.

Beyoncé creditou tanto seu marido, o rapper Jay-Z, quanto a cantora de jazz Etta James por inspirá-la a superar os limites de suas composições e arte. Musicalmente, I Am... se inspirou em folk e rock alternativo, enquanto misturava elementos de violão em baladas contemporâneas, e suas faixas foram escritas e produzidas por Beyoncé, durante os trabalhos colaborativos com Babyface, Tricky Stewart, The-Dream e Ryan Tedder. Sasha Fierce se gabou de produção de Darkchild e Sean Garrett.

I Am... Sasha Fierce estreou em primeiro lugar na parada Billboard 200, com vendas de 482.000 unidades na primeira semana, garantindo a Beyoncé seu terceiro álbum solo consecutivo na liderança dos EUA. O álbum ganhou mais de trinta certificações de platina e um diamante em mercados mundiais separados, sendo certificado como Platina Dupla pela Recording Industry Association of America (RIAA) em 16 de janeiro de 2009, vendendo mais de três milhões de cópias nos Estados Unidos. A partir de 2015, I Am... Sasha Fierce já havia vendido mais de oito milhões de cópias em todo o mundo. O álbum recebeu sete indicações na 52.ª edição do Grammy Awards, incluindo uma indicação para Álbum do Ano, vencendo cinco e, eventualmente, coletando um recorde de seis vitórias — o maior número de prêmios conquistados em uma noite por uma mulher.

O álbum foi comercializado com o lançamento de vários singles, incluindo "If I Were A Boy" e "Single Ladies (Put a Ring on It)", ambos os quais alcançaram grande êxito internacional. O primeira liderou as tabelas em mais de oito países e alcançou o número três na Billboard Hot 100, com o último se tornando seu quinto single número um na tabela. "Diva" e "Ego" foram lançados exclusivamente nos Estados Unidos, enquanto "Halo" e "Sweet Dreams" foram promovidos internacionalmente como terceiro e quarto singles, respectivamente. "Broken-Hearted Girl" foi lançado internacionalmente como o quinto single, enquanto "Video Phone" foram lançado em setembro de 2009 como oitavo geral, e "Why Don't You Love Me" foi lançado em julho de 2010 como nono e último single da obra. Para promover ainda mais o álbum, Beyoncé fez várias apresentações em premiações e aparições na televisão na Europa e América do Norte, e embarcou na I Am... World Tour (2009–10).

𝐒𝐀𝐈𝐁𝐀 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐒𝐎𝐁𝐑𝐄: 𝙳𝙴𝚂𝙴𝙼𝙿𝙴𝙽𝙷𝙾𝙲𝚁𝙸𝚃𝙸𝙲𝙰𝚂𝙸𝙽𝙶𝙻𝙴𝚂𝙳𝙸𝚅𝚄𝙻𝙶𝙰ÇÃ𝙾𝙻𝙰𝙽𝙲𝙰𝙼𝙴𝙽𝚃𝙾𝙻𝙴𝚃𝚁𝙰𝚂 𝙴 𝙼𝚄𝚂𝙸𝙲𝙰𝙸𝙽𝙵𝙻𝚄𝙴𝙽𝙲𝙸𝙰𝙰𝙽𝚃𝙴𝙲𝙴𝙳𝙴𝙽𝚃𝙴𝚂 𝙴 𝙳𝙴𝚂𝙴𝙽𝚅𝙾𝙻𝚅𝙸𝙼𝙴𝙽𝚃𝙾
𝐎𝐔𝐂̧𝐀 𝐎 𝐀𝐋𝐁𝐔𝐌: 𝚂𝙿𝙾𝚃𝙸𝙵𝚈 ✧ 𝚈𝙾𝚄𝚃𝚄𝙱𝙴 𝙼𝚄𝚂𝙸𝙲 ✧ 𝙳𝙴𝙴𝚉𝙴𝚁
────────────────────────────────────────────────────────────────
𝑆𝑢𝑎 𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟 𝑒 𝑚𝑒𝑙𝘩𝑜𝑟 𝑓𝑜𝑛𝑡𝑒 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑩𝒆𝒚𝒐𝒏𝒄𝒆 𝑛𝑜 𝑚𝑒𝑎𝑑𝑑 𝘈𝘵𝘶𝘢𝘭𝘪𝘻𝘢𝘥𝘰 𝘥𝘪𝘢𝘳𝘪𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘦 𝘱𝘰𝘳: 𝐀𝐧𝐚 𝐀𝐦𝐞́𝐥𝐢𝐚
Special