beyknowles

News

Dangerously in Love ღ !!

Dangerously in Love é o álbum de estreia da cantora americana Beyoncé, lançado nos Estados Unidos no dia 24 de Junho de 2003 pela gravadora Columbia Records. O álbum foi gravado em diferentes estúdios no período de 2002 a Março de 2003, durante a pausa do grupo Destiny's Child. Orientado principalmente pelo R&B e soul, o álbum possui músicas de uptempo e baladas, algumas canções do álbum tem elementos do hip hop e da música árabe. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. O álbum teve um sucesso comercial muito favorável, Dangerously in Love, estreou em primeiro lugar na Billboard 200, vendendo 317.000 cópias na semana de seu lançamento. O álbum teve uma vendagem mundial muito positiva, ele foi certificado como disco de platina na Austrália, Reino Unido e nos Estados Unidos. Dangerously in Love, recebeu criticas geralmente favoráveis dos críticos de música e fez com que Beyoncé fosse premiada com cinco Grammy Awards. Mundialmente o álbum vendeu mais de 11 milhões de cópias.

Concepção

Beyoncé iniciou a sua carreira cantando no grupo feminino de R&B Destiny's Child, onde ela era uma das vocalistas. De acordo com Corey Moss do MTV News, os fãs estão ansiosos para ver ela atuar em carreira solo, depois de tanto tempo cantando em grupo. Durante a gravação do álbum, Survivor, no final de 2000, Beyoncé anunciou que o grupo iria se separar por um curto período de tempo para que os membros do grupo pudessem trabalhar em suas carreiras solo. A ideia de uma carreira individual foi do empresário e pai de Beyoncé, Mathew Knowles. Das três integrantes do grupo, Michelle Williams foi a primeira a lançar um álbum solo, Heart to Yours, em Abril de 2002. Kelly Rowland colaborou com o rapper americano Nelly na música "Dilemma", que se tornou um grande hit em 2002, no final do ano de 2002 Kelly lançou, Simply Deep, seu álbum de estreia. Em 2002, Beyoncé teve a sua estreai no cinema com o filme Austin Powers in Goldmember, gravando o seu primeiro single solo, "Work It Out", para a trilha sonora do filme. Ela também atuou no filme The Fighting Temptations, onde ela gravou algumas músicas para a trilha sonora do filme, Beyoncé colaborou com o rapper Jay-Z na música, "03 Bonnie & Clyde", logo depois ela lançou o seu álbum de estreia em Junho de 2003.

Gravação

Antes de Beyoncé começar a gravar Dangerously in Love, ela escolheu os produtores que iriam colaborar com o álbum, durante dois dias, ela teve reuniões com potenciais produtores de toda a costa oeste a costa leste e tinha entrevistas com eles. Beyoncé foi para Miami para começar as sessões de gravação com o produtor canadense Scott Storch, seu primeiro colaborador, ela passou a viver em um hotel de Miami, nos meses seguintes. Como ela queria se concentrar para trabalhar no álbum, Beyoncé "teve seu tempo", para evitar toda a pressão, muito diferente das produções dos álbuns de Destiny's Child. Igual em Survivor, Beyoncé teve um papel mais amplo na produção de Dangerously in Love, ela co-escreveu maioria das canções, produziu uma delas e deu ideias na mixagem e master das faixas. Mesmo que Beyoncé não tenha ciado o tempo, ela veio com melodias e ideias que ela compartilhou com os produtores. Com quarenta e três músicas (sendo que apenas quinze foram para o álbum) Beyoncé recebe créditos como co-roteirista e co-produtora, também como produtora executiva do álbum ao lado de Mathew Knowles.
Beyoncé sentiu que a gravação de um álbum sem seus companheiros de grupo foi "libertador e terapêutico", entrar em estúdio e expressar livremente suas ideias com seus colaboradores. A dependência ela desenvolveu com Destiny's Child, no entanto, passaram a ser mais difícil "para estar na [sua] própria criatividade" Beyoncé queria crescer como artista e ser capaz de colaborar com as pessoas, por isso ela chamou outros artistas. Depois que escreveu várias canções, ela enviou para os seus possíveis clientes cópias das canções, depois de conversar com eles por telefone para negociar uma possível colaboração, ela finalmente ganhou sua aprovação. Além do rapper Jay-Z, Beyoncé trabalhou com jamaicano Sean Paul, com a rapper americana Missy Elliott, entre outros artistas. Alguns artistas enviaram enviaram cópias de músicas para Beyoncé que foram eventualmente produzidas. Além disso, Beyoncé também trabalhou com Timbaland e Missy Elliott em uma faixa intitulada "Wrapped Around Me" feita para esse álbum, mas por razões desconhecidas, a canção não apareceu no álbum. O álbum Dangerously in Love, originalmente foi feito a partir de uma canção com o mesmo título, que foi escrita por Beyoncé para o álbum Survivor. A canção "Dangerously in Love" foi considerada "sofisticada" entre outras canções do álbum Survivor, então o grupo decidiu que essa canção não deveria ser lançada como um single do álbum. Depois que Beyoncé havia gravado algumas músicas para o álbum Dangerously in Love, ela decidiu acrescentar a música "Dangerously in Love", logo depois de ter percebido que essa canção se encaixa ao tema principal do álbum. O lançamento do álbum era para acontecer em 2002, mas Beyoncé decidiu adiar o lançamento do seu álbum aproveitando o sucesso da música "Dilemma", dueto feito por Kelly e o rapper Nelly. Mesmo decepcionada na época, Beyoncé afirmou:Tudo acontece por uma razão, e eu realmente sei disso, porque se eu tivesse lançado o meu álbum ele poderia ter soado um pouco mais diferente.
No final de 2002, Beyoncé fez uma pausa nas gravações de Dangerously in Love para uma turnê de férias com o Destiny's Child.Em março de 2003, Beyoncé terminou as gravações do álbum e ainda gravou com outros artistas como Sean Paul e P. Diddy.

Estilo Musical

Pai e empresário de Beyoncé disse que Dangerously in Love exibe suas raízes musicais. Enquanto Michelle e Kelly estão focadas em gospel e pop alternativo, respectivamente, Beyoncé se manteve em gravar R&B. As músicas do álbum são variadas, a primeira parte do álbum são de músicas animadas e a segunda parte é de baladas. Em uma entrevista Beyoncé disse: Meu álbum é um bom equilíbrio de baladas e up-tempo, com músicas realmente "sexy", com canções que fazem você se sentir emocionado. É uma boa mistura de diferentes tipos de faixas. Com músicas de alta energia como "Crazy in Love" e "Naughty Girl", no entanto, o foco do álbum é lento e melancólico. Beyoncé afirmou que ela havia escrito muitas baladas no álbum. De acordo com Beyoncé, ela queria ser entendida como uma artista e mostrar a ela o seu limite, na realidade, ela misturou o álbum com diversos gêneros e influências musicais. O álbum inclui o R&B, hip hop, soul e rock como suas influências. O álbum teve influências do hip hop a partir de Jay-Z, OutKast e Lil' Kim, o reggae é de Sean Paul e a música árabe explorada no álbum é graças a Scott. Seu estudo pessoal desse tipo de música deu ao álbum uma energia do Oriente Médio. Beyoncé e os produtores também utilizaram uma grande variedade de instrumentos.

Faixas

Crazy in Love (com Jay-Z).
Naughty Girl
Baby Boy (com Sean Paul).
4°Hip Hop Star (com Big Boi e Sleepy Brown).
5°Be With You
Me, Myself and I
7°Yes
8°Signs (com Missy Elliott).
9°Speechless
10°That's How You Like It (com Jay-Z).
11°The Closer I Get to You (dueto com Luther Vandross).
12°Dangerously in Love 2
13°Beyoncé Interlude
14°Gift from Virgo
15°Daddy



< anterior | proximo >