beyknowles

News

B'Day ღ !!

B'Day é o segundo álbum de estúdio pela cantora americana Beyoncé Knowles, o álbum foi lançado no dia 4 de setembro de 2006 pela Columbia Records em colaboração com a "Música World Music" e Sony Music Urban. Ele foi lançado para coincidir com o vigésimo-quinto aniversário de Beyoncé. O álbum foi originalmente planejado para ser lançado em 2004 como um continuação de seu álbum de estréia Dangerously in Love que foi lançado em 2003. No entanto, o projeto foi colocado em hiato devido à gravação do ultimo álbum de estúdio do grupo "Destiny's Child", Destiny Fulfilled de 2004, onde Beyoncé participava, e seu papel de protagonista no filme Dreamgirls.
Quando Beyoncé entrou de férias depois de filmar Dreamgirls, ela começou a entrar em contato com vários produtores, ela alugou os estúdios da Sony Music, e completou o B'Day em três semanas. A maior parte do conteúdo lírico do álbum foi inspirado pelo papel de Beyoncé no filme. O álbum musical varia de estilo dos anos 1970s-80s misturando funk e baladas e música urbana contemporânea com elementos como Hip hop e R&B. A instrumentação ao vivo foi empregado na gravação a maioria das faixas, como parte do conceito do álbum de "visão de criar uma gravação usando instrumentos ao vivo". Em 2007 Beyoncé lançou o Álbum de vídeo B'Day Anthology Video Album, que contém videoclipes musicais de quase todas as canções, ele foi lançado juntamente com a edição de luxo do B'Day, ele foi certificado em dupla platina nos Estados Unidos.
O álbum estreou no número um no Billboard 200, parada de álbuns dos Estados Unidos, vendendo 541.000 cópias em sua primeira semana, sendo a maior estréia de um álbum de Beyoncé. O álbum foi certificado em platina tripla pela "Recording Industry Association of America". Também foi bem sucedido em mercados internacionais de música e rendeu seis singles' , incluindo três sucessos comerciais: "Déjà Vu", "Irreplaceable" e "Beautiful Liar". Após a sua libertação, "B'Day" recebeu críticas positivas dos críticos de música e, desde então, ganhou vários prêmios para Beyoncé, incluindo o Grammy Award de Melhor Álbum Contemporâneo de R&B em 2007. Para promover o álbum Beyoncé embarcou em sua segunda turnê solo em 2007, "The Beyoncé Experience" que se tornou a segunda maior turnê feminina do ano e a décima-primeira maior turnê feminina da história. Um álbum ao vivo, intitulado The Beyoncé Experience Live, foi lançado com imagens da turnê, ele foi certificado em tripla platina nos Estados Unidos e em dupla platina na Austrália e Brasil. Mundialmente B'Day já vendeu mais de 7 milhões de cópias.

Lançamento e Divulgação

Em colaboração com as gravadoras Sony Urban Music e "Música World Music", B'Day foi lançado pela primeira vez fora da América do Norte através da Columbia Records no dia 04 de setembro de 2006 para coincidir com o aniversário 25 anos de Beyoncé. No dia seguinte, ele foi lançado na América do Norte. Sete meses após o lançamento da versão original, um disco duplo com a edição de luxo do álbum foi lançado em 03 de abril de 2007. Além das faixas originais, a edição deluxe apresenta cinco músicas novas , incluindo "Beautiful Liar", um dueto com cantora colombiana Shakira, o single fez história no Billboard Hot 100 quando se moveu 91 posições, a partir do número 94 ao número de três em 07 de abril de 2007. "Amor Gitano", um dueto com o cantor mexicano Alejandro Fernández serviu de trilha sonora para a telenovela "Zorro, la espada y la rosa", foi incluída na edição de luxo, ao lado das regravações em espanhol de "Listen" ("Oye"), "Irreplaceable" ("Irreemplazable") e "Beautiful Liar" ("Bello Embustero"). A idéia de gravar canções em língua estrangeira emanava de sua experiência quando o grupo Destiny's Child colaborou com Alejandro Sanz para "Quisiera Ser" em 2000. Beyoncé trabalhou com o produtor Rudy Perez para essas gravações. Em 2007 Beyoncé lançou as faixas em espanhol dentro da edição de luxo de B'Day mais, posteriormente lançou as canções de forma independente num EP intitulado "Irreemplazable". O Álbum de vídeo B'Day Anthology Video Album foi lançado simultaneamente com a edição de luxo, ele apresenta videoclipes das canções do B'Day incluindo "Listen" e a versão extensiva de "Get Me Bodied". A maioria dos vídeos foram para as faixas up-tempo em B'Day; que contou com estilização retro, uso de cores e estilos de cabelo preto, como Beyoncé criando uma semelhança entre ela e a personagem que ela fez em "Dreamgirls", Deena Jones. Os vídeos foram concluído em duas semanas; que foram dirigidos por Jake Nava, Anthony Mandler, Matsoukas Melina, Watts Cliff, Ray Kay, Sophie Muller, Diane Martel e Beyoncé Inicialmente, o DVD estava disponível exclusivamente na rede Wal-Mart, mas foi liberado mais tarde para outros mercados.

Faixas

Déjà Vu (com Jay-Z).
Get Me Bodied
Suga Mama
Upgrade U
Ring the Alarm
6°Kitty Kat
7°Freakum Dress
Green Light
Irreplaceable
10°Resentment

< anterior | proximo >