bangtansonyeondan
News

▪ BTS: O DURADOURO PODER DOS PRÍNCIPES DO K-POP.

QUEM É O BTS? A BOYBAND QUE CONSEGUIU IR ATÉ ONDE NENHUM ARTISTA DE K-POP [...]

O K-pop tem sido a força propulsora da cultura popular coreana por mais de duas décadas.

É um grande negócio na Ásia, contribuindo com bilhões de dólares anualmente para a economia sul-coreana, mas ainda deve um impacto significativo nos mercados ocidentais. Enquanto a estrela do pop Psy teve enorme sucesso nas paradas musicais com seu hit dançante de 2012, Gangnam Style, a sua estrela logo se apagou.

Mas 2017 chegou e com ele o BTS, a boyband de sete integrantes que, no ano passado, conseguiu ir até onde nenhum artista de K-pop havia conseguido antes ao conquistar um mercado reconhecidamente difícil e implacável: o dos Estados Unidos.

Uma turnê de sucesso nos Estados Unidos impulsionou a combinação de pop, hip-hop e R&B — quase totalmente em coreano — no palco global.

Eles conquistaram a posição mais alta já atingida por um artista de K-pop nas paradas da Billboard 200 e, em novembro, se tornaram o primeiro artista coreano a chegar ao topo da parada do iTunes US.

Acrescente isso a sua vitória no Billboard Music Awards, em maio, onde fãs votaram para o Top Social Artist, ultrapassando artistas como Justin Bieber.

Os garotos terminaram um ano de ouro ao fazerem história nas redes sociais, também.

No Twitter, receberam diversas honras que incluíram “artista musical com maior engajamento”, e seu próprio emoji, além de terem sido nomeados o artista com RTs do ano.

A embaixada dos Estados Unidos em Seul revelou que o seu tweet com o maior número de engasgamentos em 2017 foi sobre o BTS.

Como que o grupo se conecta com os fãs?

É apropriado para um grupo cujo sucesso vem sendo meticulosamente mantido pela presença em redes sociais, angariando jovens fãs ferozmente devotadas que se intitulam ARMY.

“Podemos dizer qual roupa eles usaram em uma sessão de fotos específica, ou quais são seus Animojis preferidos,” diz a universitária Angelica Bacani, das Filipinas.

“Às vezes, no caminho da escola, eu olho meus feeds e vejo mensagens dos meninos, que sempre me animam.”

A auto-proclamada super-fã, cujo membro favorito é o Jin, contou à BBC News que é a “conexão pessoal” com o grupo, possível através das redes sociais, que os fãs gostam tanto.

“Outros grupos se mostram distantes e intocáveis, mas me identifico com o BTS.”

Segundo o crítico de cultura pop de Seul, Kim Hern-sik, esse comportamento “genuíno e pé-no-chão” nas redes sociais “não foi algo trabalhado mas eles apenas sendo eles mesmos.”

“Grupos de K-pop criados por agências maiores frequentemente têm enormes estratégias de marketing que objetivam transformar cantores em ídolos,” o Sr. Kim disse à BBC News.

“Eles são sistemáticos e controlados, então as interações com os fãs são restritas. O estilo de comunicação, portanto, passa a impressão de ser muito formal.

No entanto, esse não é o caso do BTS, que são gerenciados por uma empresa relativamente pequena. Os garotos têm liberdade para interagir com os fãs em redes sociais e não são tratados apenas como sendo parte de um grande sistema mas, em vez disso, como ser humanos de verdade.”

Quem é o BTS?

▪ Criado pela Big Hit Entertainment, o grupo fez o seu debut em 2013. Eles são: Jin, SUGA, J-Hope, RM, Jimin, V e JungKook.
▪ O acrônimo originalmente significava “garotos à prova de balas”, mas quando começaram a promover nos Estados Unidos, passou a significar “além da cena”.
▪ Críticos dizem que o que diferencia o BTS de outros grupos de K-pop é sua abordagem corajosa em cobrir assuntos considerados “tabu”, como bullying, elitismo e saúde mental.
▪ Suas performances misturam pop, R&B, hip-hop e danças meticulosamente coreografadas.
▪ Seus hits incluem “DNA” (apresentado no AMAs 2017), o hino jovem pungente “Blood Sweat & Tears”, e “Spring Day”, que muitos fãs interpretam como um tributo ao desastre do barco Sewol.
▪ O grupo também colaborou com o DJ americano Steve Aoki na música “MIC Drop”.

Um outro bom ano pela frente?

Sim, de acordo com o Sr. Kim, porque eles ainda estão oferecendo algo novo.

“O BTS é diferente do Psy, que teve uma boa música mas não manteve um estilo consistente depois,” disse Kim Hern-sik. “O BTS construiu uma identidade musical de forma consistente e contínua, que ressona muito bem com os jovens.”

Ele diz que o grupo transformou a maneira como celebridades coreanas — posteriormente vistas como perfeitas e distantes da vida comum — devem se relacionar para construir uma base de fãs leal.

“Finalmente, eles fazem muito sucesso porque sabem como interagir com seus fãs e acredito que sua popularidade está aqui para ficar.”

Observadores comerciais como o estrategista de marcas Martin Roll, de Singapura, concorda.

Ele diz que a “onda coreana” — a explosão da cultura popular coreana — “provou ser uma bênção para a Coreia e definitivamente está aqui para ficar.”

“As últimas décadas são evidências de que o K-pop não é mais algo passageiro, mas o BTS precisa pensar constantemente sobre novas maneiras de se engajar com os fãs para sustentar sua posição no topo da indústria de entretenimento coreano,” disse à BBC.

Os garotos têm um ano ocupado pela frente. Eles assinaram como embaixadores do turismo, lançando uma propaganda de final de ano que fez com que o site do governo municipal de Seul saísse do ar.

“O ‘poder idol’ do BTS está realmente em outro nível,” observou Peter Kim, um oficial na divisão de turismo. “A força da reação ao vídeo foi sem precedentes e nós não esperamos que fosse ser tão popular, então com certeza foi além das nossas expectativas!”

Fonte; BBC News
Trad eng-ptbr; nalu @ btsbr