backstreetfan
backstreetfan

News

CARACTERÍSTICAS MUSICAIS

Vocais e influências iniciais

O Backstreet Boys sempre se orgulhou de ser um grupo de harmonia vocal e não apenas uma boy band. Grupos vocais de R&B e soul como Shai, Jodeci e Boyz II Men, inspiraram o quinteto no início de sua carreira musical, que sempre que possível, cantava a capella, para combater o estereótipo do termo boy band e evitar a reação sofrida pelo grupo New Kids on the Block, em uma controvérsia sobre sincronização labial em 1992. Musicalmente, o Backstreet Boys geralmente emprega harmonia polifônica, o que o diferencia de muitos outros grupos de cantores. Nos refrões, Littrell, Carter e McLean costumam cantar a melodia, com Dorough harmonizando acima da melodia e Richardson cobrindo as partes baixas das canções. Durante a ausência de Richardson, McLean e Carter cobriram sua parte em refrões, enquanto Dorough incorporou suas partes solo, embora McLean tenha cantado o seu verso em "Drowning".

Estilo musical

O estilo musical do grupo evoluiu ao longo dos anos. Em seu primeiro e segundo álbuns de estúdio, o Backstreet Boys cantou um híbrido de R&B e dance-pop de clube, misturado com gêneros que incluíram baladas de new jack e hip-hop. Com Millennium (1999) e Black & Blue (2000), o grupo começou a abandonar o R&B e a migrar mais para o pop e o pop-rock, como demonstrado em músicas como "I Want It That Way", "Shape of My Heart", "Larger than Life" e "Not For Me". Em 2005, o Backstreet Boys mudou drasticamente seu estilo musical, através de seu álbum de retorno Never Gone, que é uma produção do tipo adulto contemporâneo, apresentando apenas instrumentos ao vivo, em um afastamento do som pop anterior, que apresentou muitos sintetizadores. Comparado aos álbuns anteriores, Never Gone é "mais orgânico, despojado, com menos harmonias e mais instrumentação". Seu primeiro álbum sem Richardson, Unbreakable (2007), é semelhante a Never Gone. Ele se inclina para a música pop contemporânea e ao adulto contemporâneo, e apresenta harmonias de coral entrelaçadas, piano, cordas, guitarra e bateria, adicionado a elementos de hip-hop e reggae em algumas faixas, como em "One in A Million". Através do sétimo álbum de estúdio do grupo, This Is Us (2009), o Backstreet Boys retornou às batidas dance-pop originais combinadas com o electro-pop. Adicionalmente, este álbum também contém um som mais R&B comparado a Unbreakable.

O primeiro álbum independente do Backstreet Boys, In A World Like This (2013), que também é seu primeiro álbum após o retorno de Richardson, é considerado uma produção que acolhe a maturidade do grupo em uma mistura de pop moderno, adulto contemporâneo e dance music.