annalynnemccord
annalynnemccord

News

▣ Nip/Tuck

Nip/Tuck é um polêmico seriado dramático dos Estados Unidos. Foi criado por Ryan Murphy para o canal a cabo FX Networks. Cada episódio geralmente envolve os procedimentos de um ou mais pacientes, e também apresenta a vida pessoal e profissional de seu elenco principal. Aborda o lado obscuro das cirurgias plásticas, mostrando os tortuosos caminhos que as pessoas percorrem em busca da beleza e perfeição: o culto excessivo ao corpo, a importância da aparência, cirurgia estética como resolução de todos os problemas de uma vida vazia. A série estreou nos EUA em 2003 e terminou na 6ª temporada em 3 março de 2010, com o episódio 100. O show teve 45 indicações a prêmios, ganhando um Globo de Ouro e um Emmy. Recebeu muitos elogios e muitas críticas, devido as suas representações explícitas de temas como violência, sexualidade, uso de drogas e procedimentos cirúrgicos. O criador da série, Ryan Murphy, disse que os casos médicos na mostra estão "90 por cento com base em fatos".

❏ SINOPSE:
Nip / Tuck segue a vida de dois cirurgiões plásticos de Miami, proprietários de um centro de cirurgia plástica no sul da Flórida, o McNamara / Troy. Um deles é Sean McNamara (Dylan Walsh), que tem problemas em casa, e tenta manter sua família unida, fazendo o possível para corrigir a duro caminho que ele e sua esposa Julia (Joely Richardson) estão enfrentando. O outro, Christian Troy (Julian McMahon), usa seu charme para seduzir candidatas em potencial e realiza negócios obscuros, muitas vezes por amor ao dinheiro. Enquanto Sean leva seu trabalho a sério, muitas vezes precisa corrigir alguns erros de Christian. Durante a primeira temporada, um traficante colombiano forçou os dois a realizar cirurgias grátis sempre que ele quisesse. O casamento de Sean começa a se desgastar, e ele tem um caso com uma paciente, Megan O'Hara. Julia volta para a faculdade, mas é obrigada a interromper novamente devido a um aborto. Christian descobre que é pai de um bebê com uma mulher chamada Gina, que ele conheceu na "Sexaholics Anonymous". Quando o bebê nasce, descobre-se que é negro, e que não é de Christian.

A segunda temporada começa com Sean e Christian fazendo 40 anos, e Christian e Gina se unem para evitar que o bebê não vá para as mãos de seu pai biológico, que também luta pela custódia do filho. Sean e Julia estão felizes novamente, porém, Julia revela que Matt é filho de Christian. Eventualmente, Sean descobre, o que causa a separação entre ele e Julia. Ele e Christian encontrar uma maneira de permanecer amigos. Um estuprador serial chamado Entalhador faz diversas vítimas em Miami, cortando seus rostos sempre do mesmo jeito, e Sean se compromete em corrigir seus rostos. Sean e Julia contratam uma life coaching, Ava. Ela forma um relacionamento sexual com Matt, e ambos são criticados desde o começo devido à grande diferença de idade entre os dois e pelo seu filho problemático, Adrian.

❏ PRODUÇÃO:
Em sua estreia, Nip/Tuck foi a série de maior audiência na TV a cabo americana, e a de maior índice de audiência de séries de TV a cabo entre telespectadores de 18-49 e 25-54 anos de idade. A quinta temporada estreou nos EUA em 30 de outubro de 2007, porém, a produção foi afetada pela Greve dos Roteiristas. Assim, a quinta temporada só foi concluida em 3 de março de 2009. A sexta temporada estreou nos EUA em 14 de outubro de 2009, dá uma estancada por três semanas devido aos feriados natalinos, retoma em janeiro de 2010 e a série é encerrada em 3 de março de 2010, em seu 100º episódio, que foi filmado sem a presença de Ryan Murphy, que estava na Índia observando locações para as filmagens da versão cinematográfica do livro "Comer, Rezar, Amar".

A série, embora não seja estritamente uma telenovela, apresenta alguns “story arcs” (tramas que se desenvolvem ao longo da série e que se ligam ao longo dos episódios). A série é famosa por abordar temas polêmicos tais como incesto, homossexualidade, mudança de sexo, drogas, pornografia e AIDS, e tem atraído críticas de grupos como o Parents Television Council (uma organização sem lucro dos EUA dedicada na educação dos pais em relação a conteúdos televisivos) e outros devido as suas cenas explícitas de procedimentos cirúrgicos e atos sexuais. O Parents Television Council já tentou tirar o seriado do ar inúmeras vezes.

❏ ASSUNTOS ABORDADOS PELA SÉRIE:
O seriado vem atraindo controvérsia por lidar com questões sensíveis como homossexualidade, transexualidade, estupro e incesto, entre outros. Mas isso também explica a popularidade do seriado, já que muitos fãs o assistem devido à maneira explícita com que o programa aborda esses temas. Um grupo em particular que Nip/Tuck tem atraído criticas é o Parents Television Council (Conselho Televisivo de Pais), que vem criticando o programa pela a abordagem irresponsável e insensível, na perspectiva do conselho, em relação às questões polêmicas, especialmente quando crianças podem estar assistindo (embora o programa passe tarde da noite e apresente avisos de prudência ao telespectador). Uma cena em particular envolvendo um ménage à trois iniciou uma campanha para tirar o programa do ar, escrevendo para os patrocinadores da série que os produtos deles seriam boicotados. Até agora, várias companhias retiraram seu patrocínio, embora a Sony, um dos maiores patrocinadores do programa, continua apoiando o seriado. Recentemente, cena de uma mulher cuja mãe e irmã morreram de câncer de mama, extirpando o próprio seio com uma faca elétrica, voltou a atrair a ira do Parents Television Council. Por enquanto, nenhuma resposta oficial foi dada a essas criticas, nem pela FX nem por Ryan Murphy.