amyadams
amyadams

News

─❴🅐🅐 AMY 𝗔𝗗𝗔𝗠𝗦

Amy Lou Adams (Vicenza, 20 de agosto de 1974) é uma atriz e cantora estadunidense, nascida na Itália. Começou sua carreira no palco em teatros antes de fazer sua estreia no cinema em 1999 no filme de comédia de humor negro Drop Dead Gorgeous. Após participações em várias séries de televisão e papéis em filmes B, ela foi escalada para o papel de Brenda Strong, em 2002, no filme Catch Me If You Can, sendo par romântico de Leonardo DiCaprio no longa, mas seu primeiro papel de destaque foi em 2005 na comédia dramática Junebug, interpretando Ashley Johnsten, pelo qual recebeu aclamação da crítica e sua primeira nomeação para o Oscar, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

Adams estrelou na Disney em 2007 no filme Enchanted, sucesso comercial e de crítica, e recebeu sua primeira indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Atriz em filme de comédia ou musical por sua atuação como a princesa Giselle. Ela posteriormente recebeu três indicações ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelas suas atuações como a ingênua freira James em Doubt (2008), Charlene Fleming em The Fighter (2010) e Peggy Dodd em The Master (2012). Embora já tenha aparecido em muitos filmes dramáticos e cômicos, Adams originalmente ganhou uma reputação de interpretar personagens com disposições alegres e ensolaradas, mas desde então tem desempenhado uma ampla variedade de papéis.

Venceu duas vezes consecutivas o Globo de Ouro de Melhor Atriz em filme de comédia ou musical pelos desempenhos como a vigarista Sydney Prosser na comédia policial American Hustle (2013), e como a pintora Margaret Keane na cinebiografia Big Eyes (2014), sendo indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo primeiro.

Adams atuou também em vários filmes de sucesso comercial como Night at the Museum: Battle of the Smithsonian, no qual atuou como a famosa aviadora Amelia Earhart, Julie & Julia (2009), retratando a escritora Julie Powell, seguido de Leap Year (2010) e The Muppets ao lado de Jason Segel, em 2011. Porém, seu maior sucesso comercial veio ao interpretar a jornalista Lois Lane nos filmes do Universo Estendido DC, Man of Steel (2013) e Batman v Superman: Dawn of Justice (2016), que arrecadaram juntos mais de 1 bilhão de dólares mundialmente.

Ainda em 2016, Adams estrelou dois filmes aclamados pela crítica: Arrival de Denis Villeneuve e Nocturnal Animals de Tom Ford. Pela sua atuação no primeiro como a linguista Dra. Louise Banks, foi indicada a diversas premiações, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama, SAG Award de Melhor Atriz Principal e BAFTA de Melhor Atriz.