amy
amy
News

━ • • 𝐁𝐢𝐨𝐠𝐫𝐚𝐟𝐢𝐚

---━━━━━━━ ♡ 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐒 𝐑𝐀𝐏𝐈𝐃𝐀𝐒:
        𝗡𝗼𝗺𝗲 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗹𝗲𝘁𝗼: 𝖠𝗆𝗒 𝖫𝗈𝗎 𝖠𝖽𝖺𝗆𝗌
        𝗗𝗮𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗻𝗮𝘀𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼: 𝟤𝟢 𝖽𝖾 𝖺𝗀𝗈𝗌𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝟣𝟫𝟩𝟦
        𝗡𝗮𝘀𝗰𝗲𝘂: 𝖵𝗂𝖼𝖾𝗇𝗓𝖺, 𝖨𝗍á𝗅𝗂𝖺
--━━━━━━━━━━━━━━━━━━ ⌠𝐁𝐈𝐎𝐆𝐑𝐀𝐅𝐈𝐀⌡ ━━━━━━━━━━━━━━━━━━━-
Amy Lou Adams, nascida em 20 de agosto de 1974, em Vicenza, Itália. Filhas de pais americanos Richard Adams e Kathryn Hicken. Ela é a filha do meio de sete filhos, com quatro irmãos e duas irmãs. Depois de se mudar de uma base militar para outra, a família de Adams se estabeleceu em Castle Rock, Colorado, quando ela tinha oito anos. Depois de deixar o exército, seu pai cantou profissionalmente em boates e restaurantes. Amy descreveu ir aos shows de seu pai e beber Shirley Temples no bar como entre suas memórias de infância mais queridas. A família era pobre; eles acampavam e caminhavam juntos, e faziam paródias amadores geralmente escritos por seu pai e às vezes por sua mãe.

Amy foi criada como Mórmon até que seus pais se divorciaram em 1985 e deixaram a igreja. Ela não tinha fortes crenças religiosas, mas disse que valoriza sua educação e por ensiná-la amor e compaixão. Após o rompimento, seu pai mudou-se para Arizona e se casou novamente, enquanto as crianças permaneceram com a mãe. Sua mãe se tornou uma fisiculturista semi-profissional, que levava as crianças à academia quando treinava. Adams comparou seus primeiros anos desinibidos com seus irmãos ao O Senhor das Moscas. Descrevendo-se como ‘uma criança problemática e rude”, ela disse que brigava com outras crianças frequentemente.

Amy estudou no Douglas County High School. Ela não era academicamente disposta, mas estava interessada em artes criativas e cantava no coral da escola. Adams competiu em atletismo e ginástica, teve ambição de se tornar uma bailarina e treinou como aprendiz na Companhia de Dança David Taylor, mas aos 18 anos de idade decidiu seguir carreira no teatro musical. Um de seus primeiros papéis em uma peça foi em uma produção teatral comunitária de Annie, que ela fez como voluntária. Para se sustentar, ela trabalhou como recepcionista em uma loja da Gap. Amy também trabalhou como garçonete no Hooters, mas deixou o trabalho depois que economizou dinheiro suficiente para comprar um carro usado.

Adams começou sua carreira profissional como dançarina em uma produção teatral de 1994 de “A Chorus Line” em Boulder, Colorado. O trabalho exigia que ela esperasse nas mesas antes de subir no palco para se apresentar. Ela gostava de cantar e dançar, mas não gostava de ser garçonete e teve problemas quando uma dançarina, a quem ela considerava uma amiga, fez falsas acusações sobre ela ao diretor. Adams disse: “Eu nunca nem soube quais eram as mentiras. Eu só sabia que continuava sendo chamada e lecionava sobre a minha falta de profissionalismo“. Amy perdeu o emprego, mas passou a se apresentar no jantar com teatro no Heritage Square Music e no Country Dinner Playhouse.

Durante uma apresentação de Anything Goes no Country Dinner Playhouse em 1995, ela foi assistida por Michael Brindisi, o presidente e diretor artístico do Chanhassen Dinner Theatre residido em Mineápolis, e lhe ofereceu um emprego lá. Adams então mudou-se para Chanhassen, Minnesota, onde se apresentou no teatro pelos próximos três anos. Ela adorou a “segurança e agenda” do trabalho e disse que aprendeu muito com isso. No entanto, o trabalho foi muito exaustivo: “Eu tive muitas lesões recorrentes – bursite em meus joelhos, músculos esticados em minha virilha, meu adutor e abdutor. Meu corpo estava se desgastando“.

Durante seu tempo em Chanhassen, Amy atuou em seu primeiro filme – um curta em preto e branco chamado “The Chromium Hook”. Logo depois, enquanto estava desempregada, fez algumas audições locais para o filme “Drop Dead Gorgeous” (1999), uma sátira sobre concurso de beleza, protagonizados por Kirsten Dunst, Ellen Barkin e Kirstie Alley, Adams foi escalada para um papel coadjuvante como líder de torcida. Ela sentiu que a personalidade de sua personagem estava muito distante da sua, e ficou preocupada com a forma como as pessoas a percebiam. A produção foi filmada localmente, o que permitiu que Amy filmasse seu participação enquanto também estava performando Brigadoon no palco. Amy se mudou para Los Angeles em janeiro de 1999. Ela descreveu sua experiência inicial na cidade como “sombria” e “desolador”, e ela ansiava por sua vida em Chanhassen.

Em Los Angeles, Adams fazia testes para qualquer papel que viesse em sua direção, mas recebia bastante ofertas para papéis de “garota malvada”. Seu primeiro trabalho veio dentro de uma semana após sua realocação na série televisiva da Fox, Manchester Prep, um spin-off do filme “Segundas Intenções“, no papel principal de Kathryn Merteuil (interpretada por Sarah Michelle Gellar no filme). Após várias revisões de roteiros e duas paradas de produção, a série foi cancelada. Adams revelou depois que uma cena controversa em que sua personagem encoraja uma garota a se masturbar em um cavalo foi a principal razão para o cancelamento. Os três episódios filmados foram reeditados e lançados no final de 2000 como “Segundas Intenções 2“. Apesar de uma recepção crítica negativa, Nathan Rabi da A.V Clube escreveu que Adams interpreta o seu papel de “vadia-alfa com ale
gria viciosa em grande parte ausente da opinião estéril de Sarah Michelle Gellar sobre a personagem“.

Em seguida, Adams teve seu papel coadjuvante como a inimiga adolescente de uma estrela de cinema (interpretada por Kimberly Davies) em “Horror na Praia Psicodélica” (2000), uma paródia de horror de festas na praia e filmes sangrentos. Ela fez o papel como uma homenagem à atriz Ann-Margret. De 2000 a 2002, Adams apareceu em papéis convidados em várias série de televisão, incluindo “That ’70s Show“, “Jovens Bruxas“, “Buffy a “Caça-Vampiros“, “Smallville” e “West Wing: Nos Bastidores do Poder“.

Seguindo breves papéis em três pequenos trabalhos de 2002, The Slaughter Rule, Meu Namorado Pumpkin e A Serviço de Sara, Adams encontrou seu primeiro papel de destaque no drama “Prenda-me se For Capaz“. Ela foi escalada como Brenda Strong, uma enfermeira com quem Frank Abgnale, Jr. (interpretado por Leonardo DiCaprio) se apaixona. O filme aumentou sua confiança. Apesar do sucesso e elogios por sua “presença calorosa”, para Todd McCarthy, crítico da Variety, ela falhou em conseguiu progredir com sua carreira. Amy ficou desempregada por um ano após o lançamento, levando-a a quase desistir de atuar no cinema. Ao invés disso, Adams se matriculou em aulas de teatro, percebendo que ela tinha “muito a aprender e muito auto-crescimento para trabalhar”. Suas perspectivas de carreira aparentemente melhoraram um ano depois, quando ela recebeu uma oferta lucrativa para estrelar como regular no drama de televisão “Dr. Vegas“, da CBS, mas ela foi demitida após alguns episódios. No cinema, ela só teve um papel menor como a noiva do personagem de Fred Savage no filme pouco visto “A Última Aventura” (2004).

Desiludida após sua demissão em “Dr. Vegas“, Adams, aos 30 anos, pensou em buscar uma carreira alternativa depois de terminar o trabalho no único projeto assinado por ela. Foi a comédia independente do drama “Junebug“, que tinha um orçamento de produção de menos de 1 milhão de dólares. Dirigido por Phil Morrison, o filme apresentava Adams como Ashley Johnsten, uma gestante alegre e falante. Morrison ficou impressionado com a capacidade de Amy de não questionar os motivos inerentemente bons de sua personagem. Ela encontrou uma conexão com a fé de Johnsten em Deus, e passou um tempo com Morrison em Winston-Salem, Carolina do Norte (onde o filme estava sendo filmado), frequentando a igreja. Ela descreveu fazer o filme como “o verão em que eu cresci em mim mesma“, e depois de tingir o cabelo de vermelho para o papel, ela decidiu não voltar à sua cor natural de loiro. “Junebug” estreou no Festival de Cinema de Sundance de 2005, onde Adams ganhou um prêmio especial do júri. Tim Robey, do The Daily Telegraph, classificou o filme como um “pequeno e silencioso milagre” e escreveu que Amy havia dado “uma das performances mais delicadas e comoventes que já tive o prazer de analisar”. Ann Hornaday do The Washington Post opinou que seu “retrato radiante” refletia o “coração profundamente humanista” do filme. Adams recebeu sua primeira indicação ao Oscar, como Melhor Atriz Coadjuvante, e ganhou um Independent Spirit Award.

Mais tarde, em 2005, Amy teve papéis coadjuvantes em dois filmes— a comédia romântica “Muito Bem Acompanhada“, estrelado por Debra Messing e Dermot Mulroney, e o filme “A Última Noite de Solteiro“. Também no mesmo ano, ela se juntou ao elenco da série televisiva “The Office“, para um papel recorrente por três episódio. Em “Ricky Bobby: A Toda Velocidade“, uma comédia de esportes de Adam McKay, Amy interpretou o papel de interesse amoroso do personagem de Will Ferrell, que o crítico Peter Travers considerou uma “grande recaída” de seu papel em Junebug. Ela também teve um papel menor na comédia “O Ex-Namorado da Minha Mulher“, estrelado por Zach Braff e Amanda Peet.

Depois de dublar o filme de animação da Disney, “O Vira-Lata” (2007), Amy estrelou como uma princesa da Disney altamente otimista e alegre chamada Giselle, na comédia romântica musical, “Encantada” (2007). Ela estava entre as 250 atrizes que fizeram o teste para o papel; o estúdio quis escalar uma atriz mais famosa, mas o diretor Kevin Lima insistiu em Adams devido ao seu compromisso e a capacidade de não julgar a personalidade de sua personagem. Patrick Dempsey e James Marsden fizeram participações no filme como seus interesses amorosos. O vestido de baile que ela teve que usar para o filme pesava 45 quilos, e Amy caiu várias vezes devido ao peso. Ela também cantou três músicas para a trilha sonora do filme: “True Love’s Kiss“, “Happy Working Song” e “That’s How You Know“, O crítico Roger Ebert elogiou a atriz por ser “nova e vencedora” em um papel que “depende absolutamente do encanto sem esforço”, e Wesley Morris do The Boston Globe escreveu que ela “demonstra a engenhosidade de uma artista de timing e eloquência física“. Todd McCarthy considerou o papel como o progresso de Adams e comparou sua ascensão ao estrelato ao de Julie Andrews. Encantada foi um sucesso comercial, arrecadando mais de 340 milhões de dólares em todo o mundo. Amy recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical.

Após o sucesso de “Encantada“, Adams assumiu o papel de Bonnie Bach, assistente do congressista Charlie Wilson na comédia dramática de Mike Nichols, em “Jogos do Poder” (2007), estrelado por Tom Hanks, Julia Roberts e Philip Seymour Hoffman. Kirk Honeycutt, do The Hollywood Reporter, elogiou Adams por ser “docemente experiente” em seu papel, mas Peter Bradshaw ficou desapontado ao ver seu talento desperdiçado em um papel que ele considerava de importância mínima.

Em 2008, Amy interpretou a Irmã James em “Dúvida” (2008), pelo qual ela recebeu outra indicação à Academia do Oscar. No mesmo ano, ela protagonizou a comédia “A Vida num só Dia” (2008) e “Trabalho Sujo” (2008), uma comédia sobre irmãs que abrem um serviço de limpeza em cenas de crimes. Depois de fazer uma aparição como Amelia Earhart em “Uma Noite no Museu 2” (2009), Adams protagonizou o filme “Julie & Julia” (2010), interpretando uma secretária frustrada que de encontro à Julia Child, interpretada por Meryl Streep, para inspiração. Em 2010, Amy protagonizou o filme de comedia romântica “Casa Comigo?” e “O Vencedor“, interpretando a Charlene Fleming, mais um papel que levou à sua terceira indicação ao Oscar. Em 2011, Adams atuou ao lado de Kermit, o Sapo e Miss Piggy em “Os Muppets“, uma franquia criada por Jim Henson.

Em 2012, Amy Adams retratou a zelosa esposa de um líder espiritual em “O Mestre“, que lhe rendeu outra indicação ao Oscar. Ela posteriormente interpretou a filha de um olheiro de beisebol em “Curvas da Vida“, e uma personagem baseada na esposa de William S. Burroughs Joan Vollmer em uma adaptação de On Ker Roah (2012) de Jack Kerouac. Também em 2012, Adams fez sua estreia em uma produção de “Shakespeare in the Park” do musical de Sthepen Sondheim, Into the Woods, em Nova Iorque. Em 2013, a atriz começou a interpretar Lois Lane, uma repórter do jornal Planeta Diário e interesse amoroso de Clark Kent em “O Homem de Aço“, e reprisou seu papel em “Batman vs Superman: A Origem da Justiça” (2016) e “Liga da Justiça” (2017). Ela ganhou dois Globos de Ouro consecutivos de Melhor Atriz por interpretar uma vigarista no filme criminal “Trapaça” (2013) e a problemática pintora Margaret Keane no filme biográfico “Grandes Olhos” (2014). Mais aclamações vieram para a atriz ao interpretar uma linguista no filme de ficção científica “A Chegada” (2016), uma repórter auto-prejudicada na minissérie da HBO, “Objetos Cortantes” (2018), e Lynne Cheney no filme satírico “Vice” (2018).
• • -━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━ • •
─⋅◾ 𝖨 𝗁𝗈𝗉𝖾 𝗒𝗈𝗎 𝒆𝒏𝒋𝒐𝒚𝒆𝒅 𝗍𝗁𝖾 𝖼𝗈𝗇𝗍𝖾𝗇𝗍 𝖨 𝗉𝗋𝖾𝗉𝖺𝗋𝖾𝖽 𝗐𝗂𝗍𝗁 𝐦𝐮𝐜𝐡 𝐥𝐨𝐯𝐞 ♡ ╱ 𝖬 @ 𝐀𝐌𝐘 © 𝖢𝖱𝖤𝖣𝖨𝖳𝖮𝖲 @𝖫𝖠𝖨𝖲𝖢𝖱𝖠𝖵