amandamoore
amandamoore

News

⨮ 𝐵𝒾𝑜𝑔𝓇𝒶𝒻𝒾𝒶

Amanda Leigh Moore nasceu em 10 de Abril de 1984, em Nashua, New Hampshire . Sua mãe, Stacy (née Friedman), é uma repórter antiga que já trabalhou para o jornal Orlando Sentinel , e seu pai, Donald Moore, é um piloto para a American Airlines Moore foi levantada Católica , mas se desenvolveu desde a "miscelânea de coisas" que ela acredita. ascendência de Moore é judaica (de seu avô materno), Inglês e Irlandês . Ela é a segunda entre as três crianças com um irmão mais velho, Scott, e um irmão mais novo, Kyle. Quando ela tinha dois meses de idade, Moore e sua família mudou-se para Longwood, Seminole County, Florida , fora de Orlando , devido ao trabalho de seu pai. Ela participou Bishop Moore Catholic High School , em Orlando, Florida 1998-2002.

Amanda é uma cantora, compositora e atriz. Moore primeiro ganhou destaque com seu 1999 single de estreia, " doces ", que chegou ao número 41 na Billboard Hot 100 . Depois de assinar com a Epic Records , ela lançou seu primeiro álbum, So Real , em 1999. Ele passou a receber a certificação Platinum da RIAA . Sua 2000 single, " I Wanna Be with You ", tornou-se seu primeiro Top 30 canção em os EUA, chegando ao número 24 na parada Hot 100.

A partir de 2009, Moore já vendeu mais de 10 milhões de álbuns em todo o mundo, de acordo com a Billboard . Em 2012, Moore foi classificado # 96 no VH1 lista dos "100 Maiores Mulheres na Música" 's, bem como # 63 em seus artistas mais sexy de todos Lista tempo .
Fora de sua carreira musical, Moore também se ramificou em agir. Ela fez sua estréia no cinema em 2001 filme de comédia Dr. Dolittle 2 , embora fosse apenas um papel de voz menor. Mais tarde nesse ano, ela apareceu como Lana Thomas no filme de comédia O Diário da Princesa , ao lado de Anne Hathaway . Ela teve seu primeiro papel como Jamie Sullivan em 2002 filme de drama romântico A Walk to Remember , que foi baseado em Nicholas Sparks ' romance . Moore mais tarde expressou Rapunzel em 2010 filme de animação Tangled , e vai reprisar o papel em uma série 2017 de televisão baseada no filme. Em 2016, ela começou a estrelar como Rebecca Pearson na NBC série de comédia-drama familiar This Is Us , pelo qual recebeu um Globo de Ouro nomeação.