allneymarjr
allneymarjr

News

■ POLÊMICAS!

2010
Em 2 de abril de 2010, juntamente com outros jogadores evangélicos do Santos como Paulo Henrique Ganso e Robinho, Neymar se recusou a distribuir ovos de páscoa em um gesto de caridade para uma instituição de viés espírita de Santos, chamada "Mensageiros da Luz", alegando razões religiosas;
Em 15 de setembro do mesmo ano, em uma partida contra o Atlético Goianiense, ao receber ordens do técnico santista, Dorival Júnior, para não bater o pênalti, Neymar, furioso, discutiu com o treinador. Segundo o site esportivo Lancenet.com.br, a fúria de Neymar continuou após o jogo, no vestiário chegando, inclusive, a atirar um copo com isotônico no auxiliar de Dorival. O técnico da equipe goiana, Renê Simões, disse, chocado, sobre Neymar:
"Com toda a experiência que eu tenho, com todo esses anos de futebol, eu nunca vi alguma coisa ou alguém tão mal-educado como esse Neymar. Em nome da arte, em nome do futebol, estão criando um monstro".
O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, repudiou a atitude de Neymar. O episódio culminou com a demissão de Dorival Júnior; Após esse episódio, Mano Menezes não convocou Neymar para "deixar problemas fora da Seleção";
Em 6 de outubro de 2010 o periódico esportivo LANCE! publicou uma reportagem na qual afirma que noitada de Neymar e de outros jogadores santistas com garotas de programa após um jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre, iniciou queda de Dorival Júnior pois este, ao saber do ocorrido que foi registrado por câmeras de segurança do hotel em que a equipe estava hospedada, ficou revoltado e pediu punição a Neymar e os outros jogadores à diretoria do Santos, mas não foi atendido;
O maior jogador da história do Santos, Pelé, também criticou as atitudes de Neymar no começo do ano, quando o elenco santista tinha craques como Paulo Henrique Ganso, Robinho, Wesley e André para dividirem responsabilidades com Neymar, e disse que:
"Ele estava jogando mais para torcida e para a televisão do que para o time. Ele fazia muita firula, caía muito. Eu falo com o Neymar algumas vezes e digo: você reclama do que, cara? Hoje em dia vocês jogam uma partida e todo mundo vê, ganham em um dia o que a gente ganhava no mês".
Após ser convocado novamente para a Seleção Brasileira, Neymar e outro companheiro de time, o atacante Marcel se desentenderam e chegaram a trocar empurrões e muitos xingamentos. Os outros jogadores chegaram para apartar a briga, e o lateral Pará conseguiu segurar Marcel. Logo em seguida, Neymar deixou o gramado e foi para os vestiários do CT.

2011
Em 5 de janeiro de 2011, numa entrevista, o ex-volante santista Roberto Brum fez uma revelação bombástica sobre a demissão de Dorival Júnior:
"O elenco foi ameaçado de não ganhar salário se o Neymar não jogasse contra o Corinthians. Nem o presidente (Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro) e nem o diretor de futebol (Pedro Luiz Nunes Conceição) queriam a demissão dele (Dorival). Mas a ordem veio lá de cima, de São Paulo. Ordem acima do presidente. O Dorival precisava ganhar o comando do grupo, e isso só ia acontecer com a punição ao Neymar. O Dorival precisava ser respeitado. Ele é uma autoridade e o Neymar tinha que entender isso".
Em 27 de março de 2011, durante o amistoso entre Brasil e Escócia no qual os brasileiros venceram por 2 a 0, Neymar, que foi o autor de ambos os gols e foi vaiado o tempo todo pela torcida escocesa, teria sofrido, segundo o canal televisivo SporTV, atos de racismos, dentre os quais uma banana que teria sido jogada em campo ao ser substituído. O escocês Hamish Husband, representante da torcida Tartan Army ("Exército de Tartan", em inglês), negou o ocorrido ao dizer que "Racismo não tem lugar na Tartan Army. Se ele existisse, seria erradicado imediatamente, porque nos policiamos". Em 1º de abril de 2011, o presidente da Federação Escocesa de Futebol, Stewart Regan, enviou uma carta à Confederação Brasileira de Futebol exigindo um pedido de desculpas de Neymar pelas acusações de racismo que o atleta fez após a partida. Essa exigência é devida ao fato de a polícia inglesa ter dito que a torcida escocesa se portou de maneira exemplar e de ter descoberto que o autor do ato foi um adolescente alemão que se encontrava entre a torcida brasileira. Um vídeo do ocorrido foi amplamente divulgado na internet. No mesmo dia, no entanto, em nota divulgada em seu site oficial, Neymar se negou a pedir desculpas:
"Essa exigência por parte da Federação Escocesa, após tudo o que ocorreu, pareceu-me um tanto quanto irônica, uma vez que, caso tenha mesmo ocorrido uma ação preconceituosa, nós, atletas, é quem deveríamos "exigir" um pedido formal de desculpas".
Em 6 de abril de 2011, durante o jogo entre Santos e Colo Colo, pela fase de grupos da Copa Libertadores, Neymar foi expulso após marcar um gol e comemorar com uma máscara com sua foto, máscara que a diretoria do Santos havia distribuído para os torcedores presentes no estádio da Vila Belmiro, cujo uso o jogador não sabia ser proibido pelas regras do futebol. Após a comemoração, Neymar foi punido com um cartão amarelo, e por já ter recebido o mesmo anteriormente acabou expulso. Além de Neymar, o Santos teve mais dois jogadores expulsos na vitória de 3-2 sobre o clube chileno.
Em 21 de junho de 2011, Neymar declarou que pode ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo em seu próprio país. A declaração de Neymar provocou a reação imediata do maior jogador argentino de todos os tempos, Diego Maradona, que atacou o brasileiro e defendeu seu conterrâneo, Lionel Messi, vencedor do prêmio nos dois últimos anos:
" Esse menino é um mal-educado, não tem respeito, assim como Pelé. O Messi é excepcional, duvido que alguém vá superá-lo".
Em 3 de julho de 2011, durante a disputa da Copa América 2011, o técnico da Seleção da Venezuela, César Farías, se desentendeu com Neymar devido a um lance na partida no qual seu país enfrentou a equipe do Brasil na primeira rodada da competição. O lance que gerou o desentendimento foi uma jogada em que um venezuelano ficou no chão, após uma dividida. Ao invés de de colocar a bola para fora, como queriam os venezuelanos, a jogada foi continuada, Neymar a finalizou e fez o Brasil ganhar um escanteio. Aos berros, Farías criticou Neymar. Durante a confusão o técnico venezuelano foi agredido fisicamente. Embora tenha isentado Neymar dessa agressão Farías disse:
"Falei para o Neymar que não é apenas jogar futebol, exigi que houvesse respeito. O mundo inteiro vê esse jogador e o futebol tem outros aspectos".
Durante o sorteio das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, em 30 de julho de 2011, Neymar foi um dos convidados especiais e, juntamente com o ex-jogador Cafu, sorteou as chaves das seleções africanas.
Em 13 de agosto de 2011, o jogador foi processado pelo juiz Sandro Meira Ricci por conta de uma declaração no Twitter. Neymar teria postado na rede social que "juiz ladrão vai sair de camburão", devido a um lance no qual recebeu cartão amarelo em uma partida contra o Atlético Goianiense. Porém, logo em seguida, segundo o jogador, apagou a mensagem e disse que outra pessoa havia utilizado a sua conta no microblog para escrever essa frase. Ainda assim, o árbitro resolveu ingressar judicialmente contra Neymar, pedindo uma indenização de R$ 20.000,00 por ofensas morais.
Em 14 de setembro de 2011, Neymar rebateu em seu site oficial às críticas feitas por Rogério Ceni, goleiro do São Paulo. Em entrevista dada ao programa Bem, Amigos, do canal SporTV, Ceni disse que "50% das faltas sofridas Neymar não existem, são simulação". A resposta veio no site de Neymar escrita pelo redator do mesmo, Alex Bernardo, que, segundo o site Yahoo!, tem o aval do atleta:
"Desde o dia em que sofreu um gol em uma cobrança de pênalti, com “paradinha”, da “jóia”, Rogério (Ceni) vem se mostrando um tanto quanto vingativo sempre que a conversa gira em torno do Neymar. Parece que ainda não assimilou o golpe. Lembro que naquele dia, abordou a “jóia” ainda dentro de campo, como quem quisesse lhe dar uma bronca. Depois saiu falando sandices. Disse que “só no Brasil” era permitida a “paradinha”, que seria covardia contra o goleiro etc. (...) O Rogério Ceni é chato pra car****... !!"
Em 29 de novembro Neymar foi condenado pela justiça a pagar uma indenização de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) ao juiz Sandro Meira Ricci por ofensas publicadas no Twitter.
Em 19 de dezembro o jornal espanhol As publicou uma matéria na qual garante que, após a decisão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2011, Neymar pediu ao técnico do Barcelona, Pep Guardiola, para levá-lo à equipe campeã. "Me leve ao Barcelona", teria dito o jogador ao técnico.
Em 27 de dezembro o jornal esportivo espanhol Sport publicou matéria na qual afirma que Neymar já assinou contrato com o Barcelona, que entra em vigor em 2014 e que receberá um salário de sete milhões de euros anuais mais um bônus de um milhão de euros se ganhar a Bola de Ouro como melhor jogador do mundo.

2012
Em 20 de julho de 2012, na Inglaterra, durante um amistoso preparatório para o Torneio Olímpico de Futebol de 2012 do Brasil contra a Grã-Bretanha, após cair na área, no primeiro tempo da partida, a torcida local passou a vaiar Neymar cada vez que ele pegava na bola por entender que o jogador praticava o antijogo. Após a partida, Neymar disse "Não me importo nem um pouco". Porém, o "cai-cai" de Neymar deixou o capitão da Seleção Olímpica de Futebol do Brasil, Thiago Silva, preocupado:
"Ele não pode ficar marcado pelos árbitros, essa é nossa maior preocupação. Temos que conversar, durante os treinos, para isso não acontecer, porque pode nos prejudicar, principalmente numa falta mais próxima da área".
Em 26 de julho, após a estréia no Brasil no Torneio Olímpico de Futebol de 2012, na qual a equipe brasileira venceu a Seleção Olímpica do Egito por 3 a 2, sendo que um dos gols foi de Neymar, o técnico egípcio, Hany Ramzi, criticou o brasileiro ao dizer que este "joga para se exibir":
"Todo mundo sabe que o Neymar é uma grande estrela. Mas ele também precisa jogar mais para o time, não apenas dar show. Ele joga para se exibir".
Em 28 de julho o técnico da Seleção Olímpica do Brasil, Mano Menezes, disse que Neymar "precisa saber lidar com as críticas".
"As cobranças ao Neymar são proporcionais ao destaque que ele teve nos últimos meses, até anos, e aparecem quando deixa cair o rendimento em relação ao que se cria de expectativa (...) É preciso saber lidar com isso, não perder as referências, fazer pequenas avaliações (...) e os ajustes para que volte a ser o jogador importante que tanto precisamos nessa Olimpíada".
Em 19 de agosto, após uma partida contra o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro de 2012, o técnico corinthiano Tite disse ter visto "mau exemplo" de Neymar durante a partida:
"O Guilherme (Andrade) foi pisado por ele. Quantas partidas jogamos contra eles e que nível de lealdade teve o Corinthians? (...) Falo de forma categórica: teve lance de deslealdade do Corinthians? No jogo aqui, o Emerson foi expulso por um carrinho imprudente. Depois que o árbitro deu o vermelho, o Neymar se levantou e acabou. Perder e ganhar faz parte, mas simular é mau exemplo para garoto, para quem está crescendo..."
O zagueiro corinthiano Paulo André endossou as palavras de Tite:
"Dentro de campo tem direito de fazer de tudo, mas se for simulação tem que ser advertido com cartão. Se forem duas vezes, expulsão. Ele simula bastante durante o jogo. Ponto. Todo mundo tem acesso aos vídeos, é só ver. Esse é o antijogo (...). Na Europa, o público é contra isso. (...) É com a punição que isso pararia de acontecer. Qual juiz tem coragem de expulsar um jogador que simulou duas vezes? Se fizerem isso, em três rodadas acaba isso...é o jogo de malandro, o jeitinho brasileiro de tirar vantagem".
Em 24 de agosto, a revista estadunidense especializada em negócios, Forbes, questionou se Neymar não está indo à falência com gastos milionários. Segundo a revista, a lista de gastos do jogador nos últimos dois anos inclui: um apartamento triplex no valor de 1,5 milhão de reais e uma mansão de 2 milhões de reais; um flat de 300 mil reais; um carro Porsche Panamera Turbo de 300 mil reais; uma cobertura de 2 milhões de reais para a mãe de seu filho, além de uma pensão de 30 mil reais mensais. Também de acordo com a revista, o valor mais alto gasto por Neymar, no entanto, foi na compra de um iate de 15 milhões de reais. Além disso, o gasto anual com o barco, calculam, é de 240 mil reais. A autora do artigo, a jornalista Christina Settimi, chega à conclusão:
"Sem dúvida ele está gastando demais."
Em 7 de setembro, durante um amistoso da Seleção Brasileira em São Paulo contra a África do Sul - vencida pelo Brasil por 1 a 0 - Neymar, com uma fraca atuação, foi vaiado e chamado de "pipoqueiro" pela torcida. Sobre essas atitudes dos torcedores, disse:
"Acho que as vaias aconteceram porque eu joguei na casa do adversário. Eles devem estar chateados comigo porque são são-paulinos, corintianos, palmeirenses." Neymar, sobre a reação da torcida quanto à sua atuação no amistoso da Seleção Brasileira em São Paulo contra a África do Sul.
Em 27 de setembro as exageradas polêmicas atribuídas a Neymar chegaram a gerar uma matéria de capa da Revista Placar com o título "A Crucificação de Neymar". Sobre a matéria, o jornalista Sérgio Filho comentou em entrevista:
"O Neymar foi considerado culpado. Virou responsável pelos principais problemas éticos do futebol brasileiro. Está cheio de gente que prefere ir para o chão em vez de seguir em pé. Realmente, o Neymar fez essa opção durante boa parte da carreira. Mas ele está mudando e eu acho que ninguém percebeu ainda. Ele apanha de verdade. Existe uma demonização do Neymar."