ainulindale
ainulindale
Visitors

Today: 0
Week: 0
Total: 2.243

News

otso nelcainen

ERAS DAS ESTRELAS
Depois de muitas Eras da Escuridão, Varda, a Senhora dos Céus, pegou o orvalho da Árvore de prata dos Valar e, cruzando os céus, reacendeu as desfalecidas estrelas que brilharam na Terra-média, então elas se tornaram brilhantes e deslumbrantes no veludo da noite. As criaturas de Melkor estavam tão desacostumadas com a luz que elas gritaram de dor quando estes feixes de luz perfuraram suas almas escuras. Em terror elas correram e se esconderam.

Além do mais, o Renascimento das Estrelas marcou o Despertar dos Elfos. Pois quando as estrelas brilharam sobre a Terra-média, os Elfos acordaram com o brilho das estrelas em seus olhos, e algo de mágico daquela luz permaneceu para sempre. O local do despertar foi Lago de Cuiviénen nas margens de Helcar, o Mar Interno ao sopé das Orocarni, as Montanhas Vermelhas.As Eras das Estrelas também foi o perí­odo do despertar dos outros dois povos falantes: os Anões, que foram concebidos por Aulë, o Ferreiro, e os Ents, que foram concebidos pela esposa de Aulë, Yavanna a Frutí­fera. Então, em Utumno, Melkor também desenvolveu duas outras raças. Estas raças foram os Orcs e os Trolls: formas de vida destorcidas criadas a partir de Elfos e Trolls torturados que caí­ram em suas mãos.Quando Oromë o Cavaleiro descobriu o despertar dos Elfos, e os Valar souberam da maldade feita então por Melkor, eles formaram um conselho de guerra. Os Valar e Maiar vieram para a Terra-média preparados para travar batalha contra Melkor.Durante esta Guerra da Ira eles destruíram as legiões diabólicas de Melkor, derrubaram o muro das Montanhas de Ferro e destruíram totalmente Utumno. O domí­nio de Melkor sobre a Terra-média terminou. Ele foi acorrentado e tomado como prisioneiro em Valinor por muitas Eras.
Este perí­odo foi conhecido como a Paz de Arda e foi o período da Grande Jornada, quando os Elfos fizeram sua migração em massa em direção ao oeste para Eldamar, na costa das Terras Imortais.

Os Elfos que conseguiram completar a Grande Jornada e fixar-se em Eldamar construíram as maravilhosas cidades de Tirion, Alqualondë e Avallónë. Ainda assim muitos, pelo amor à Terra-média, ficaram para trás. Eles construíram seus reinos nas terras mortais e tiveram vidas gloriosas.

Durante as Eras das Estrelas houve um grande reino dos Elfos em Beleriand a noroeste da Terra-média. Estes eram os Elfos da famí­lia dos Teleri que seguiram o rei Thingol e a rainha Melian a Maia. Eles eram chamados de Elfos Cinzentos ou Sindar e seu reino era a floresta de Doriath. Sua capital era chamada Menegroth das Mil Cavernas e as cavernas e grutas de seu reino eram uma das maravilhas da Terra-média. Menegroth era engenhosamente esculpida para simular uma floresta de faias subterrânea. Árvores, pássaros e animais eram todos esculpidos na pedra, e as grandes salas eram cheias de fontes naturais e iluminadas por lâmpadas de cristais.

Os senhores dos Sindar eram os mestres de Beleriand e os Elfos mais poderosos da Terra-média nas Eras das Estrelas. Seus aliados eram os Elfos do Mar de Falas, os Laiquendi (ou Elfos Verdes) de Ossiriand, e os Anões de Belegost e Nogrod nas Montanhas Azuis.

Estes reinos dos Anões de Nogrod e Belegost prosperaram em seu comércio com os Elfos de Beleriand através das Eras das Estrelas. Mestres em esculpir a pedra, eles escavaram amplas galerias sob as Montanhas Azuis em busca de metais preciosos e foram contratados pelos Elfos para escavarem a maior parte dos grandes halls e salas de Menegroth. Os Anões de Nogrod eram considerados os melhores ferreiros da Terra-média e forjaram espadas e lanças do aço mais nobre, enquanto os Anões de Belegost eram os melhores no feitio de malhas de aço e armaduras à prova de dragões.

Em certo grau, as alianças dos Elfos de Beleriand estenderam-se a leste até a imensa floresta de Eriador. Pois lá, através das Eras das Estrelas, a raça chamada de Ents, os gigantes Guardiões da Árvores, viviam amigavelmente com os Elfos Sindar de Beleriand e os Elfos da Floresta.

Além de Eriador, nas Montanhas Nebulosas, havia Khazad-dûm, o maior de todos os reinos dos Anões. Nas Eras das Estrelas ele também prosperou e estendeu suas moradas sob as montanhas, embora ele tenha desempenhado um papel pequeno nas histórias de Beleriand.

As Eras das Estrelas duraram dez mil anos dos mortais, e foram as eras das descobertas e maravilhas, de glória e magia. Ainda assim, isso tudo acabou quando Melkor foi libertado do cativeiro em Valinor. Após um perí­odo de aparente regeneração ele ergueu-se em ódio e destruiu as Árvores dos Valar. Então ele fugiu para norte da Terra-média onde mais uma vez habitou sua fortaleza de Angband nas Montanhas de Ferro. A Paz de Arda terminou à medida que o conflito se espalhou por Beleriand, e as Eras das Estrelas chegaram a um fim.

| fonte |