ainulindale
ainulindale
Visitors

Today: 0
Week: 0
Total: 2.243

News

atta

Guia de Leitura | J.R.R. Tolkien e a Terra-Média
Uma das perguntas mais frequentes de quem já viu os filmes de “O Senhor dos Anéis” e quer começar os livros é qual a melhor ordem de leitura. Esta é uma pergunta complexa, visto que existe sim uma ordem cronológica, mas talvez o mais recomendado seja seguir a ordem de publicação.
Quando você lê “O Senhor dos Anéis”, você percebe que o mundo que Tolkien criou é muito vasto e ele continuou a escrever histórias sobre isso. Uma dessas obras é O Silmarillion, livro que foi lançado após a morte do autor, graças ao esforço editorial de seu filho, Christopher Tolkien.
Para se ter ideia, sempre que um personagem desaparecia da história, ele queria ter certeza de que saberíamos o que aconteceu com ele. Tolkien acabou escrevendo vários textos que nunca foram usados em “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”, ao mesmo tempo, ele desenvolveu a história e os idiomas da Terra-Média. Como Tolkien escreveu e reescreveu vários desses textos durante sua vida, Christopher Tolkien usou 12 volumes para descrever minuciosamente todo o processo de criação e juntar todos os documentos publicados.
Estes 12 volumes são chamados de “A História da Terra-Média”. Antes da publicação dos 12 livros, Christopher Tolkien ainda publicou “Contos Inacabados”, que inclui histórias variantes ou paralelas de “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”. Em abril de 2007, vimos a publicação de “Os Filhos de Húrin”. Aumentando a família de livros.

Para que fique mais organizado postarei os títulos dos livros em sua ordem cronológica.