about__carey
about__carey
News

@biografia

Mariah Carey (Huntington, 27 de março de 1970), é uma cantora, compositora, atriz e produtora musical americana. Realizou sua primeira gravação em 1990, sob a orientação de Tommy Mottola, executivo da Columbia Records e se tornou a primeira artista a ter cinco singles de estreia entre a cinco primeiras posições na Billboard Hot 100. Após seu casamento com Mottola, em 1993, lança uma série de canções que foram bem recebidas pelo público e críticos de música contemporânea, incluindo "Dreamlover", "Hero", "Without You", "Fantasy", "One Sweet Day", e "Always Be My Baby", a partir de álbuns como Music Box, Daydream, e o single "All I Want for Christmas Is You", de Merry Christmas, álbum natalino mais vendido de todos os tempos, estabeleceram sua posição como a artista da Columbia Records que mais vendeu discos.

Após sua separação de Mottola em 1997, Carey introduziu elementos de hip hop em seus trabalhos, inicialmente com grande êxito, mas quando ela deixou sua gravadora em 2001, sua popularidade entrou em declínio. Assinou um contrato de 100 milhões de dólares com a gravadora musical Virgin Records. Esta mudança radical de eventos foi devido à quebra física e emocional altamente publicitada, bem como a má recepção que foi dada a Glitter, seu filme e trilha sonora do projeto. Em 2002, Carey assinou um contrato de 24 milhões de dólares com a Island Records, e depois de um período relativamente fraco em sua carreira, a artista voltou ao topo com músicas pop em 2005 com seu álbum The Emancipation of Mimi,[6][7] que tornou-se seu álbum mais vendido e popular na década de 2000 e seu single, "We Belong Together", tornou-se o mais bem sucedido de sua carreira musical e também foi a canção mais premiada da década pela Billboard
Em uma carreira de mais de duas décadas, Carey já vendeu mais de 200 milhões de álbuns, compactos e vídeos no mundo, de acordo com a Island Def Jam, o que faz dela uma das artistas mais bem sucedidas de todos os tempos. Foi premiada como a artista que mais vendeu na década pela World Music Awards em 1998, e foi eleita "artista feminina do milênio" pela mesma premiação em 2000. De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), ela é a terceira artista feminina que mais vendeu no Estados Unidos, com cerca de 63 milhões de álbuns certificados, ficando atrás apenas de Madonna e Barbra Streisand. Em 2011, Carey foi listada na segunda colocação na lista das 10 mulheres mais ricas da Forbes, com uma fortuna de US$ 750 milhões. Em abril de 2008, "Touch My Body" tornou-se seu décimo-oitavo single número um na Billboard Hot 100, tornado-se a artista solo com mais singles em primeiro lugar na parada e a recordista entre as mulheres.] A artista foi incluída pela revista Time entre as cem pessoas mais influentes do mundo em 2008. Carey estrelou o filme Precious (2009), que lhe valeu um prêmio Palm Springs International Film Festival e uma indicação ao prêmio NAACP Image Awards.