bigbangofficial
bigbangofficial
News

GDRAGON ( Kwon Ji Yong )

Kwon Ji Yong (Hangul: 권지용, nascido em Seul, em 18 de Agosto de 1988), também conhecido por seu nome artístico G-DRAGON (Hangul: 지드래곤), é um cantor, compositor, produtor e modelo sul coreano.


Passou a ser trainee da YG Enterteinment, e após 6 anos, debutou oficialmente como líder e um dos dois rappers do grupo sul coreano de hip-hop, Big Bang. Desde o debut, G-Dragon está envolvido com a produção de seus álbuns: ele compôs e escreveu várias faixas, incluindo "Lies", "Last Farewell" e "Haru Haru".

Em 2009 G-Dragon lançou seu primeiro álbum solo, Heartbreaker, que produziu o single número um de mesmo nome. O álbum se tornou um dos álbuns mais bem sucedidos do ano, acumulando vendas de mais de 200.000 cópias e ganhou o Mnet Asian Music Awards para Álbum do Ano. Heartbreaker também provocou grandes controvérsias para o artista, incluindo acusações de plágio. Depois de quase um ano de hiato, G-Dragon e seu colega de banda, T.O.P colaboraram para a gravação e lançamento doo álbum GD & TOP em 2010. Do álbum foram lançados três singles: "High High", "Oh Yeah" e "Knock Out", os quais ficaram nas três primeiras posições do gráfico Gaon, com "High High" que se tornou um líder de paradas. Em 2012, G-Dragon lançou seu primeiro EP, "One of a Kind", com singles de sucesso com "One of a Kind", "Crayon", e "That XX". Em 2013, lançou seu segundo álbum de estúdio Coup D'Etat.

Ele é o único homem escolhido como uma das "50 Reasons Why Seoul is the Best City" pela CNN.

Em abril de 2013, G-Dragon lançou uma nova música, '미치 GO', por meio do aplicativo de mensagens LINE. G-Dragon se tornou o segundo membro do Big Bang a fazer uma estréia solo no Japão depois da turnê solo de seu colega Daesung em fevereiro. G-Dragon embarcou em sua primeira turnê mundial como artista solo, que incluiu uma visita de quatro cúpula no Japão.