5sosummer
5sosummer

News

△ biografia #5SOS

O inĂ­cio
Tudo começou em Abril de 2011, quando Luke Hemmings resolveu postar alguns covers na sua conta do YouTube (Hemmo1996). Ele estudava no Norwest Christian College na época, e depois de um tempo, seus colegas de escola Michael Clifford e Calum Hood se juntaram a ele nos vídeos, formando assim a 5 Seconds Of Summer.

Os garotos passaram alguns meses postando covers juntos, atĂ© que um dia foram convidados a se apresentarem naquele que seria o seu primeiro ”trabalho oficial”. Eles ainda nĂŁo tinham um baterista, entĂŁo Michael, que jĂĄ conhecia Ashton Irwin, pediu (atravĂ©s do Facebook), para que ele fosse tocar no evento com a banda.

No dia 3 de Dezembro de 2011, Ashton Irwin entrou oficialmente para a 5 Seconds Of Summer.

O agora quarteto começou a chamar bastante atenção de todos, conseguindo milhares de seguidores em suas redes sociais e em pequenos shows.

2012:
Sem nenhuma divulgação alĂ©m da Internet, o seu primeiro EP “Unplugged” ficou em 3Âș no Itunes AustrĂĄlia e foi TOP 20 na Nova Zelandia e na SuĂ©cia, mostrando para todos a força que a banda recĂ©m-começada teria.

Com todo o sucesso do primeiro EP, eles começaram uma pequena turnĂȘ intitulada como “Twenty Twelve Tour” tocando em vĂĄrias cidades e em lugares como o Uni Bar em Adelaide, o Oxford Art Factory em Sydney, o Old Museum em Brisbane e o Corner Hotel em Melbourne, esgotando todos os shows.

Em outubro de 2012 a banda teve a oportunidade de sair em turnĂȘ com o Hot Chelle Rae e a cantora Cher Lloyd, na AustrĂĄlia.

No dia 3 de Novembro de 2012 eles fizeram seu primeiro show fora da Austrålia, o primeiro show internacional de muitos que viriam, no Zeal Café em Auckland, na Nova Zelandia.

Em dezembro do mesmo ano, eles embarcaram para uma viagem de composição para o seu primeiro CD, com destino a Londres, onde compuseram com vårios e grandes artistas como: Tom Fletcher, Danny Jones, Dougie Poynter, Roy Stride, Nick Hodgson, Jamie Scott, Jake Gosling, Steve Robson e James Bourne.

2013:
Em fevereiro de 2013 foi anunciado que a banda trabalharia como banda de abertura durante a nova turnĂȘ mundial de uma das maiores boybands dos Ășltimos 10 anos, o One Direction.

Antes de começarem a abrir os shows, os garotos começaram a ser vistos com membros do 1D. Eles saíram para jogar futebol com Harry Styles e Louis Tomlinson, e foram até um campo de paintball com Zayn Malik e Louis.

Durante a sequĂȘncia de apresentaçÔes, a popularidade da 5SOS entre os fĂŁs da boyband foi aumentando consideravelmente. Em sua passagem pelos Estados Unidos, a banda promoveu pequenos shows acĂșsticos entre os intervalos dos shows da Take Me Home Tour. Todos os ingressos foram vendidos em questĂŁo de minutos, e os quatro garotos passaram a atender todos os fĂŁs apĂłs as apresentaçÔes, em seçÔes de M&G que reuniam atĂ© 400 pessoas.

Com o aumento do sucesso, veio também o aumento da pressão por um ålbum. Eles terminaram o ano sem lançar o tão aguardado CD de estréia, mas dando pistas de que ele jå estava em processo de finalização.

Entre as viagens com a turnĂȘ, Luke, Calum, Michael e Ashton se dividiam em seçÔes de composição com produtores e compositores de todo o mundo. Na fase britĂąnica da TMH, os garotos trabalhavam em um estĂșdio em Londres, num revezamento de duplas. JĂĄ quando ficaram nos Estados Unidos, passaram por alguns estĂșdios (dentro de casas de Los Angeles, em que viveram por alguns dias), trabalhando com John Feldmann, Alex Gaskarth (All Time Low), irmĂŁos Madden (Good Charlotte), Martin Bennett Johnson (Boys Like Girls), e outros produtores/compositores.

Mesmo sem o tĂŁo sonhado CD, a banda ganhou dois prĂȘmios em 2013:
Artista Australiano do Ano – [V] Channel
Artista Revelação do Ano – MTV Buzzworthy

AlĂ©m dos prĂȘmios, a 5SOS tambĂ©m conquistou um contrato com a gravadora Capitol Records, e seu prĂłprio selo, intitulado “Hi Or Hey Records”, por escolha dos fĂŁs. O nome vem de uma das primeiras entrevistas da banda, veja clicando aqui.

2014:
A 5 Seconds of Summer começou o ano de 2014 liberando parte do material inĂ©dito em que vinha trabalhando desde 2012. Em Março, o primeiro single oficial da banda foi lançado. “She Looks So Perfect” fez parte de um EP com o mesmo nome, e como single, chegou ao topo do iTunes em 46 paĂ­ses. A faixa ganhou ainda um vĂ­deo clipe, que conquistou milhĂ”es de visualizaçÔes no YouTube e na VEVO em poucas semanas.

“SLSP” levou a banda atĂ© as primeiras posiçÔes da Billboard, e atĂ© o 1Âș lugar da UK Charts (Reino Unido), e da Aria Single Charts (AustrĂĄlia).

Depois da estrĂ©ia do single, e do seu sucesso pelas paradas de todo o mundo, a banda começou a ser convidada para participar de programas de TV, dando entrevistas e fazendo performando ao vivo. A primeira apresentação da banda em uma premiação norte-americana foi com “She Looks So Perfect”, ela era o Billboard Music Awards, assistido por milhares de pessoas.

Meses depois, eles lançaram “Don’t Stop”, tambĂ©m conseguindo boas posiçÔes no iTunes, e tambĂ©m trazendo um EP de mesmo nome. O vĂ­deo clipe do single mostra Ashton, Luke, Calum e Michael fantasiados de super-herĂłis. O vĂ­deo rendeu boas criticas a banda, e um grande alvoroço por parte das fĂŁs nas redes sociais.

Logo depois do anĂșncio de “Don’t Stop”, um jogo chamado “Hungry 5SOS” foi lançado online. O site em que o game foi colocado teve tantos acessos, que em poucas horas ficou fora do ar. Os fĂŁs logo descobriram que se tratava de uma espĂ©cie de pac man, e que de acordo com a sua pontuação, eles poderiam conquistar a capa do tĂŁo aguardado ĂĄlbum de estrĂ©ia da banda, intitulado “5 Seconds of Summer”, e as prĂ©vias de algumas mĂșsicas.

O ĂĄlbum de estrĂ©ia da banda conta com versĂ”es standard e deluxe, que trazem mĂșsicas jĂĄ conhecidas pelos fĂŁs (“Heartbreak Girl” e “Beside You”), e algumas inĂ©ditas, como “Amnesia” e “Good Girls”, que se se tornaram singles e ganharam EPs e vĂ­deo clipes. Como single, a faixa “Amnesia” chegou a ser apresentada no VMA 2014 ( assista aqui), no talk show norte-americano Jimmy Kimmel Live ( assista aqui) e no programa Today Show ( assista aqui). “Good Girls” tambĂ©m foi divulgada nos Estados Unidos, tendo sido apresentada no The Ellen Show ( assista aqui), no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon, e na AustrĂĄlia, no The X Factor local ( assista aqui).

AlĂ©m de fazer novos lançamentos, e divulgĂĄ-los, a banda usou o ano de 2014 para viajar em turnĂȘ para alguns paĂ­ses. No inĂ­cio do ano, nos meses de Fevereiro e Março, os garotos fizeram sete pequenos shows numa turnĂȘ pelo Reino Unido.

No final de março e inĂ­cio de abril, eles embarcaram para uma rĂĄpida viagem de divulgação. A turnĂȘ “5 Countries 5 Days” durou literalmente 5 dias, e passou, tambĂ©m literalmente, por 5 paĂ­ses: SuĂ©cia, Alemanha, França, ItĂĄlia e Espanha. Os garotos deram entrevistas e participaram de seçÔes de autĂłgrafo e pequenos acĂșsticos comemorativos em cada um dos paĂ­ses.

Sete dias apĂłs a “5 Countries 5 Days”, a banda voltou aos Estados Unidos para uma sequĂȘncia de 10 apresentaçÔes, que aconteceram entre os dias 11 e 25 de abril. A turnĂȘ ficou conhecida como “Stars, Stripes and Maple Syrup Tour”.

No dia 30 de abril a banda jĂĄ estava de volta ao seu paĂ­s de origem, a AustrĂĄlia, para uma nova turnĂȘ! A “No Place Like Home Tour” foi anunciada com cinco apresentaçÔes, e depois teve mais duas adicionadas a sua agenda (uma em Sydney e outra em Melbourne).

Todas as turnĂȘs (menos a promocional “5 Countries 5 Days”, que nĂŁo contou com venda de ingressos), tiveram todos os seus ingressos esgotados.

A quantidade de pĂșblico nas apresentaçÔes da banda foi crescendo durante o ano, eles se apresentaram para mĂ©dias de 2 e 3 mil fĂŁs durante cada noite das suas turnĂȘs de 2014, e terminaram o ano tocando para 17 mil pessoas em dois shows solo na lendĂĄria arena The Forum (o mesmo local em que ocorreu a cerimĂŽnia do VMA 2014). Os shows fizeram parte do inĂ­cio da turnĂȘ “Rock Out With Your Socks Out Tour”, que apĂłs uma pausa da banda para se apresentar em shows especiais de fim de ano de algumas rĂĄdios, e para passar as datas comemorativas com os familiares, passarĂĄ por arenas nos Estados Unidos e em toda a Europa, em 2015.

2014 foi o ano do primeiro ĂĄlbum da 5SOS, das suas primeiras apresentaçÔes no AMA, ARIA Awards, Billboard Music Awards e VMA, e tambĂ©m do seu primeiro livro e convenção de fĂŁs! “Hey, lets make a band?”, conta a histĂłria da banda, e traz fotos e depoimentos dos prĂłprios garotos.

A “Derp Con”, primeira convenção de fĂŁs da 5 Seconds of Summer, contou coma participação de fĂŁs de todo o mundo. Para chegarem atĂ© a “Derp Rock City” (“cidade” da convenção montada nos estĂșdios da Paramount), os fĂŁs precisaram participar de competiçÔes em seus paĂ­ses, os vencedores puderam levar acompanhantes para participar do evento, e assistirem a primeira apresentação dos garotos no The Forum.

2015:
os meninos passaram alguns dias de janeiro de fĂ©rias, seguindo a pausa por conta dos feriados de fim de ano. Michael aproveitou sua folga para construir uma “man cave” na casa dos seus pais, na AustrĂĄlia, enquanto Calum e Ashton fizeram uma road trip com alguns amigos pelo litoral da sua terra natal. Ainda nesse mesmo mĂȘs, a 5SOS começou a trabalhar no material do seu segundo ĂĄlbum e entrou na lista “30 Under 30” da revista Forbes, na categoria mĂșsica.

JĂĄ em fevereiro, a banda recebeu o prĂȘmio de pior banda do ano no NME Awards, e comemorou a conquista tanto quanto fez com outros trofĂ©us. Ainda no segundo mĂȘs do ano Luke, Calum, Michael e Ashton começaram a trabalhar em composiçÔes com integrantes do Sum 41, All Time Low, Joel e Benji Madden, confirmando estarem em estĂșdio novamente, dessa vez para criar material para o seu segundo ĂĄlbum.

No dia 25 eles fizeram sua estrĂ©ia no JapĂŁo, com um show em TĂłquio (#5SOSPlayTokyo), que contou com mĂșsicas do seu primeiro ĂĄlbum de estĂșdio e algumas versĂ”es. Os garotos tambĂ©m foram anunciados como o ato de abertura para dois shows do One Direction no paĂ­s, subindo ao palco da “On The Road Again Tour” nos dias 27 e 28.

Em março a primeira banda a assinar com a gravadora dos garotos, Hi or Hey Records (selo criado em parceria com a Capitol Records), foi revelada. Formada por Nia Lovelis, Rena Lovelis, Miranda Miller e Casey Moreta, a “Hey Violet” foi tambĂ©m anunciada como ato de abertura da turnĂȘ “Rock Out With Your Socks Out”, da 5SOS.A 5SOSFam foi coroada como “Melhor ExĂ©rcito de FĂŁs” no iHeart Radio Music Awards, a banda fez uma apresentação no Kids Choice Awards e liberou o primeiro vĂ­deo do #5ONTHEWALL, com cenas dos bastidores de um dos seus shows em TĂłquio.

Em abril “Good Girls” (single do álbum “5 Seconds of Summer”), recebeu certificado de ouro nos Estados Unidos, e Michael fez uma nova tatuagem, um símbolo inspirado em um jogo de vídeo game.

Maio foi o mĂȘs de Ă­nicio da turnĂȘ “Rock Out With Your Socks Out”, com o primeiro show ocorrendo na cidade de Lisboa, em Potugal. Foi tambĂ©m o mĂȘs em que o logo da banda teve que ser trocado, jĂĄ que o antigo (dos “palitinhos”, lembra?), pertencia a uma marca de roupas. Com o inicio da turnĂȘ, veio tambĂ©m a primeira apresentação de “Permanent Vacation”, mĂșsica inĂ©dita que entraria meses depois no ĂĄbum “Sounds Good Feels Good”.

Em junho a turnĂȘ continuou, e durante um dos shows na Wembley Arena, em Londres, Michael sofreu um acidente com o efeito pirotĂ©cnico do palco, tendo partes do seu rosto queimadas. Felizmente nĂŁo foi nada grave, e no fim do mĂȘs os garotos desembarcaram na AustrĂĄlia para mais uma sequĂȘncia de apresentaçÔes.

Em uma entrevista para a rĂĄdio Nova 96.9, Ashton contou que o sucessor do ĂĄlbum “5 Seconds of Summer” estava “quase terminado” e que ele havia sido gravado “em mais ou menos trĂȘs meses” em Los Angeles.

A banda tambĂ©m anunciou “She’s Kinda Hot” como o primeiro single do segundo ĂĄlbum, sendo dia 17 de julho a data do seu lançamento. A faixa estreou na #6 posição das paradas do Reino Unido! Esse tambĂ©m foi o mĂȘs de mais #5ONTHEWALL, com a liberação de um site cheio de mensagens escondidas.

Em agosto a turnĂȘ “Rock Out With Your Socks Out” continuou com shows pelos Estados Unidos. Rolou tambĂ©m o lançamento do clipe de “She’s Kinda Hot”, e a apresentação do single no Teen Choice Awards. “Fly Away”, mais uma faixa inĂ©dita da banda foi liberada, e logo depois, o nome, capa e data de lançamento do segundo ĂĄbum de estĂșdio da 5SOS, “Sounds Good Feels Good”, foram anunciados. Ele chegaria Ă s lojas e serviços de streaming no dia 23 de outubro.

A banda ainda venceu a categoria “MĂșsica do VerĂŁo” do VMA 2015 com “She’s Kinda Hot”, lançou um EP com o mesmo nome, que contou com o single e mais trĂȘs faixas (“Broken Pieces”, “Over and Out” e “Lost in Reality”), e outra faixa inĂ©dita que mais tarde seria anunciada como um dos singles de “SGFG”, “Jet Black Heart”.

Setembro trouxe um novo integrante a turnĂȘ de Luke, Calum, Michael e Ashton: RJ, um cachorrinho que fez sucesso por aparecer nas postagens feitas pelos garotos durante sua passagem pela ROWYSO. O nono mĂȘs do ano trouxe tambĂ©m a primeira apresentação de “Jet Black Heart”, e o vĂ­deo atĂ© entĂŁo perdido do segundo round do “5SOS VS FOOD”, gravado em Houston em 2013.

Ainda viajando em turnĂȘ, a 5SOS anunciou uma nova sequĂȘncia de shows para 2016, intitulada “Sounds Live Feels Live”. Nos dias de Halloween a segunda convenção de fĂŁs da banda, dessa vez chamada de “The New Broken Scene”, foi armada em Atlanta. ApĂłs um concurso com perguntas diĂĄrias sobre a histĂłria da banda, Carol foi escolhida como representante do nosso paĂ­s, e pĂŽde levar Ella como acompanhante. As duas tentaram atĂ© ensinar os meninos a sambar!

Em novembro, “How Did We End Up Here?”, um DVD gravado durante um dos shows da “Rock Out With Your Socks Out” foi anunciado, “Sounds Good Feels Good” estreou como nĂșmero #1 no Reino Unido e na Billboard 200, e ainda recebeu 3 de 5 estrelas na review da revista Rolling Stone, e “Jet Black Heart” se tornou o mais recente single do ĂĄlbum.

Dezembro veio com mais apresentaçÔes dos garotos, dessa vez em festivais de fim de ano de algumas rĂĄdios norte-americanas, assim como uma entrevista feita pelos garotos com o elenco de “Star Wars: O Despertar da Força”.

TambĂ©m houve o lançamento do clipe de “Jet Black Heart”.