221b
221b
News

3ª Temporada - The Abominable Bride

Informação geral

Direção: Douglas Mackinnon
Escrito por: Mark Gatiss; Steven Moffat
Produzido por: Sue Vertue
Canção: David Arnold; Michael Price
Direção de fotografia: Suzie Lavelle
Edição: Andrew McClelland
Duração: 89 minutos
Exibição original: 1 de janeiro de 2016

"The Abominable Bride" é um episódio especial lançado entre o final da terceira e início da quarta temporada da série de televisão da BBC: Sherlock.

Filmagens

As filmagens ocorreram em Tyntesfield House, uma propriedade do National Trust em Wraxall, perto de Bristol. Cenas também foram feitas nos porões de Colston Hall e no cemitério Arnos Vale em Bristol, e outros locais em Bath, Somerset. Tyntesfield foi usado principalmente como a casa de Sir Eustace, mas também a casa de Londres dos Watsons. A cena final do episódio coloca diante de um possível conceito de que todas as séries em seu ambiente moderno são realmente fora da Victorian Holmes Mind Palace. Mark Gatiss declarou que:

“"Por ter essa cena à direita no final, onde se volta para Londres vitoriana – Victorian Baker Street – e Sherlock diz explicitamente: "É uma versão imaginada do que eu acho que o futuro poderia ser," temos realmente uma janela ridícula que o toda série de Sherlock podem ser os delírios induzidas pela droga do Sherlock Holmes na era vitoriana. O que significa que pode ser absolutamente nada.” — Mark Gatiss, Sherlock: The Abominable Bride Post-Mortem.

Citação

Moriarty afirmando que "Não há nada de novo sob o sol. Tudo foi feito antes" vem de "A Study in Scarlet", de Arthur Conan Doyle. Também é encontrada na Bíblia em Eclesiastes 1:9.

Recepção

No Reino Unido, "The Abominable Bride" alcançou uma grande audiência durante a noite, marcando mais de 8,4 milhões de espectadores no dia de Ano Novo para BBC One. A classificação consolidada oficial depois de sete dias foi 11.6 milhões telespectadores tornando-se o programa mais visto da semana no Reino Unido. O episódio foi transmitido no horário nobre da BBC One, PBS e OTE Cinema 4 HD e no Reino Unido foi exibido em 100 cinemas em todo o país. Em uma versão especial estendida com vinte minutos de cenas adicionais, incluindo um set de visitas da 221B Baker Street com o produtor executivo Moffat e uma curto making-of com Cumberbatch e Freeman, "The Abominable Bride" foi lançado em um número limitado de cinemas em Hong Kong, Dinamarca e Austrália, em 2 de janeiro de 2016, na Finlândia em 3 de janeiro de 2016, uma versão completa na China em 4 de janeiro e um lançamento limitado em todo o Reino Unido e os Estados Unidos, em 5-6 de janeiro 2016 e na Itália, em 12-13 de janeiro de 2016. foi lançado no Japão em 19 de fevereiro de 2016. Em cinemas, o filme (juntamente com o bônus em curta-metragem) foi um sucesso, particularmente na China e Coreia do Sul trazendo em 5 390 000 de dólares (3.68 milhões de euros) somente no dia da estreia (4 de janeiro) na China, de acordo com o Deadline', como 1,7 milhões de pessoas no país viu o episódio. O filme arrecadou 5 milhões de dólares no último país, a Coreia do Sul. O filme arrecadou um total de CN ¥ 161 315 milhões na China, o território com a maior bilheteria. Sobre estas classificações de sucesso, da BBC Worldwide Sally de St Croix disse: "Na sequência de um forte desempenho na BBC One, o programa tem visto agora um sucesso multimilionário nas bilheterias sul-coreanas e chinesas - uma conquista notável para um programa de TV britânico." O filme arrecadou 578 109 de dólares dos Estados Unidos em sua semana de estreia no Japão. A exibição especial cinema já arrecadou um total de internacional de US$ 38 400 603.