thevampsband
thevampsband
News

   James McVey

McVey nasceu em Chester, Inglaterra em 30 de abril de 1994 e mudou-se aos 6 anos para Bournemouth, onde viveu com seus pais e sua irmã mais nova Sophie até meados de agosto de 2016, quando decidiu se mudar para Londres. Começou a tocar violão por volta dos 12 anos de idade, influenciado pelo seu professor de música e bandas como The Kooks e Good Charlotte.

• Carreira solo
McVey começou a enviar covers para o YouTube aos 14 anos, inicialmente no canal AdorablySmall com sua amiga Beth e logo mais tarde em seu próprio canal. Na época do primeiro canal, McVey era vocalista da banda 5:01 mas não demorou muito a seguir carreira solo. Lançou seu primeiro EP, Who I Am, em 05 de dezembro de 2009 e o segundo, Letters To You, em 12 de janeiro de 2010.

• The Vamps
Quando descoberto por Joe O'Neill e Richard Rashman, da Prestige Managment, em 2011, McVey decidiu que queria formar uma banda e saiu à procura de outros integrantes. Em 26 de outubro de 2011, McVey encontrou Brad Simpson cantando "Lego House" do cantor britânico Ed Sheeran no YouTube e entrou em contato com o mesmo imediatamente através do facebook. Os dois logo começaram a se encontrar para compor na casa de Simpson e decidiram que a banda se chamaria The Vamps depois de analisarem vários nomes para a mesma.

• YouTube
No dia 21 de setembro de 2015, McVey enviou o seu primeiro vídeo para seu novo canal do YouTube, falando algumas curiosidades sobre si mesmo. Logo então, começou a enviar vídeos dando conselhos sobre diversos assuntos, mostrando a rotina da banda e falando sobre causas sociais.

• Escrita
No final de 2015, McVey anunciou que estava escrevendo um livro. Alguns meses depois, em 2016, ele comentou sobre o mesmo, dizendo que "é uma aventura de ficção científica futurística inspirada no livro 1984 de George Orwell". Ele pretende lançá-lo até o final de 2017.

• Filantropia
Em abril de 2015, McVey anunciou que tinha se tornado um dos "embaixadores" da AntiBullying Pro, uma organização contra bullying. Em 21 de outubro do mesmo ano, foi divulgada uma campanha que McVey fez junto ao PETA para incentivar as pessoas a adotarem animais ao invés de comprá-los.

Em agosto de 2016, McVey iniciou uma campanha com a Centrepoint UK a fim de arrecadar dinheiro para jovens sem teto. Foram criados dois modelos de camisetas, uma com uma estampa que dizia "spread love" (espalhe amor) e outra que dizia "love all, love everywhere" (ame tudo, ame em todo lugar), que foram vendidos no site da instituição. A campanha durou algumas semanas e arrecadou mais de 10 mil libras. Em outubro do mesmo ano, foi divulgada outra campanha para o PETA, dessa vez incentivando o vegetarianismo.

— Extended plays (EP) lançados em carreira solo:
◘ Who I Am (2009)
 For Sun and Rain
 Who I Am
 Move My Way
 You
 Brightest of Colours

◘Letters to You (2010)
 All Eyes on You
 Cupid's Bow
 Move My Way
 History