rooneymara

News

Ξ Biografia

Patricia Rooney Mara (Bedford, 17 de abril de 1985) é atriz norte-americana de cinema e televisão indicada duas vezes ao Oscar e Globo de Ouro. Mara fez sua estréia no cinema em 2005 e passou por filmes e séries de TV, incluindo o remake do filme de terror de 1984 "A Nightmare on Elm Street" e o filme The Social Network ambos produzidos em 2010. Mara interpretou Lisbeth Salander, o personagem-título na versão 2011 do filme The Girl with the Dragon Tattoo, o primeiro dos três filmes da Sony Pictures baseado nos livros de Stieg Larsson, Millennium. Ela recebeu a aclamação da crítica e ganhou sua primeira nomeação ao Oscar de Melhor Atriz e um Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme - Drama. Em 2015 venceu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2015 e também foi indicada novamente em 2016, ao Oscar, Globo de Ouro, SAG Awards e Bafta pela sua premiada e aclamada performance em Carol.
Mara nasceu e foi criada em Bedford, Nova York, uma cidade no condado de Westchester, ao norte da cidade de Nova York. Ela é filha de Timothy Christopher Mara, o vice-presidente do New York Giants, e Kathleen McNulty uma corretora de imóveis. A família de sua mãe fundou o Pittsburgh Steelers e a família de seu pai fundou o New York Giants. Ela tem um irmão mais velho, Daniel, uma irmã mais velha, Kate, e um irmão mais novo, Conor. E é de origem e italiana e irlandesa.

Depois de se formar na Fox Lane High School em 2003 ela fez uma viagem de 4 meses no Equador, Bolívia e Peru. Para em seguida ir para Universidade George Washington, onde ficou apenas um ano, pois foi transferida para Universidade de Nova Iorque onde cursou psicologia e relações internacionais e se formou em 2010. Rooney atuou em uma peça da escola e alguns filmes estudantis para a faculdade, mas sua primeira audição foi aos 19 anos.

Mara se mudou para Los Angeles em 2007 onde viveu temporariamente com sua irmã Kate Mara (Que também é atriz), elas ficaram ainda mais próximas e costumavam discutir os roteiro de cinema e TV que recebiam. Ela vive em Los Angeles desde 2012. Gena Rowlands é uma das suas atrizes favoritas e sua atuação em Uma Mulher sob Influência a inspirou para ser atriz. Ronney é vegana.