ricky_martin
ricky_martin
News

➮ Biography.

Enrique Martín Morales, mais conhecido como Ricky Martín, nasceu na véspera de Natal, 24 de dezembro de 1971, em San Juan - Porto Rico. Os pais, Nereida Morales e Enrique Martín Negroni separaram-se quando Ricky tinha dois anos. Os irmãos de Ricky são o Fernando e o Angel (por parte de mãe), e Eric, Vanessa e Daniel (por parte de pai).

Desde de pequeno, KIKI, apelido dado carinhosamente pelo o pai, já era fascinado pelo mundo artístico.

Com alguns meses de vida, Ricky ganhou um concurso de bebê mais bonito. Aos seis anos de idade começou a trabalhar como modelo publicitário, fazendo vários comerciais. Além disso, participava do grupo de teatro e do coral do colégio.

Quando criança Ricky e seus irmãos só queriam saber de rock até o dia em que a mãe dele os levou a um concerto de Célia Cruz e Tito Puente para conhecerem o verdadeiro som latino.

A decisão de se tornar um artista era a oportunidade de visitar vários lugares, conhecer pessoas e trocar idéias com pessoas de culturas diferentes, pois estaria aprendendo muito com tudo isto. Então, ele decidiu entrar para o grupo Menudo e aprender o estilo de vida de um artista. Ele só conseguiu entrar no Menudo quando tinha 12 anos, isto foi em 1984. Para ele era um sonho que estava se tornando realidade, pois já tinha tentado entrar duas vezes antes, mas tinha sido recusado por ser muito pequeno.

O ingresso dele ao Menudo foi muito importante, pois lhe deu muitas experiências e o ensinou a ser disciplinado. Foram cinco anos ininterruptos de trabalho com turnês, gravações e ensaios com o grupo. Com o Menudo, ele participou da novela "Por siempre amigos". Foram seis meses de gravação na Argentina.

Ao deixar o grupo Menudo em 1989 Ricky decidiu que precisava de um tempo para estudar e refletir. Então, ele decidiu ir para Nova York onde pretendia ficar só dez dias, mas terminou ficando por seis meses. Após isso ele seguiu para o México para retornar ao seu trabalho de cantor e ator.

Em 1990, ele atuou na peça teatral "Zapatillas Rojas" e depois em "Mamá ama el Rock". Por sua atuação, Ricky ganhou o prêmio de Melhor Ator pela revista mexicana Eres. Já na televisão participou da novela "Alcanzar una Estrella II", de grande repercussão a ponto de ganhar um "Heraldo", equivalente ao Oscar, pelo seu desempenho. E, também participou da gravação do álbum "Muñecos de Papel", que tem as canções da novela.

E foi no México que Ricky gravou os dois primeiros álbuns solo, "Ricky Martín" e "Me Amarás", lançados em 1992 e 1993, respectivamente. O primeiro álbum alcançou o primeiro lugar em difusão nas rádios com as músicas "Fuego contra fuego" e "El amor de mi vida". Com o lançamento do segundo álbum, escrito e produzido pelo maestro Juan Carlos Calderón, Ricky realiza sua primeira turnê de mais 100 apresentações em 60 cidades de 20 países. Com isso ganhou oito discos de ouro no México, Chile, Argentina, Colômbia, Argentina, Estados Unidos e Porto Rico. Na Venezuela ele ganhou a Orquídea de Prata.

Depois de todo esse sucesso, Ricky se muda para Los Angeles.

Nos EUA, ele atuou na TV no seriado "Getting By" e na novela General Hospital pela rede ABC, no papel de Miguel Morez.

Em Abril de 1995, Ricky interpreta o papel de Jesus Cristo na peça "Jesús, Pasión Y Muerte" no Estadio Hiram Bithorn - em Porto Rico. A devoção religiosa da Semana Santa proporcionou a Ricky a reconciliação com o seu pai - Enrique Martín. E nesse mesmo ano ele atua na produção teatral da Broadway "Les Miserábles" no papel de Marius.

Outubro de 1995 Ricky lança o seu terceiro álbum em espanhol, A Médio Vivir, produzido por Robi Rosa e KC Porter. A música "Maria" abre as portas para o sucesso em vários paises. No Brasil esta música foi tema da novela "Salsa e Merengue" permitindo assim o seu sucesso por aqui. Em seis meses foram vendidos mais de seiscentas mil copias, recebendo este o certificado de ouro da RIAA - em 27 de outubro de 1997. Com este trabalho começa uma turnê de dois anos por mais de 300 cidades em 50 países.

O álbum seguinte, Vuelve, repete o êxito de A Médio Vivir. Inclui a música oficial da Copa da França 98, "La Copa de La Vida", que alcançou o primeiro lugar nas paradas de 25 países. Também rompe recordes como o disco em espanhol mais vendido com mais de seis milhões de cópias mundiais, com isso a RIAA concede outro certificado de ouro - em 7 de julho de 1998. Neste disco há o tema em espanhol do filme Hércules dos estúdios Disney, "No importa la distancia", na qual Ricky interpreta a voz do herói.

No final de 1998 Ricky Martin visita Índia, evento que influi na sua forma de ver a vida e de fortalecer como ser humano.

Na 44ª edição do Grammy Awards, em 1999, Ricky Martin canta a música "La Copa de La Vida" com uma energia que conquistou todo mundo, o reconhecimento do seu trabalho e admiração de grandes artistas como Madonna, Sting e Luciano Pavarotti. Sua apresentação no Grammy marcou um dos momentos mais memoráveis, pois era a primeira vez que uma artista apresentava um número principal interpretando uma canção em espanhol.

O seu primeiro álbum em inglês, Ricky Martin, lançado em Maio de 1999, marca sua consolidação como uma figura indiscutível dentro da música latina. Este disco foi produzido por Emilio Estefan e Desmond Child. Na primeira semana estabelece recordes de venda. Com a música "Livin' la vida loca" consegue ser número um no Billboard por quatro semanas consecutivas. E em agosto de 1999, recebe outro certificado de ouro da RIAA, além de vários prêmios - Grammy, MTV Video Music Awards, Brit Awards, American Music Awards e MTV Asia Awards.

Nos EUA, deu inicio a uma grande excursão onde todos os seus concertos tiveram os seus ingressos vendidos.

O segundo álbum inglês, lançado em outubro 2000, é quase uma continuação do seu último álbum. Sound Loaded é uma mistura de baladas e ritmos. "She bangs" é número um no Japão, Canadá, Itália, Argentina, EUA, Chile, Espanha, Austrália, Suécia, Bélgica, Hong Kong e África do Sul.

Em 2001, Ricky lança dois CDs, La Historia e The Best Of Ricky Martin com a regravação dos seus melhores sucessos em espanhol e inglês. Também é lançado o DVD La historia com vários vídeos clipes do artista.

Depois de dois anos de silêncio musical, Ricky Martin retorna ao mercado discográfico com o álbum em espanhol "Almas del silencio", produção que em poucas semanas do seu lançamento vendeu mais de duas milhões de copias ao redor do mundo. E com o single "Tal vez", permaneceu por mais de 17 semanas no Billboard - Hot Latin Tracks.

"Almas del Silencio" foi lançado no dia 20 de Maio em Porto Rico e marca o retorno de Ricky a música em espanhol depois de cinco anos sem gravar nesse idioma. Esse álbum conta com a produção do porto-riquenho Tommy Torres e reúne canções de famosos compositores e produtores como Alejandro Sanz, Juanes, Ricardo Arjona, Franco de Vita, Estéfano, Juan Zambrano, Emilio Estefan, Luis Fernando Ochoa e George Noriega, entre outros.

Sua turnê de divulgação incluiu visitas ao Porto Rico, México, Brasil, Argentina, Nova York, Alemanha, China, Espanha, Indonésia, Paris, Itália, e entre outros países.

Os prêmios e as apresentações especiais também foram uma parte importante no ano de 2003 na carreira de Ricky Martin. Além disso, ele se manteve ativo como porta-voz da Fundação Saberá, além de "People for the Children", projeto baseado na Fundação Ricky Martin, organização que procurar combater a prostituição infantil mundial.

Muitas são as causas beneficentes que Ricky Martin tem participado: Rainforest Foundation, Carousel of Hope, Associação Americana do Coração. Também tem trabalhado em várias causas para crianças em Porto Rico, chegando a doar mais de um milhão de dólares em instrumentos musicais ao Departamento de Instrução Pública de Porto Rico. E também contribuiu na criação do Centro SER, Centro de Reabilitação para Crianças com Deficiência, em Porto Rico.

O amor também foi uma parte importante da vida dele, que oficializou seu namoro com a mexicana Rebeca de Alba e expressou a decisão de ambos de ter uma família.

Ele também apresentou o seu novo trabalho como compositor. "Química ideal" faz parte do novo álbum da cantora Ednita Nazario, "Por ti".

E ano de 2003 marcou o rompimento empresarial entre Ricky Martin e Angelo Medina depois de 12 anos de trabalho juntos. Nesse mesmo ano ele anuncia Benny Medina como o seu novo empresário, que cuidaria da sua carreira artística. Mas a relação profissional dura só alguns meses, pois em 2004 Ricky também rompe o seu contrato com Benny Medin.

Em abril de 2004, Ricky visita Porto Rico para fazer a gravação dos vídeos da campanha do projeto People For Children e no mês seguinte para lançar a campanha de denúncia de abuso e exploração infantil.

Ricky participa de vários eventos, fóruns e conferências para divulgar o projeto da sua fundação que leva seu nome: Em Porto Rico, se uniu em uma "Oração pela paz" com o mestre Dalai Lama; Em Los Angeles, uma fã paga quarenta e sete mil dólares num leilão beneficente realizado pela casa de Chocolates Godiva para ter a oportunidade de jantar com artista; Em novembro, Ricky participa do fórum organizado pelo Departamento dos Estados Unidos na sede da ONU para falar do bem estar das crianças do mundo e pedir ajuda aos embaixadores contra a exploração e abuso infantil.

Depois de quase nove meses de disputas legais, Ricky Martin se reconcilia com o seu ex-empresário Angelo Medina.

Em novembro, ele assina o contrato de uma campanha de publicidade, de seis meses, com uma rede de lojas no Brasil. Durante o São Paulo Fashion Week, janeiro/2005, Ricky é apresentado como novo garoto propaganda da loja C&A. Com isso, Ricky faz algumas viagens a São Paulo para fazer fotos e filmagens das coleções da loja.

Ricky Martin foi um dos primeiros artistas a viajar aos países que foram arrasados pelo "tsunami" para prestar seu apoio como embaixador da UNICEF, para denunciar o possível tráfico de mais de 300 crianças órfãs na Tailândia e procurar alternativas de prevenção. Desde então tem se dedicado a arrecadar dinheiro para que muitos dos desabrigados voltem a ter seu teto.

Depois de visitar as cidades atingidas pelo fenômeno oceânico, Ricky decidi que a construção de lares era um meio prático para prevenir raptos e prover segurança as crianças. Por isso, a Fundação Ricky Martin fez um convênio com Habitat for Humanity, com o governo tailandês e o jornal porto-riquenho El Nuevo Dia para construção de 224 casas para os desabrigados vítimas do tsunami.

Em comemoração ao 25º aniversário de CNN, Ricky é convidado para participar da conferência Um Chamado à Ação, que faz parte do programa da conferência anual CNN World Report e contou com a participação de mais de 116 jornalistas, artistas, líderes ativistas e chefes de estado.

"LIFE" foi lançado no dia 11 de Outubro e é a primeira produção em inglês desde o CD Sound Loaded (2000). O CD foi gravado ao longo de três anos em Miami, no Cairo e Los Angeles e foi co-produzido por Martin, George Noriega e Danny López, entre outros, e conta com 10 canções em inglês e duas versões em espanhol, das quais o próprio artista co-escreveu a maioria das letras.

Ricky assegura que "Life" é um disco universal que vai do rock aos sons orientais.

Como parte da divulgação do CD Ricky inicia sua turnê mundial, titulada Uma noite com Ricky Martin, no México, continuando pela América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia e Oriente Médio. Parte das rendas das vendas dos ingressos foram doados aos programas de ajuda as vítimas “Katrina” e do “Tsunami.

Segundo o Ricky, "o conceito desta turnê foi retornar ao lugar onde começou e compartilhar com o público, ser acessível, compartilhar as música com seus fãs diretamente”.

Com isso, depois de nove anos de ausência Ricky volta a se apresentar no Brasil. Em São Paulo ele realiza um show intimista para mais de 6.000 fãs que foram ao delírio do inicio ao fim. Foi uma noite "a sós" com Ricky Martin com muita energia, paixão e entrega total.

Em 2006, a Academia Latina de Artes e Ciências da Gravação (LARAS), organizadora dos Grammy Latinos, reconheu Ricky como Personalidade do Ano por suas conquistas profissionais e seu trabalho humanitário.

Ainda em 2006, ele percebe que aquele era o momento ideal para deixar os palcos monumentais e, de um simples palco, gravar seu primeiro concerto acústico para MTV. Assim, nasce "Ricky Martin MTV Unplugged".

No repertório selecionou a base de suas canções favoritas. Todas são canções que por seus arranjos ou letras descrevem momentos muito significativos na vida e na carreira dele, e o momento que ele se encontra. Nessa escolha, produto de "um estudo espiritual", entraram "Maria", "Perdido sin ti", "Volverás", "Gracias por pensa en mi", "La bomba", "Fuego de Noche, Nieve de dia", "Lola, lola", "Asignature Pendiente" e "Vuelve", e inclui três novas canções: "Tu recuerdo", "Pégate" e "Con tu nombre".

"Ricky Martin Unplugged" foi produzido por David Cabrera com os arranjos musicais de Tommy Torres e conta com a participação de La Mari do grupo Chambao.

O CD e DVD "MTV Unplugged" gravado no mês de agosto, em Miami, e lançado no mês de novembro, veio acompanhado de mais uma turnê mundial "Blanco Y Negro/Black and White" que iniciou no mês de fevereiro de 2007 em Porto Rico, continuou pela Republica Dominicana, Costa Rica, Panamá, Venezuela, Chile, Argentina, México, Estados Unidos e Europa, e encerrou em outubro de 2007 apos percorer vários países com a sua turnê.

Em 2008, sua vida pessoal se viu abençoada com a chegada de seus filhos gêmeos, Valetino e Matteo, que foram concebidos pelo método de sub-rogação gestacional. Método que permite a inseminação artificial mediante "uma barriga de aluguel".

E para celebrar seus dezessete anos de carreira é lançado o CD '17' que inclui o mesmo número de canções que recorrem sua historia. Além do disco está disponível uma edição limitada em DVD que inclui dezessete vídeos e dois curta metragem inéditos gravados durante os lançamentos de seus dois últimos discos: 'Almas del Silencio' (2003) e 'Life' (2005), além de fotografias de sua carreira.

Ricky Martin deixa os refletores dos grandes palcos em tempos determinado para dedicar-se à ajuda humanitária através de sua fundação, pois ele decidiu ajudar aos mais desprotegidos como as crianças lutando para que respeitem os direitos humanos fazendo ênfases ao tráfico e exploração de menores.

“Aparte das responsabilidades que todos temos com respeito as nossas sociedades, temos uma responsabilidade de respeitar e defender os princípios humanos de dignidade, igualdade e justiça social, em particular os direitos das crianças a quem o futuro pertence”.

Para 2009 já prepara, em fevereiro, o retorno aos estúdios para gravação da sua próxima produção musical.

A contagem regressiva para Ricky Martin fazer sua estréia como escritor começou. O cantor comentou através do seu Twitter que já começou com o trabalho do manuscrito.

"Trabalhando na edição do manuscrito meu livro. Eu não sabia o quão difícil seria. Consome muito tempo, mas estou feliz", disse ele.

No dia 29 de março de 2010 Ricky Martin assumi sua homossexualidade através de seu site oficial. Um texto publicado, em inglês e espanhol, no site oficial e divulgado através do Twitter, ele disse que se sente orgulhoso em ser gay. "Eu me sinto muito abençoado por ser quem eu sou".

- "Juro a vocês que cada palavra que estão lendo é fruto de amor, purificação, aceitação e desprendimento. Escrever essas linhas significa ter paz interna, parte vital da minha evolução."

Ricky também afirmou que, durante muito tempo, preferiu esconder sua homossexualidade aconselhado pelas pessoas que ama.

Após um longo tempo de espera, finalmente o livro do artista Ricky Martin é lançado, em 02 de novembro de 2010, com o título de "Yo" ("Me" em inglês, “Eu” em português) que sugere sua autobiografia.

“Depois de trabalhar como louco por mais de um ano em meu livro, posso finalmente dizer que JÁ O TERMINEI”, escreveu Ricky em sua página no Twitter.

Enquanto Ricky Martin está imerso no desenvolvimento do que será o seu décimo primeiro álbum de estúdio, cuja publicação está prevista para 2011.

Após o lançamento do livro, a apresentação do álbum, que promete ser bilíngüe e uma turnê de concertos que o levará a percorrer as principais cidades em todo o mundo.

"Um dia longo o de hoje. Acabo de terminar. Estou bem cansado. Muitas boas reuniões. Estou louco para está em turnê.", postou em seu blog na Internet.

O artista, que pela primeira vez sairá de turnê depois do nascimento de seus gêmeos Matteo e Valentino, declarou que está “muito entusiasmado” por apresentar sua nova música ao mundo.

Depois de 6 anos sem gravar um disco de estúdio e colhendo os resultados de seus últimos trabalhos (MTV Unplugged e Ricky Martin Live: Black & White Tour), Ricky Martin lança o álbum Música+Alma+Sexo (MAS). Cantado em inglês e espanhol, o disco conta também com a participação da cantora Claudia Leite na música samba.

O primeiro single, "The Best Thing About Me Is You”, é o dueto com a inglesa Joss Stone. Outro dueto é "Lo Mejor de Mi Vida Eres Tu" com a cantora Natalia Jimenez.

Ricky Martin se adentrará a uma de suas paixões, o teatro, onde fará parte do musical "Evita" que será montado na Broadway em 2012, segundo indicada vários meios de comunicação, embora sua assessoria de imprensa não tenha feito o anúncio oficial.

Ricky Martin continua compartilhando com seus seguidores os detalhes de sua vida e carreira através de sites de redes sociais.