nibyeu
nibyeu
News

Picture the art

A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos.
Mas há 172 anos, 19 de agosto se tornava uma data a ser celebrada: no Dia Mundial da Fotografia, a arte de escrever com luz.Santo Daguerre para uns, maldito francês para outros. Já não importa. O fato é que a invenção do físico Louis Jacques Daguerre invadiu as famílias, as rodas de amigos; enfeitou, a princípio, as mesinhas de centro das casas e, agora, está nos celulares, suspensas nas tramas da internet.Falo da fotografia. No dia 19 de agosto de 1839, a Academia de Ciências e Artes de Paris anunciava à França que a mágica de fazer o mundo fixar-se em uma superfície era agora de domínio público. Logicamente, antes de doar seu invento ao país, patenteou-o nas Ilhas Britânicas e nos Estados Unidos. Desde então, o tal "daguerreótipo", criado, na verdade em 1835, protagonizou algumas senhoras polêmicas, entrando para o hall das muitas confusões que deram corpo ao que chamamos de história mundial.
"É a morte da pintura!", dizia Delaroche. "A fotografia é o refúgio dos pintores frustrados!", conclamava Baudelaire, negando publicamente a fotografia como expressão artística. "O homem não pode fixar a imagem que Deus criou!", pregavam os jornais alemães daquela semana de 39. Mas o daguerreótipo não foi impedido por tais obstáculos. Na década de 1870, finalmente, a geringonça francesa começaria a ganhar traços do que, um século depois, estaria nas gavetas de nossas casas. Em 1877, George Eastman popularizava o bom e velho rolo de filme. O "American Film", como ficou conhecido, permitia 100 fotos por rolo, uma evolução!
E, um século depois, em 1970, quando o mundo já se divertia inclusive com as "Polaroids", desenvolvia-se nos QGs da Guerra Fria um protótipo de câmera digital. A primeira delas, elaborada pela Kodak, pesava quatro quilos e gravava as imagens em uma fita cassete! Hoje, graças à andante tecnologia, cá estão elas, leves e delgadas em nossas mãos. Suas fotos mal enfeitam nossas mesas, muitas apenas em porta retratos digitais; estão mesmo em pen drives, sites de armazenamento e perfis.
Por causa daquele célebre 19 de agosto, a data tornou-se o Dia Mundial da Fotografia.(materia.asp)